Costuma carregar o telemóvel à noite? Certamente já ouviu dizer que este costume pode danificar a bateria, mas será verdadeira esta afirmação? Vamos esclarecer todas as dúvidas!
Quando é que carrega o seu telemóvel? Existem estratégias distintas. Há pessoas que deixam o telemóvel a carregar durante a noite, outras que temem fazê-lo pelos perigos que pode representar.
Embora haja quem defenda que esse procedimento pode colocar em perigo a casa, os especialistas têm outra visão sobre esse método.
Carregar o telemóvel à noite é perigoso e danifica a bateria?
O hábito
Muitas pessoas optam por evitar fazer um carregamento noturno temendo que seja perigoso fazê-lo por acharem que ter o carregador permanentemente ligado danifica a bateria, limitando-lhe a vida útil.
No entanto, se tem esse hábito, nada tema. Os especialistas defendem que há muitas vantagens em fazer o carregamento do telemóvel durante a noite. Embora o carregador possa ficar mais quente, não é perigoso.
O inquérito
Segundo um inquérito realizado pela empresa de telemóveis OnePlus em 2022, 69% dos 1.000 utilizadores de telemóvel que foram inquiridos defenderam que carregam o telemóvel diariamente, pelo menos duas vezes. Essa empresa, que é a 10ª no mercado mundial de telemóveis, revelou no seu estudo outros pormenores interessantes sobre como os americanos carregam os seus telemóveis.
Conforme se pode encontrar no estudo realizado, mais de um terço dos inquiridos confirmou a preocupação com o facto de os carregamentos poderem danificar a bateria do seu smartphone, seja pela frequência, seja por ser feito durante a noite. No estudo realizado, 64% das pessoas inquiridas confirmaram que carregam o telemóvel enquanto dormem, ou seja, fica ligado durante toda a noite.
Os especialistas
Os fabricantes têm a algo a dizer sobre carregar o seu telemóvel durante a noite. Segundo o Bankmycell, o número atual de utilizadores de smartphones no planeta é de 6,92 mil milhões (estudo realizado em 2023). Ora, isto revela que 85,8% da população tem um smartphone.
O número atual de utilizadores de telemóveis aumenta para 7,33 mil milhões E se os telemóveis básicos forem incluídos, então 90,90% da população mundial tem um telemóvel.
As marcas
Embora haja marcas que desaconselhem o carregamento durante a noite, há outras que defendem que carregar o telemóvel dessa forma é seguro. Reunimos um conjunto de observações sobre as principais marcas do mercado.
Xiaomi
Esta empresa foi fundada em 2010. No entanto, rapidamente ascendeu no mercado dos telemóveis. Atualmente, a empresa tecnológica chinesa é reconhecida como uma das principais empresas de eletrónica de consumo do mundo.
Esta empresa chinesa destaca-se pelos seus modelos poderem ser carregados quase na totalidade em menos de 1 hora. Ora, tendo em conta essa caraterística, não é aconselhável carregar estes telemóveis durante a noite.
Os carregadores ultra-rápidos da Xiaomi carregam rapidamente. No entanto, os telemóveis não costumam carregar até 100%. Basta ter mais de 90% de carga, para o telemóvel da marca chinesa entrar no modo de controlo de carga inteligente.
Ora, havendo esse sistema, evita o surgimento de danos no telemóvel e na bateria gerados por sobrecarga. Quando o telemóvel se apresenta totalmente carregado, ele simplesmente para de carregar e começa a fazer consumo de energia.
Samsung
Esta marca tem cerca de 1,033 mil milhões de utilizadores. O gigante coreano tem uma quota de 24,2% no mercado mundial. Apesar de ter lidado com problemas associados às baterias de iões de lítio que demonstraram ser “explosivas”, a marca asiática conseguiu recuperar.
A Samsung conseguiu conquistar terreno, tendo tornado o manuseamento do dispositivo mais seguro durante o período de carregamento. É improvável que uma bateria Samsung fique sobrecarregada, se deixar o telemóvel ligado à corrente durante a noite, afirma a empresa, porque assim que atinge a carga total, o processo de carregamento para e só é reativado periodicamente para manter a bateria com a capacidade total.
Estes carregamentos ocasionais são simplesmente “cargas de manutenção” que garantem que a bateria está totalmente carregada quando desliga o telemóvel da tomada. Embora o impacto positivo desta ação seja mínimo, a Samsung recomenda que desligue o telemóvel quando a bateria se encontra totalmente carregada, para prolongar a vida útil.
Se o dispositivo desta marca for deixado com o carregador ligado, após ficar totalmente carregado, não sofrerá danos. No entanto, devido ao risco de sobreaquecimento, a Samsung recomenda que se deixe o dispositivo a carregar numa almofada, cobertor, sofá, entre outros espaços do género.
Durante o carregamento do dispositivo, a marca coreana desaconselha a utilização do dispositivo. O telemóvel pode sobreaquecer, especialmente com jogos ou aplicações exigentes.
Apple
Esta é a empresa com a maior quota global do mercado dos telemóveis. A Apple nos últimos 12 meses apresentou uma quota de 29,6%. A popular marca conta com mais de 1,5 mil milhões de utilizadores.
Em agosto passado, a marca americana publicou um anúncio de serviço que desaconselha o carregamento durante a noite. A Apple avisou que dormir em cima de um dispositivo de carregamento pode originar diversos problemas, nomeadamente:
- incêndios
- choques elétricos
- ferimentos
- danos no telemóvel
- danos em bens
- outros.
Segundo os inquéritos realizados, cerca de mil milhões de pessoas arriscam ao carregar o seu telemóvel durante a noite. Embora o risco de provocar um incêndio seja estatisticamente pequeno, a Apple defende que, durante o carregamento, o telemóvel e os adaptadores de corrente USB podem aquecer.
Por isso, esse contexto pode gerar incómodos que podem causar ferimentos ou danos. A marca defendeu o seguinte:
“Use o bom senso para evitar situações em que a sua pele entre em contacto com o telemóvel, o seu adaptador CA ou um carregador sem fios quando este estiver a ser utilizado ou ligado a uma fonte de alimentação durante longos períodos de tempo.”
Desta forma, a marca indicou as seguintes sugestões:
- não durma sobre o dispositivo, nem sobre o adaptador de corrente, nem do carregador sem fios;
- quando esses elementos estiverem ligados a uma fonte de alimentação, não os coloque debaixo de um cobertor, de uma almofada ou do corpo;
- quando estiver a ser usado ou a carregar, faça por manter o iPhone, o adaptador CA e qualquer carregador sem fios num espaço adequado, numa área bem ventilada.
Aprenda mais truques para o seu telemóvel:
- Aprenda a limpar a capa do telemóvel corretamente
- Evite colocar o telemóvel no bolso das calças
- Sabe o que acontece se for apanhado a conduzir ao telemóvel?
Conselhos para carregar o seu telemóvel
Ora, como se teve a oportunidade de confirmar pelos especialistas, os riscos relacionados com o carregamento de telemóveis são reduzidos. Com algumas precauções simples, até se pode evitar o maior risco, o sobreaquecimento.
Embora seja preferível fazer o carregamento ao longo do dia, durante curtos períodos, várias marcas defendem que não há riscos em recarregar o telemóvel à noite, enquanto dorme.
Dicas para prolongar a vida útil da bateria do telemóvel
- Faça por manter o seu telemóvel atualizado, apresentando o software mais recente.
- Recorra somente a carregadores originais.
- Em alternativa, use carregadores certificados pelo fabricante.
- Não deixe o seu telemóvel exposto a temperaturas extremas.
- Idealmente, os telemóveis funcionam melhor quando se encontram a uma temperatura ambiente situada entre os 0°C e os 35°C.
- Quando o telemóvel se encontre a carregar, deixe-o a carregar sobre uma superfície rígida, preferencialmente ventilada.
- Deve evitar deixar o telemóvel a carregar sobre locais que possam fomentar o (sobre-)aquecimento, nomeadamente uma almofada, um cobertor, um colchão ou o seu corpo.
- Tenha em conta que os smartphones de nova geração carregam no espaço de 30m a 2h.
- Para otimizar a vida útil da bateria, deve limitar a carga a 80% da capacidade total e evitar que desça abaixo dos 20%.
- Se puder, evite deixar o telemóvel a carregar durante a noite.