Descubra monumentos incríveis que, talvez, nunca tenha visitado. Deixe-se encantar com as nossas sugestões de castelos e palácios portugueses para visitar!
Os castelos e palácios serviram de cenário a muitos acontecimentos importantes da história e, por isso, nada melhor do que visitá-los para ficar a saber um pouco mais sobre nós e o nosso país.
Em 900 anos de história, foram muitas as construções majestosas erguidas, as quais testemunham o poder e a riqueza do país, nas suas várias fases. Se, certamente, já visitou alguns destes castelos e palácios, outros nunca teve a honra de conhecer e, por isso, aqui fica o convite.
7 castelos e palácios portugueses para visitar ainda este ano
Castelo de Óbidos
Óbidos tem um castelo em bom estado de preservação que ainda completa maravilhosamente o cenário envolvente. Ali perto é costume ocorrer o Mercado Medieval, o Festival Internacional de Chocolate e o Óbidos Vila Natal.
Parte do castelo foi transformado em pousada, o que significa que, se desejar, até pode ficar por lá alojado. Quanto às áreas de acesso livre, contam-se a Cerca, o Jardim e o Terraço/ Miradouro.
Palácio Nacional da Pena
Um palácio icónico, situado na belíssima vila de Sintra, este é, sem dúvida, um dos mais populares monumentos portugueses. Ele marca o período romântica e exibe em si várias épocas e diferentes gostos.
Ele foi uma iniciativa de D. Fernando II que, não por acaso, era conhecido como o rei-artista. O seu espaço interior é labiríntico, multifacetado e enigmático, apresentando marcas dos estilos gótico, rocaille, exótico. Escusado é dizer que a Serra de Sintra é o complemento perfeito para esta construção.
Castelo dos Mouros
Ainda em Sintra, pode e deve visitar o Castelo dos Mouros, outro local cheio de mistério e misticismo. O cenário é incrível, repleto de penedos e penhascos que se prolongam rumo ao mar.
O edifício em si data do século X, do período pós-conquista muçulmana da Península. Além das visitas guiadas, nomeadamente à serra e à vila, pode fazer passeios de pónei ou a pé e escalada.
Castelo de Almourol
Numa ilha rochosa, ergue-se o Castelo de Almourol, qual cenário cinematográfico. Junto ao cais de Tancos, em pleno rio Tejo, encontra-se este fantástico edifício que nos faz viajar no tempo.
Sendo inicialmente pertença da Ordem dos Templários, este castelo esteve abandonado durante muito tempo, tendo sido recuperado na época do Estado Novo. Atualmente, pode fazer passeios a partir das embarcações que se encontram no cais e que param na ilha.
Castelo de Marvão
No Alentejo, encontra este castelo a mais de 800 metros de altitude e com uma paisagem absolutamente fantástica A sua vila de fica dentro das muralhas medievais e as vistas alcançam a zona da fronteira. O seu estado de preservação é digno de nota, assim como o seu aspeto elegante e curioso.
Ali perto fica outra atração com interesse, o Parque Natural da Serra de São Mamede. Para lá chegar, só tem de percorrer as ruas estreitas da vila.
Castelo de Arraiolos
Siga pela Ermida de São Pedro da Ribeira e chegará às muralhas. Lá dentro fica o Castelo de Arraiolos, construído em 1305 e dono de uma surpreendente arquitetura circular.
No seu interior, há a Igreja do Salvador, entre outras construções. As muralhas elipsoidais e o seu amplo relvado também são merecedores de uma visita. Como se ergue no cimo do Monte de São Pedro, alcança uma vista incrível sobre a deslumbrante planície alentejana.
Palácio do Buçaco
Localizado na Mealhada, este é outro monumento incrível. Ele foi construído na Mata do Buçaco e, no interior, está ornamentado com uma série de obras de arte e azulejos de grande beleza. Funciona há muitos anos como hotel, sendo mesmo considerado um dos mais belos e românticos de todo o mundo.
NCultura
Se leu “7 castelos e palácios portugueses para visitar ainda este ano” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre turismo e viagens no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo do turismo, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…