Encontre a bebida ideal! Ambas têm vantagens e desvantagens. Os prós e contras de cada um neste dilema entre Café ou Chá Verde. O duelo café vs chá-verde é lançado ao longo de séculos. Cada bebida tem as suas qualidades. Qual é a bebida mais saudável para o seu quotidiano? Iremos fazer uma breve análise das propriedades nutricionais destas bebidas e dos seus efeitos. Saiba o que ambas oferecem em termos de energia e disposição.
Naturalmente, há vantagens e desvantagens em cada bebida. No entanto, tanto o chá-verde como o café são bebidas com impacto na saúde e bem-estar. Fique a conhecer melhor os benefícios de ambas as bebidas e as diferenças entre essas duas opções.
Café ou Chá Verde, qual a melhor escolha?
Todas as pessoas interessadas em encontrar bebidas que se tornam numa fonte de energia têm o café e o chá-verde como bebidas de referência. No entanto, há que explorar a curiosidade e tentar perceber qual a bebida que oferece mais energia.
O café está associado à cafeína. No entanto, o chá-verde também contém essa substância. Por isso, é legítimo colocar esta questão: qual das duas bebidas pode contribuir de forma mais expressiva para o nosso índice de produtividade.
Tanto o chá-verde como o café podem dar um precioso boost de energia! O café é uma bebida reconhecida na comunidade científica por originar diversos benefícios para a saúde. No entanto, o chá-verde também gera vários efeitos positivos.
Surpreendentemente, a bebida consegue até ultrapassar o café em vários aspetos. Deixe-se surpreender pelos efeitos que o chá-verde consegue gerar no seu corpo e organismo!
Café vs Chá Verde: o confronto
1 – Possui muitos benefícios para a saúde
Já foram publicados diversos estudos que evidenciam os incríveis benefícios que o café tem para a saúde. Eles só acontecem, se ele for consumido moderadamente. No entanto, muitos desses benefícios são originados devido a um composto especial: a cafeína.
Ora, o chá-verde também tem riqueza em cafeína. Por isso, naturalmente, o chá-verde consegue superar o café nos diversos efeitos positivos que a bebida gera na saúde do organismo.
Por exemplo, o chá-verde ajuda a perder peso e a reduzir o colesterol. Esta bebida contribui ainda para regular os níveis de glicose e reduzir o risco de ter cancro. Isto só para destacar alguns dos benefícios da bebida.
2 – Ajuda no foco e na concentração
O chá-verde contém um aminoácido chamado L-teanina (o que não acontece com o café). Este elemento ajuda o cérebro a concentrar-se melhor nas tarefas que necessitam de ser desenvolvidas.
Desta forma, o chá-verde conjuga a cafeína com a L-teanina. Por isso, é nesta dupla do chá-verde que reside o segredo para o grande sucesso da bebida, enquanto aliada na capacidade de foco.
3 – Tem um sabor agradável e é de digestão fácil
O café é frequentemente contraindicado para muitas pessoas, especialmente para quem tenha um estômago mais sensível. Desta forma, o chá-verde afigura-se como uma ótima opção para essas pessoas porque, ao contrário do café, esta bebida não prejudica esse órgão.
O chá-verde não complica o processo digestivo. O chá-verde apresenta um sabor suave e refrescante. Por isso, é até uma bebida mais fácil de agradar do que o café.
4 – Aumenta os níveis de cafeína, sem causar nervosismo
Enquanto uma chávena de chá-verde apresente cerca de 24 a 40 miligramas de cafeína, uma chávena de café tem 95 a 200 miligramas (aproximadamente).
Desta forma, a primeira bebida (chá-verde) consegue fornecer um boost de energia, devido à cafeína, sem levar a que uma pessoa se sinta excessivamente excitada ou nervosa, como acontece com o café.
O teste que se deve fazer!
No entanto, não há nada melhor do que experimentar, não é verdade? Para isso, deve criar uma rotina diária com esta bebida. Se preparar todas as tardes uma chávena de chá-verde e fizer da ingestão do chá um hábito, poderá confirmar que o seu organismo vai começar a adaptar-se a isso.
Repita o procedimento durante aproximadamente um mês e confirmará que passado esse tempo os efeitos positivos serão diversos. Certamente que sentirá que o chá-verde melhora o humor, a produtividade e a saúde.
Com o hábito de beber chá-verde, irá verificar que o consumo diário permite abdicar dos cafés que, anteriormente, sentia ter necessidade de tomar para despertar. Desta forma, para manter os níveis de energia ao longo do dia, bastará beber chá-verde.
As contraindicações a ter em conta
Como qualquer produto, há sempre a ter em conta que se deve ter um consumo moderado. Há uma dose diária recomendada que não deve ser ultrapassada. As pessoas não devem consumir mais do que 3 a 4 chávenas de chá-verde por dia.
Se o fizerem, poderão arriscar o desenvolvimento alguns problemas. O consumo excessivo pode provocar problemas como disfunção hepática, por exemplo.
Apesar das diversas vantagens e benefícios que o chá-verde assegura, esta bebida também está contraindicada em alguns contextos. Há pessoas que devem evitar o seu consumo. Por exemplo, as gestantes não devem beber chá-verde.
Além disso, os doentes com distúrbios renais, hepáticos, cardiovasculares ou com gastrite também devem evitar a bebida. O chá-verde também está contraindicado para pessoas com úlcera ou tensão alta. A bebida pode agravar estes problemas de saúde.
Fique a conhecer alguns chás que merecem a sua atenção:
- Chá de hortelã com gengibre: benefícios e como fazer
- Chá de gengibre e curcuma: entenda os poderes deste remédio caseiro
- 9 benefícios surpreendentes do chá de açafrão
Importante
O conteúdo que foi agora apresentado, tal como outros presentes neste site, é de caráter informativo. Desta forma, primeiro deve falar com um especialista antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no site NCultura.
É importante ter o devido acompanhamento de um especialista com mais informações sobre si. Apesar das recomendações presentes nos artigos terem por base estudos científicos, um especialista (pode ser um nutricionista, um médico ou ambos) tem acesso a dados sobre si que podem ser relevantes, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.