A relação vivida entre a Princesa Diana e o Príncipe Carlos não foi perfeita, houve traições. Carlos ou Princesa Diana, quem traiu primeiro?
A Família Real Britânica viveu um ano muito especial. Celebrou o Jubileu de Platina, um acontecimento extremamente importante para o Reino Unido, e chorou o falecimento da Rainha, uma mulher de 95 anos extraordinária, que conseguiu ficar 7 décadas inteiras sentada no trono do Reino Unido.
É neste contexto que o NCultura dedica uma série de artigos que visam a revelação de algumas curiosidades sobre esta popular família Real.
Alguns artigos servirão como a recordação de alguns factos que suscitaram grande interesse mediático. As curiosidades centram-se em alguns dos elementos mais emblemáticos da Família Real. No presente artigo iremos centrar a nossa atenção no Príncipe Carlos e na sua relação com a Princesa do Povo. Quer saber qual é a curiosidade?
Carlos ou Princesa Diana, quem traiu primeiro?
Príncipe Carlos e Princesa Diana
A relação entre o Príncipe Carlos e a Princesa Diana poderia ter ficado para a história como um dos casamentos mais encantadores da Família Real. Diana foi uma mulher bastante acarinhada pelo povo, pela sua elegância e generosidade, envolvendo-se em causas humanitárias. Foi uma mulher extraordinária que conquistou a população do Reino Unido, por isso, foi chamada de Princesa do Povo. Contudo, a relação não decorreu da forma que se desejava.
O casamento deu frutos, pois o casal teve os filhos William e Harry, mas não acabou da melhor forma. O divórcio surgiu, confirmou-se a existência de traições de parte a parte. Diana, que era amada pelo povo e perseguida pelos media, acabou por falecer vítima de um acidente de viação na sequência de uma perseguição impiedosa de Paparazzis.
A série The Crown
A série The Crown da netflix tem sido um sucesso, contando com várias temporadas e inúmeros seguidores. Uma pessoa que acompanhe a série ou goste de saber mais sobre a realeza através dos jornais ou das notícias da internet, acaba por ficar com a ideia que o culpado pelo fim do casamento entre Carlos e Diana seja só um, o herdeiro do trono. Mas será mesmo assim?
Quem traiu primeiro, foi Carlos ou Diana?
De acordo com um ex-assessor, a relação estabelecida entre Carlos e Diana não era muito boa. Por isso, segundo este assessor, a princesa Diana terá sido a primeira pessoa do casal a envolver-se numa relação extraconjugal enquanto ainda se encontrava casada. Allan Peters é um ex-oficial Real, que fez revelações pertinentes que ajudam a constatar que a história pode ter sido um pouco diferente do que as pessoas julgam…
As revelações de um ex-oficial Real
Allan Peters revelou uma nova versão dos acontecimentos. Allan Peters afirmou que foi Diana a primeira pessoa do casal a envolver-se numa relação extraconjugal. A impressionante nova versão dos acontecimentos foi apresentada por Allan Peters que defendeu que o Príncipe Carlos não voltou a ver Camilla romanticamente até ao momento em que soube que Diana estava a ter um caso Barry Mannakee, que era seu segurança.
Documentário
Allan Peters esteve ao serviço da princesa, tendo trabalhado para ela por quase uma década. Allan Peters disse num novo documentário da CNN que “a percepção popular é que o Príncipe de Gales estava a perder-se durante todo o casamento – e isso definitivamente, inequivocamente, não foi o caso. A primeira pessoa que se desviou foi a Princesa. Ele [Carlos] voltou a ver a Sra. Parker Bowles apenas depois de saber do caso dela [Diana] com Mannakee.”
Outras fontes
Jonathan Dimbleby autor de Biografias fez um relato semelhante na sua biografia Charles (Carlos), que foi publicada em 1994. Nessa obra o autor alega que Carlos e Camilla apenas reacenderam o seu amor no ano de 1986. Eles conheceram-se aos 20 anos, portanto, só materializaram a relação muito tempo depois. Barry Mannakee começou a trabalhar para a Princesa Diana em 1985.
Foi nesse ano que o caso entre eles teria começado, mais precisamente durante uma viagem realizada à Escócia. O caso de Lady Di com o seu guarda-costas não foi um “e viveram felizes para sempre”, longe disso. Não foi um conto de fadas pois terminou em tragédia. Após o caso ser descoberto, Barry Mannakee foi transferido de cargo. Posteriormente, cerca de um ano depois, Barry Mannakee morreu atropelado…
Conheça ainda as grandes polémicas da Princesa Diana
1 – O nome errado no casamento
Em julho de 1981, aconteceu aquele que foi considerado o casamento do século. O casal em questão era o Príncipe Charles e a Princesa Diana. O momento foi realizado no altar da famosa Saint Paul’s Cathedral, em Londres.
O evento foi acompanhado por inúmeras pessoas em todo o mundo, que ficaram agarradas à transmissão na televisão, um dos eventos mais visionados de sempre. No momento dos votos, Diana enganou-se e chamou Philip Charles Arthur ao seu marido quando, na verdade, o seu nome é Charles Philip Arthur.
2 – Pela primeira vez, os príncipes foram à escola pública…
Diana forçou a colocação dos seus filhos numa escola pública, fugindo assim à tradição da família real.
Ao optar por colocar William numa escola pública, Diana fez uma manifestação de que era ela quem mandava na educação dos seus filhos, pois William tornou-se a primeira pessoa da família real a integrar um príncipe numa escola pública (a Jane Mynor’s, perto de Kensington Palace). Um acontecimento importante na época e algo que foi, depois, seguido por Harry, irmão de William.
3 – Trabalho com pessoas com HIV
A “Princesa do Povo” realizou um trabalho humanitário verdadeiramente inspirador, um legado que ninguém lhe conseguirá roubar. Diana revelou a sua generosidade, sendo apaixonada pela sua missão de ajudar os outros.
A “Princesa do Povo” visitava regularmente hospitais, manifestando o seu carinho para com crianças e doentes. Numa época em que a informação sobre HIV não era muito rigorosa, havendo até alguma desinformação, é notável o trabalho realizado pela princesa nesta área.
Por exemplo, em 1987, Diana fez questão de visitar aquela que seria a primeira unidade hospitalar de Inglaterra totalmente dedicada a pessoas com HIV. Ela chegou a apertar a mão a um doente, encontrando-se sem luvas, algo que levou à quebra de muitos preconceitos da época em relação a estes doentes. O seu trabalho nesta área não era bem visto pela Família Real, nomeadamente pela rainha.
4 – A dança com John Travolta
No ano 1985, numa cerimónia que decorreu na Casa Branca, o famoso ator de Hollywood John Travolta (conhecido por filmes como Pulp Fiction ou Grease, entre outros) teve a honra de dançar com a princesa Diana.
A dança teve a duração de 15 minutos, sensivelmente. O vestido de veludo de Diana era comprido e muito bonito.
5 – Entrevistas às escondidas
Diana realizou diversas entrevistas para a BBC, muitas delas feitas às escondidas, sem autorização da família real. Numa dessas entrevistas, Diana confessou saber do facto que o seu marido a traía com Camila Parker-Bowles.
Leia também:
- O australiano que afirma ser o filho secreto de Carlos III e Camilla
- O Rei Carlos III tem «dedos de salsicha». Saiba porquê.
- Carlos III e Camilla mantêm casas e quartos separados. Saiba porquê.
6 – Bulimia e depressão
Diana chegou a confessar que, após o nascimento do William, sofreu de uma depressão pós-parto. Ela revelou que chegou a ferir-se nos braços e nas pernas, como forma de lidar com a pressão exercida sobre si.
A Princesa do Povo revelou ainda que sofreu de bulimia, tendo desabafado: “É como uma doença secreta, que infligimos sobre nós por existir uma baixa autoestima, por acharmos que não temos valor. É um padrão repetitivo e destrutivo!”
7 – O caso com guarda do palácio de Buckingham
A Princesa revelou alguns detalhes sobre a sua vida pessoal, existindo gravações que foram divulgadas em 2017. O que revelou contribuiu para a realização de um documentário sobre a vida da Princesa.
Nessas gravações, Diana confessou que chegou a ter um caso com o seu guarda costas, num tempo em que ainda vivia no palácio de Buckingham. O caso foi descoberto e o guarda foi transferido.
Diana confessou: “Apaixonei-me perdidamente quando tinha 24/25 anos.” No entanto, pouco depois do guarda-costas ter sido transferido, ele acabou por falecer num acidente. Coincidências… Diana disse: “Foi tudo descoberto e ele foi transferido e depois morreu. Foi o maior golpe da minha vida, devo dizer.”
8 – Polémicas da Princesa Diana na Família Real
Diana revelou a sua opinião sobre diversos assuntos, envolvendo-se em diferentes polémicas. Chegou a revelar a sua opinião acerca da família real, defendendo que a monarquia precisava de se modernizar. A sua opinião sobre o Príncipe Charles é também digna de destaque, pois Diana revelou duvidar da sua capacidade para ser rei.
Diana chegou a revelar que gostaria de ser a “rainha do coração das pessoas”, mas achou que, por fazer as coisas de forma diferente e por não seguir as regras do jogo da monarquia e da família real, isso jamais aconteceria.
Diana pode não ter chegado a rainha, mas será sempre a “Princesa do Povo”!