Não deixe o cheiro a mofo dominar o seu guarda-roupa. Saiba como o bicarbonato de sódio pode neutralizar odores e manter as suas roupas sempre frescas. Os especialistas nas áreas da limpeza podem ajudar-nos muito no momento de realizar algumas tarefas. As suas sugestões são preciosas, porque ajudam-nos a realizar uma limpeza mais profunda, mais rápida e mais eficaz. Por exemplo, nem todos sabem como eliminar o indesejado cheiro a mofo do guarda-roupa.
No entanto, reunimos um conjunto de dicas que permitem eliminar esse odor com recurso a um produto barato, de fácil acesso, que assegura grande eficácia nas limpezas, o bicarbonato de sódio.
Truques para eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa com bicarbonato de sódio
Infelizmente, o cheiro de mofo é um problema comum em muitas casas portuguesas. Não se trata de um problema de falta de higiene. Esta realidade desagradável acaba por acontecer naturalmente com o passar do tempo.
No entanto, não se trata apenas de um cheiro incómodo. O mofo pode também desencadear outros problemas, nomeadamente originar reações alérgicas ou agravar o quadro de pessoas que sofram de problemas respiratórios, tais como rinites, asma e sinusites.
O guarda-roupa é um local que tende a apresentar mofo com o tempo, se não existirem determinados cuidados. O mofo aparece nesse móvel, porque se trata de um espaço que fica sempre fechado. Não há ventilação, nem luminosidade, proporcionando as condições ideais para o desenvolvimento deste fungo.
Ora, este problema, além de gerar consequências na saúde dos habitantes da casa, também pode implicar um investimento indesejado, porque estraga a roupa devido ao intenso cheiro a mofo.
As roupas ficam manchadas e/ou “absorvem” o cheiro a mofo, porque este fungo consegue penetrar nas fibras dos tecidos. As peças de inverno servem de exemplo de um tipo de vestuário que fica guardado por muito tempo. Esta roupa de época fica particularmente suscetível ao mofo, porque apenas é retirada do armário com o aproximar da respetiva estação.
Estratégias para prevenir o mofo do guarda-roupas
- Deve afastar os armários, pelo menos 5 m das paredes, para evitar que o móvel absorva a humidade que possa surgir na parede.
- Diariamente, deve manter as portas do armário abertas por 20 minutos, pelo menos, para que a roupa não fique muito “abafada”.
- Faça por deixar o ambiente da divisão bem ventilado e iluminado.
- Faça por usar desumidificadores, pois pode ajudar a diminuir a humidade do ar. Também pode usar o aparelho de ar condicionado.
- Nunca guarde roupa usada no guarda-roupa. As peças que se tiram do corpo apresentam suor, mesmo que em pequenas quantidades. Trata-se de algo que pode propiciar o surgimento de mofo. Se quer guardar essas roupas, primeiro devem arejar.
- Nunca deve armazenar roupas, sapatos e acessórios em sacos plásticos, porque o plástico não é um material “respirável”.
- Ocasionalmente, deve retirar a roupa do interior do armário e colocar ao sol.
Dicas para eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa
Há alguns cuidados a ter ao longo do ano para prevenir o mofo ou remover o cheiro que o fungo deixa no guarda-roupa. Pode usar produtos específicos ou recorrer a produtos que tenha por casa, como o bicarbonato de sódio.
Este é um produto acessível, que se compra com facilidade e que contém propriedades que o tornam muito eficaz na eliminação do cheiro a mofo. Para fazer a limpeza de superfícies internas e externas do guarda-roupas que apresentem com marcas de mofo, deve proceder da seguinte forma:
- Primeiro, encontre um recipiente fundo, porque a mistura produzirá muita espuma.
- Depois, junte 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com 240 ml de vinagre branco.
- Em seguida, misture tudo.
- Após a espuma baixar, deve colocar a solução caseira num borrifador.
- Posteriormente, antes de começar a aplicação, deve colocar luvas e máscaras, para ter segurança e evitar reações.
- Em seguida, deve usar um borrifador para aplicar a mistura no armário.
- Faça a aplicação da solução quer por fora, quer por dentro (sempre vazio, por isso, faça-o, após tirar todas as peças de vestuário do seu interior).
- Então, deve deixar a mistura atuar ao longo de 10 minutos.
- Posteriormente, passe um pano seco e limpo por todo o guarda-roupa.
- Nesta etapa, deixe as portas do armário abertas até secar totalmente.
- Em seguida, após o cheiro a mofo ter desaparecido, coloque a roupa novamente no interior do guarda-roupa.
Dicas para fazer um anti-mofo caseiro com bicarbonato de sódio
No nosso quotidiano, podemos preparar uma espécie de “anti-mofo caseiro” feito com bicarbonato. Esta solução permite impedir que o mofo surja ou para remover o cheiro a mofo do guarda-roupa.
O procedimento é simples: só tem de colocar um pouco de bicarbonato de sódio num pote. Depois, deve colocar este objeto no interior do guarda-roupa. Posteriormente, deve trocar o bicarbonato a cada 6 meses.
Outra solução consiste em fazer pequenos saquinhos de bicarbonato de sódio. Trata-se de uma opção com um tecido leve e “respirável”. Portanto, revela-se bastante eficaz.
Aprenda a eliminar os maus odores de sua casa:
- 6 métodos eficazes para eliminar maus odores nos sapatos
- Aprenda a eliminar o mau cheiro do caixote do lixo
- Aprenda a livrar-se do mau cheiro na banca da cozinha
Dicas para remover o cheiro a mofo da roupa
Após remover o cheiro a mofo com bicarbonato de sódio, convém analisar o estado das roupas. Se elas se encontram limpas, pode guardar novamente. No entanto, algumas podem evidenciar algumas manchas de mofo, outras podem apresentar cheiro a mofo.
Por isso, há que limpar corretamente estas peças. Desta forma, é necessário realizar uma limpeza rigorosa nas peças.
- O procedimento para as roupas coloridas consiste em mergulhar cada peça de roupa num recipiente com leite a ferver. Aguarde até a mancha desaparecer.
- O procedimento de limpeza das roupas brancas consiste em colocar as peças de molho numa solução de água quente com sal.
- O bicarbonato também pode ser usado para retirar o mofo das roupas. Coloque uma colher de chá de bicarbonato de sódio e um litro de água num tacho ou panela e misture.
Depois, coloque a roupa no interior da solução. Em seguida, leve o recipiente ao “lume” até ferver. Desta forma, irá eliminar a mancha sem danificar a peça de vestuário.
Em todos os procedimentos aqui apresentados, deve lavar normalmente a roupa e, posteriormente, deve deixar secar ao ar livre (preferencialmente) e num espaço com sol.