Entre 18 e 21 de fevereiro, os Caretos de Podence regressam com o seu Entrudo Chocalheiro. Conheça melhor uma das atrações imperdíveis do Entrudo.
Podence é a terra que serve de berço aos homens mascarados que animam as pessoas no Carnaval. Os Caretos de Podence tornaram-se uma instituição importante no concelho de Macedo de Cavaleiros. Por isso, fazer uma visita a Podence revela-se uma experiência imperdível.
Nesta aldeia onde o Entrudo é rei, existem algumas atrações que tornam a estadia particularmente agradável. Fique a conhecer melhor os Caretos de Podence, uma das atrações imperdíveis do Entrudo.
Caretos de Podence: os homens mascarados e barulhentos!
Reconhecimento internacional
Os Caretos de Podence foram declarados como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Esse reconhecimento internacional foi realizado no dia 12 de dezembro de 2019.
Os Caretos de Podence
Estes Caretos tornaram-se bastante conhecidos no nosso país. Os Caretos de Podence são bastante famosos pelos fatos garridos e as cores (amarelo, vermelho, verde) bastante marcantes.
Além disso, os Caretos de Podence apresentam máscaras. Os “provocadores” escondem os seus rostos nestas máscaras assustadoras. Os caretos também são barulhentos. O som dos chocalhos persegue estes homens para todo o lado. Os Caretos de Podence tornaram-se numa referência de Portugal. São reconhecidos por todos os portugueses.
A figura do Careto
Os Caretos de Podence apresentam um figurino sui generis. A cor é um dos elementos mais visíveis das vestes dos caretos. Os fatos de colchas têm franjados de lã vermelha, com enfiadas de chocalhos que são colocadas à cintura e com bandoleiras com campainhas.
A indumentária dos Caretos de Podence também apresenta outros elementos, nomeadamente um pau, que os apoia nas correrias e nos saltos. A rusticidade do ambiente é indissociável desta figura misteriosa.
Os fatos usados são caraterizados por se apresentarem preenchidos por fileiras de franjas de lã de ovelha. Estes elementos coloridos são tingidos artesanalmente, feitos a partir de colchas “de casinha” (trata-se de um padrão típico transmontano).
Estes elementos são tecidos na aldeia. Em consequência da escassez e/ou desuso dos recursos tradicionais, passaram a ser feitos a partir de outros materiais (como lãs sintéticas e colchas de padrão diverso, adquiridas na feira).
Os caretos também usam máscaras rudimentares. Nestas máscaras, o nariz pontiagudo sobressai. As máscaras são feitas de couro, madeira ou de vulgar latão. Estes elementos podem ser pintados de diferentes cores, mais especificamente vermelho, preto, amarelo ou verde.
Traje
- Carapuço ou Garruço
- Máscara ou Careta
- Bandoleira
- Campainha
- Colcha
- Franja de Lã
- Pau
- Botas
- Rabo
- Casaco
- Ponta do Rabo
- Cinto
- Chocalhos
- Calças
Máscara
- Máscara Em Cabedal
- Máscara Em Latão
O contexto
Os Caretos de Podence são considerados os heróis do já Entrudo Chocalheiro, que se tornou bastante famoso nos últimos anos. O momento consiste num espetáculo inesquecível e imperdível que atrai diversas pessoas a Podence.
Simbolismo
Os Caretos de Podence têm um simbolismo desconhecido por muitos. Eles representam imagens diabólicas e envoltas em mistérios.
Os Caretos saem à rua todos os anos por altura das festividades carnavalescas. Desde épocas que se perdem no tempo que os homens coloridos invadem as ruas da pequena aldeia de Macedo de Cavaleiros, Podence.
Mais do que uma tradição
Por isso, os Caretos interrompem anualmente os longos silêncios de cada inverno, destacando-se pelas suas franjas coloridas de grossas mantas e pelos barulhentos chocalhos.
Mais de que uma tradição, os Caretos de Podence tornaram-se símbolo da Cultura Nordestina, tornando-se num dos Grupos mais emblemáticos a nível nacional.
A associação
Os Caretos de Podence foram constituídos em 1985 numa associação cultural, com o propósito de preservar a tradição carnavalesca. Os Caretos de Podence tornaram-se num grupo que se assume como etnográfico.
Este grupo é constituído por cerca de 20 homens. Por onde os Caretos de Podence passam, eles fazem questão de deixar um fascínio sedutor.
Raiz profana e carnal
Segundo a publicação “Caretos de Podence, Demos à Solta”, a tradição tem raiz profana e carnal. A verdadeira razão que move o Careto é o sexo oposto. O desejo de “apanhar” raparigas de forma a poder chocalhar as jovens.
O Careto é impelido a chocalhar as raparigas pelo seu vigor. Sempre que se vislumbra uma jovem, torna-se inevitável.
O traje torna o careto um ser misterioso e o seu comportamento altera-se completamente. Ele fica “possuído” por uma energia transcendental. Há algo de mágico em todo o ritual de festa. Há forças sobrenaturais ocultas.
O Careto assume uma dupla personalidade nesses dias, onde “tudo” se permite ao indivíduo que veste o fato. A estas personagens atribuem-se prerrogativas, como a imunidade interdita a outros mortais pelos mesmos comportamentos.
Casa do Careto
Este espaço foi inaugurado no dia 22 de fevereiro de 2004. A Casa do Careto realiza vários eventos culturais e recreativos que se encontram enquadrados no Roteiro Turístico do Nordeste Transmontano e de apoio ao Parque de Natureza do Azibo.
Existe na Casa do Careto um espaço composto por sala de exposições. Um dos destaques deste local é a mostra permanente da tradição carnavalesca dos Caretos. A Casa do Careto tem ainda um salão multiusos para a realização de diversos eventos, seminários, exposições e reuniões.
Neste local, está presente a tasquinha regional ‘O Careto’, um espaço com vista panorâmica para a Albufeira do Azibo. Existe ainda uma loja, onde se faz a venda de produtos relacionados com o universo dos caretos.
Vídeo de : Caretos de Podence
Horário de funcionamento verão
De terça a domingo
Nas manhãs: das 10h00 às 12h00.
Tarde: das 14:30h às 18h00.
Este espaço fecha à segunda-feira.
Casa do Careto
Morada: Rua Central n. 19, Podence, 5340-392 Macedo de Cavaleiros.
Marcação de visitas para grupos: [email protected]
Leia também:
- Provavelmente, a aldeia mais colorida de Portugal
- Praia Fluvial da Fraga da Pegada é uma das melhores de Portugal
- 12 fascinantes curiosidades sobre Trás-os-Montes
Onde comer?
Restaurante Maria Rita
Rua da Capela Jerusalém do Romeu, 5370-620 Mirandela
Contactos: +351 278 939 134
Restaurante Moagem João do Padre
Morada: Rua do Porto, 5340-392 Macedo de Cavaleiros
Contactos: +351 278 431 002
Mais informações, aqui.
Restaurante PANORAMA
Morada: Pontão de Lamas, Porta 21, 5340-291 Macedo de Cavaleiros
Contactos. +351 917 343 125
Mais informações, aqui.
Casa do Lago
Morada: Fraga da Pegada, 5340-410 Macedo de Cavaleiros
Contacto: +351 917 343 125
Mais informações, aqui.
Onde dormir
Joaquim Do Norte
Rua do Porto No 20, Podence 5340-392 Macedo de Cavaleiros
Hotel Azibo
Morada: 5340-391 Macedo de Cavaleiros
Casa do Azibo – Turismo Rural
Morada: Rua do Cruzeiro – Santa Combinha, 5340-410 Macedo de Cavaleiros
Capitólio
Morada: R. Viriato Martins, Nacional 102, 5340-290 Macedo de Cavaleiros
Marisol
Morada: Bairro da Suécia, N29, 5340-210 Macedo de Cavaleiros