A escova do cabelo é um objeto bastante importante na vida de muitas pessoas, especialmente mulheres com cabelos compridos. O uso regular de uma escova de cabelo faz com que ela acumule cabelos, mas também há outros problemas que devem ser considerados.
É muito importante limpar a escova de cabelo, de forma a impedir que a presença de fungos e bactérias ocorra na escova e venha a afetar o couro cabeludo. Se quer limpar devidamente a escova de cabelo, tem de fazer mais do que retirar os cabelos…
É muito importante lavar a escova de cabelo corretamente. A escova deve ser lavada duas vezes por mês. Assim, poderá eliminar os restos de produtos de ficam acumulados nas cerdas, sem que haja prejuízo do seu cabelo. Ao manter a escova higienizada, irá conseguir impedir o aparecimento de bactérias e fungos.
Devemos escolher um método de limpeza consoante a escova de cabelo que se tem à disposição. A limpeza deve ser mais suave nas escovas de cerdas naturais e de madeira do que nas escovas de plástico.
Estas são mais resistentes. Por isso, podem ser limpas com uma maior variedade de métodos e produtos. O tipo de material deve pesar na estratégia escolhida. Por isso, se deseja assegurar grande eficácia, deve ter em conta este detalhe básico, antes de começar a sua limpeza.
5 dicas para limpar escova de cabelo de forma rápida e eficaz
1 – Remoção dos fios de cabelo
Antes de iniciar de lavagem de uma escova, convém primeiro retirar todos os cabelos que se encontram presos nas cerdas. Para esta tarefa, pode usar um pente auxiliar ou as pontas dos dedos.
Se existir uma abundância de cabelo na escova, o procedimento mais eficaz é recorrer ao cabo de um pente fino. Depois, deve puxar os cabelos para cima. Após a escova se apresentar livre de cabelos, pode iniciar o processo de lavagem que achar mais adequado na sua escova.
2 – Utilização de bicarbonato de sódio e champô
Normalmente, as escovas de cabelo de plástico podem ser lavadas com recurso a produtos distintos das misturas que podem ser usadas nas escovas de madeira. Se uma escova for de plástico, pode apresentar diversos resíduos de produtos acumulados como laca e afins. Por isso, para fazer a limpeza deste objeto, deve usar um produto desengordurante.
O melhor método é misturar um pouco de bicarbonato de sódio com um champô neutro. Coloque 1 colher de sopa de champô num recipiente e adicione 1 colher de chá de bicarbonato e 1 chávena de água morna. Posteriormente, misture e, depois, mergulhe a escova na solução.
Em seguida, para ajudar na limpeza, use uma escova de dentes. Faça movimentos circulares para assegurar que todos os resíduos são removidos. Finalmente, enxague bem a escolha e seque-a.
3 – Utilização de vinagre
Para limpar uma escova de cabelo em plástico, pode também usar vinagre como uma solução rápida e eficaz. Neste método, necessitará de um recipiente com fundo (nomeadamente, uma taça ou uma caixa de plástico). Também necessitará de meia chávena de vinagre branco e meia chávena de água morna.
Coloque os ingredientes no interior do recipiente, misture e depois mergulhe a escova de cabelo na solução. Em seguida, deve deixar atuar por cerca de 15 minutos. Posteriormente, com o auxílio de uma escova de dentes ou um pincel, esfregue a escova de cabelo.
Assim, conseguirá remover todos os resíduos acumulados. Finalmente, deve passar a escova por água corrente e assegurar que não acumulou água no seu interior. Em alternativa, use o secador para ajudar no processo de secagem, mas recorra apenas ao ar frio!
Aprenda a limpar:
- Como limpar sapatilhas
- Como limpar a prata
- Limpar a máquina da roupa
4 – Utilização de água morna e vinagre para escovas em madeira
O processo de limpeza de escovas de madeira é especial, porque se trata de um material que facilmente se estraga, quando colocado em contacto com a água. Para realizar uma limpeza eficaz deste tipo de escova, necessitará de: uma chávena de água morna; um recipiente; meia chávena de vinagre.
Primeiro, deve misturar os ingredientes no recipiente. Posteriormente, recorra à ajuda de uma escova de dentes macia e humedecida. Passe-a por toda a escova de cabelo, sem encharcar a escova. Passe cuidadosamente.
Depois, recorra a um pano limpo para secar toda a escova. Para este tipo de material, não é recomendável o recurso a um secador. Também não se deve colocar a escova ao sol, porque pode danificar a estrutura da mesma.
5 – Não mergulhe escovas com almofada
Se tem uma escova de cabelo almofadada, tem de evitar colocá-la de molho na água. A tendência da escova é acumular água no seu interior. Ora, ao longo do tempo, o objeto acabará por formar bolor e mofo.
Desta forma, deve apenas fazer a remoção dos cabelos neste tipo de escovas. Posteriormente, para a lavagem, deve usar um pano levemente humedecido em álcool. Para limpar as escovas com uma base metálica, deve fazer o mesmo procedimento, para não enferrujarem.