São os antigos lares de famosos que deixaram legado e obras notáveis. Descubra as casas onde viveram portugueses famosos em Lisboa.
Os famosos que criaram uma obra importante tornam-se figuras de relevo na cidade onde vivem ou onde viveram. Aliás, as próprias casas onde estas pessoas viveram tornam-se em espaços de referência que tendem a atrair os habitantes dessa cidade.
Reunimos um conjunto de algumas casas que são muito especiais, tendo acolhido figuras que são muito estimadas pelo povo nacional.
Visitar casas de famosos
Os famosos que deixam um legado, uma obra notável, como Fernando Pessoa ou Amália Rodrigues, tornam-se naturalmente uma referência para os portugueses. Ora, as suas casas acabam por se tornar espaços particularmente interessantes de visitar.
Lisboa é uma cidade privilegiada, pois muitas dessas casas de famosos encontram-se na capital, tornando esses espaços em locais que chamam a atenção. Nessas casas, podemos ficar a conhecer melhor os famosos, perceber mais um pouco sobre quem foram e o que fizeram.
Conheça algumas casas de famosos que se tornaram emblemáticas na cidade…
Casas onde viveram portugueses famosos em Lisboa
- Casa de Luís de Camões
- Casa de Cesário Verde
- Casa de António de Oliveira Salazar
- Casa de Luís António Alves dos Santos
- Casa de Fernando Pessoa
- Casa de Amália Rodrigues
- Casa de Maria Severa Onofriana
1 – Casa de Luís de Camões
O Poeta conhecido por ser o autor da épica obra “Os Lusíadas” desempenhou um papel importante, pois foi o renovador da língua portuguesa. Camões é reconhecido como um dos maiores nomes da literatura portuguesa, sendo uma das maiores referências da comunidade lusófona. Pelo seu legado inigualável, tornou-se com todo o mérito um dos maiores símbolos nacionais.
Ora, apesar da população em geral ter como crença que o poeta terá vivido perto da Igreja de Santa Ana, existem algumas dúvidas sobre o local onde Camões terá vivido de facto em 1580. Independentemente disso, o Largo de Camões tornou-se uma referência para os lisboetas, sendo um dos maiores pontos de encontro da capital.
Localização da casa:
Calçada de Santana 139 (Martin Moniz)
2 – Casa de Cesário Verde
Cesário Verde viveu nesta casa que não foi estimada como deveria ter sido. A última morada de Cesário Verde serve como um exemplo do que não deve ser feito. Este espaço que poderia ser uma referência para os lisboetas, foi deixado ao abandono, sofrendo uma degradação inqualificável.
Contudo, apesar disso, por via da fachada e da história, merece uma visita. Vale sempre a pena visitar este espaço, pois até pode ser que perceba que o mesmo poderia ser valorizado de outra forma.
Localização da casa:
Casa no Largo de São Sebastião, n.º 12 a 14
3 – Casa de António de Oliveira Salazar
Este homem terá sentido uma influência da religião católica, tendo sido também inspirado pelo fascismo. O político instaurou no país uma política nacionalista que durou vários anos.
Foi uma personagem bastante controversa. Seguramente que não terá sido pelas melhores razões que se tornou uma das figuras mais marcantes na história do nosso país. Embora ainda hoje tenha fervorosos defensores. As suas decisões foram muito controversas, levando a que fossem vividos tempos muito conturbados no nosso país. A sua casa encontra-se atualmente ao abandono.
Localização da casa:
Rua Bernardo Lima 64 (Marquês de Pombal)
4 – Casa de Luís António Alves dos Santos
Luís dos Santos ficou conhecido como “O Negro”, uma alcunha que lhe foi colocada por via da sua profissão. Este homem terá mesmo sido o último carrasco da história de Portugal.
De acordo com a lenda, este homem, que vivia algures no Pátio do Carrasco, ainda se encontra “presente” no local, pois o espaço hoje é tido como assombrado, por causa dos gritos das vítimas de Luís “O Negro”, que continuam a ser ouvidos. Não quer fazer uma visita para testar se é mesmo verdade que está assombrado?
Localização da casa:
Pátio do Carrasco (Alfama)
5 – Casa de Fernando Pessoa
Horário de visita: de 2ª feira a sábado, das 10h às 18h.
O poeta português que tem uma das obras mais emblemáticas em Portugal será Fernando Pessoa. Ele será mesmo o poeta mais popular de todos. O poeta que tem uma vasta obra, distribuída pelos diversos heterónimos que criou e continua a encantar leitores de diversas gerações.
Nesta casa, Fernando Pessoa viveu ao longo de 15 anos, os últimos da sua vida. Localizada em Campo de Ourique, nesta casa podemos encontrar a Casa Museu Fernando Pessoa. Assim, podemos encontrar um espaço encantador, aberto ao público. Nesta casa, pode ver o quarto onde Fernando Pessoa dormia, estando neles presentes alguns dos objetos pessoais do poeta. Esta casa conta com um programa cultural diverso, exibindo regularmente exposições de grande relevância.
Localização da casa:
Rua Coelho da Rocha 16 (Campo de Ourique)
6 – Casa de Amália Rodrigues
Amália Rodrigues viveu na Casa Amarela ao longo de meio século. Foram 50 anos de vida passados neste espaço. A casa apresenta-se como a grande referência do Fado a deixou. A casa da fadista permanece “intocada” para a podermos ver como a fadista a deixou, tendo assim sido mantida até hoje.
A Casa Amarela foi transformada na Fundação Amália Rodrigues. Atualmente, recebe visitas guiadas diariamente. No belo jardim da casa, podem ser dados concertos de fado intimistas e ainda podem ser saboreados petiscos deliciosos…
Localização da casa:
Rua de São Bento 193 (São Bento)
7 – Casa de Maria Severa Onofriana
Esta mulher de origem cigana é por muitos considerada a fundadora de algo que está ligado à alma portuguesa, o fado. O seu fado, tipicamente lisboeta, tornou-se uma referência. Esta mulher, que apresentava uma beleza invulgar, exótica, ficou célebre por cantar os seus fados à janela, para contentamento de quem passava na rua.
A Casa da Severa encontra-se localizada no Largo da Severa. O “Largo da Severa” pode ser encontrado na Mouraria, onde podemos contemplar a casa onde esta mulher vivia. A casa encontra-se devidamente assinalada, surgindo uma indicação na calçada portuguesa, onde aparece desenhada uma bonita guitarra.
Localização da casa:
Rua do Capelão 35A (Mouraria)
Muitas outras casas de famosos poderiam ser aqui mencionadas. Há até muitas habitações que se encontram abandonadas, em avançado estado de degradação. Ao serem mal preservadas, há uma perda, pois há uma história que não é valorizada. Se estas casas são perdidas, perde-se um importante património.