Descubra o fantástico mundo das raças de cães gigantes. Eles são enormes e já conquistaram famosos.
O cão é um animal de estimação especial. Muitas pessoas integram os seus animais no seio familiar, como mais um membro. Os cães são tidos como bons amigos. Acompanham, protegem, proporcionam diversos momentos divertidos, por isso contribuem para tornar a vida bem mais agradável.
Existem várias raças caninas. Elas apresentam as suas especificidades. Há raças de pequeno porte, médio porte, grande porte… E raças de cães gigantes. No presente artigo do NCultura, iremos apresentar uma lista com as raças gigantes.
Estes animais de grandes proporções estão longe de serem monstros. O tamanho pode assustar, mas estes cães são gentis, brincalhões e leais. Descubra o fantástico mundo das raças de cães que são enormes. Eles já conquistaram famosos.
Cães gigantes: as 10 maiores raças do mundo
10 – Mastim Tibetano
Esta raça fica com o 10º lugar no ranking. O tamanho de cães de raça Mastim Tibetano pode não ser tão imponente como o de outras raças presentes nesta lista, mas estes gigantes adoráveis seguramente que merecem ser destacados.
Quando um cão desta raça é adulto, ele pode atingir os 73 cm. Este cão pode pesar 63 kg. As cadelas da raça Mastim Tibetano são um pouco menores. A cabeça destes cães é larga, o que faz com que eles pareçam ainda maiores do que são. No entanto, para quem desconhece a raça, o primeiro encontro impressiona.
9 – Dogue de Bordéus
No 9º lugar, está o Dogue de Bordéus (também conhecido como mastiff francês. A raça teve origem em França). Este patudo pode chegar aos 68 cm e pesar até 68 kg. Por isso, esta raça tinha de ser colocada na lista de gigantes caninos.
O Dogue de Bordéus apresenta um tamanho gigante. No entanto, não se deixe amedrontar. Na verdade, este animal não passa de um ser sentimental. Este cão é fiel e muito, muito doce.
8 – Terrier preto da Rússia
Este animal é grande. Na fase adulta, os machos desta raça podem chegar a pesar 60 kg, medindo cerca de 77 cm. Por isso, o Terrier Preto da Rússia revela-se algo assustador.
Este cão de guarda mete medo. No entanto, o Terrier preto da Rússia revela-se um cão gigante com um coração ainda maior. Este animal apresenta muita bondade e doçura. Ele gosta de se afirmar como o grande protetor da família.
7 – São-Bernardo
Era comum ver o São-Bernardo mais como animal herói, que realizava salvamentos e buscas no frio dos Alpes Suíços do que como animais de estimação. Estes cães gigantes não eram vistos como a companhia de eleição das famílias.
Atualmente, já é comum ver estes animais nas grandes cidades. Os animais da raça São-Bernardo revelam-se doces gigantes. Por isso, apesar do tamanho (são muito, muito grandes), esta é uma raça doméstica especial e muito amada.
O São-Bernardo é belo por fora e por dentro. Estes animais são fortes como touros (quase). Estes patudos são dóceis, por isso conquistaram os humanos com facilidade. Estes animais podem pesar mais de 80 kg e medir, geralmente, 68 cm.
O facto de conseguirem carregar um barril de álcool à volta do seu pescoço (imagem que lhes deu fama) também ajuda a consolidar a amizade com alguns homens mais sequiosos…
6 – Deerhound
O nome destes cães é indicativo do seu papel. O Deerhound foi criado para deitar abaixo grandes veados, durante a caça nas montanhas da Escócia.
Deerhound é um cão de porte gigante. Este é um animal esguio e ágil, o que lhe permite apanhar os outros animais. Estes cães são enormes e podem ultrapassar os 80 cm de altura sob as 4 patas. O seu peso pode chegar aos 50 kg.
São dóceis e fáceis de treinar e educar. Além de animais lindos, estes cães são obedientes e bem-comportados.
5 – Terra-nova
Este animal revela-se um bom companheiro! Os cães desta raça são amáveis. Os Terra-nova são nadadores de excelência. Por isso, revelam-se uma preciosa ajuda em caso de salvamentos por afogamento.
A raça Terra-nova ocupa a 5ª posição nesta lista. O Terra-nova ocupa este lugar no ranking de raças gigantes, porque pode atingir os 68 kg e os 70 cm na fase adulta.
Curiosamente, o Terra-nova também é reconhecido como uma das raças mais caras de todo o mundo.
4 – Leonberger
Esta raça não é muito popular. Estes animais são gigantes e mereciam ser mais conhecidos pelo mundo. É uma injustiça que haja esse desconhecimento. Os animais desta raça são muito trabalhadores, bem-dispostos e delicados.
Estes cães são grandes e, quando pressentem que algo não está bem, atuam em conformidade com o seu instinto. Os Leonberger são reconhecidos como peritos em “ajudar” o amigo humano.
Os animais desta raça parecem ter um sentido extra. Eles conseguem captar estados de ansiedade e tristeza nos seus donos. Estes animais são fiéis amigos.
Eles podem pesar 77 kg, em média. Além disso, estes cães podem medir cerca de 80 cm.
Esta raça gigante tem origem no sul da Alemanha. Os Leonberger foram criados para serem a grande companhia das famílias. Estes animais serviam para proteger campos e quintas.
Os Leonberger também são muito indicados para fins terapêuticos.
3 – Lébrel irlandês
Este animal gigante tem direito ao terceiro lugar do pódio e leva a medalha de bronze. O Lébrel Irlandês assegura, assim, um lugar honroso no ranking das raças de cães gigantes.
O macho da raça Lébrel Irlandês pode medir 81 cm. Apesar deste animal sustentar toda a sua altura com pouco peso, estes cães pesam, em média, 50 kg. O Lébrel Irlandês é famoso por ser um cão amigo da família. Este animal revela-se ainda um excelente cão de guarda.
Este animal facilmente consegue manter pessoas estranhas afastadas. O tamanho do Lébrel Irlandês revela-se um elemento que assegura grande segurança. Ninguém ousa aproximar-se do quintal dos seus donos.
2 – Dogue Alemão
No segundo lugar do pódio, está o Dogue Alemão. Esta raça bastante popular assegura a medalha de prata. O segundo lugar no Ranking das raças de cães gigantes ajuda-nos a perceber que estamos perante um animal de grandes proporções.
A raça Dogue Alemão é conhecida pela sua gentileza. Estes animais são muito brincalhões e muito leais. Esta raça é bastante delicada, até para o convívio com crianças.
E, quando o assunto nos leva ao quesito “crianças”, há mais uma boa notícia: estes cães têm mesmo uma paciência de gigante para os mais novos.
O peso médio do cão da raça Dogue Alemão é de cerca de 64 kg. Contudo, há vários casos de cães desta raça que chegam a pesar 90 kg. Em média, a altura do Dogue Alemão situa-se nos 76 cm, no máximo.
Curiosamente, esta medida é suficiente para fazer com que os animais da raça Dogue Alemão pareçam quase póneis.
1 – Mastiff
O maior cão do planeta é o Mastiff, por isso tem direito à medalha de ouro, ao primeiro lugar do pódio. Os Mastiff podem chegar aos 81 cm de altura e podem atingir os 100 kg. Por isso, são animais imponentes.
Os Mastiff são cães mesmo dóceis. Eles também se babam mesmo muito. Estes animais são gigantes, mas tratam-se de cães gentis. Habitualmente, os animais desta raça encontram-se a descansar pelos sofás e tapetes.
Leia também:
- 25 alimentos que os cães não podem comer
- 11 Raças de cães portuguesas únicas no mundo
- As 6 melhores praias para cães em Portugal
Recorde
O cão mais alto do mundo tem o seu recorde no Guinness World Records Book. Trata-se de Zeus. Este animal tem dois anos e vive em Bedford, Texas. Foi no dia 22 de março que este cão viu a sua altura ser medida e confirmada por um veterinário.
Zeus mede 1,046 metros e recebeu oficialmente o título. Apoiado nas patas traseiras, Zeus tem mais de 2,14 metros.
Curiosidade
A raça Chihuahua é a menor. Os cães desta raça não costumam passar dos 3 kg. A altura dos cães desta raça situa-se entre os 15 e 23 cm. Estes cães são muito inteligentes e irrequietos. Estão sempre prontos para a brincadeira e nunca se cansam de dar atenção ao dono.
O título de menor cão do mundo foi concedido pelo Guinness e pertence a uma fêmea da raça chihuahua. Milly é o nome da cadela que está presente livro dos recordes. Ela nasceu em 2011, com apenas 28 g. Os donos de Milly disseram que ela era tão pequena que era possível segurá-la usando apenas uma colher de chá.