A aldeia de Broas proporciona uma experiência imperdível. Descubra a aldeia abandonada às portas de Lisboa que encanta todos os que a visitam.
O nosso país é um destino maravilhoso. Existem muitos destinos fantásticos, seja para se viver, seja para se passar férias, seja para se visitar. Embora o nosso país possa apresentar um território reduzido, nomeadamente quando este é comparado com outras nações europeias de grande relevância histórica, a verdade é que em Portugal não faltam atrações verdadeiramente encantadoras.
O turismo revela que há grande interesse das pessoas em visitar o nosso país. As grandes cidades atraem muitos estrangeiros, mas também há vilas e aldeias encantadoras que atraem muitos visitantes por revelarem várias atrações que permitem contar parte da nossa história. Há ainda algumas aldeias que são atrações inesperadas. Tratam-se de locais que foram muito importantes, mas que foram abandonados.
A ambição das pessoas por uma vida melhor fez com que fossem abandonando a sua aldeia. Há uma aldeia abandonada que encanta todas as pessoas que a visitam. Apesar desta aldeia se encontrar em ruínas, não perdeu a sua capacidade de encantar… Esta aldeia tem um nome estranho e não se encontra muito longe de Lisboa.
Fique a conhecer uma aldeia abandonada que encanta todos os seus visitantes. A aldeia de Broas proporciona uma experiência imperdível. Ela aldeia é muito próxima da capital portuguesa.
Broas: a aldeia abandonada às portas de Lisboa
Localização da Aldeia
A aldeia tem um nome insólito: chama-se Broas. Esta aldeia encontra-se a apenas 40 km da capital portuguesa, Lisboa. Broas é uma aldeia desabitada que se encontra perdida entre Sintra e Mafra. Esta aldeia representa um dos últimos exemplares das aldeias saloias da região.
A aldeia de Broas integra um pequena parte da freguesia de Terrugem (que se situa no concelho de Sintra), mas está maioritariamente situada na freguesia de Cheleiros (do concelho de Mafra).
O acesso a Broas
A aldeia de Broas encontra-se bem perto de vias de circulação importantes, nomeadamente: a N9, a N247, IC16 e a A21. No entanto, o acesso à aldeia de Broas é difícil.
Caraterísticas da aldeia
Fazer uma visita a Broas proporciona-nos uma experiência singular. Esta aldeia abandonada permite-nos fazer uma espécie de viagem no tempo. Quando se está nesta aldeia, parece que nos encontramos no cenário de um filme da época medieval. As casas desta aldeia são todas feitas de pedra. Os caminhos de Broas são feitos de laje ou então de terra batida.
Os caminhos desta aldeia vão desembocar no velho freixo. Este local encontra-se rodeado de bancos de pedra e está localizado bem no centro do povoado. Este espaço singular seria para os habitantes de Broas uma espécie de “Ágora”.
Esta é uma marca distintiva desta aldeia encantadora. O facto deste grande freixo se encontrar devidamente rodeado por bancos de pedra revelava-se precioso, uma vez que permitia à população local reunir-se. Momentos que tanto serviam para conviver, como para debater assuntos importantes para os locais.
Sem habitantes
O último habitante desta aldeia abandonou este local em 1969. Por isso, Broas encontra-se completamente abandonada, sem qualquer alma. No entanto, apesar dessa triste realidade, Broas ainda suscita interesse de muitos curiosos…
Localização
A aldeia desenvolveu-se numa encosta que se encontra orientada para o vale de Cheleiros. Broas está presente num espaço onde a ribeira da Cabrela e o rio Lizandro confluem. Após o seu abandono, a aldeia de Broas não foi modificada, por isso encontra-se em ruínas. As suas condições são deploráveis.
Estado da aldeia
Atualmente, Broas apresenta-se em ruínas quase absolutas. As casas desta aldeia estão sem telhados. As casas de Broas apresentam quartos e cozinhas com um forno no seu interior.
As habitações desta aldeia têm 2 pisos. Há ainda a destacar outros edifícios que estão presentes na aldeia. No entanto, estes apenas têm um piso térreo. A casa mais recente desta aldeia está datada de 1888…
O abandono
A aldeia foi abandonada e, com o passar dos anos, a Natureza revelou todo o seu poder, naturalmente. A vegetação surgiu em força a tomou conta do espaço onde se encontra Broas.
O cenário
A aldeia de Broas beneficia do contexto onde se encontra. Esta aldeia está rodeada de um património cultural e natural deslumbrante. A aldeia de Broas revela caraterísticas saloias. Nesta aldeia, podemos constatar a presença de 9 habitações. Também se pode confirmar a presença de 4 lagares, existindo ainda vários armazéns e currais. Em Broas, há ainda um pombal e diversas eiras.
A vida local na aldeia e nas proximidades
Boa parte dos terrenos que circundam a aldeia de Broas permanecem delimitados por muros de pedra. Estes terrenos eram utilizados com finalidades agrícolas. Nesta aldeia, não há nem capelas, nem igrejas, nem sequer existe qualquer tipo de edifício religioso.
Também não existe qualquer edifício administrativo ou comercial em Broas. Desta forma, a aldeia encontrou-se sempre dependente dos serviços realizados por outras aldeias.
Motivos para o abandono
Noutros tempos, Broas chegou a ter cerca de 25 habitantes. Esta aldeia apresentava um quotidiano vivido ao ritmo das culturas e da pastorícia. No entanto, Broas teve sempre falta de inovação. Não tinha equipamentos e infraestruturas de apoio, por isso o declínio desta aldeia foi lógico.
A evolução dos tempos forçou os habitantes de Broas a irem à procura de maior conforto noutros locais. Nesta aldeia, nunca houve condições ideais. Não existiam infraestruturas básicas. Por exemplo, não havia água canalizada, nem eletricidade, nem telefone, nem saneamento básico.
O contexto do abandono
O contexto do abandono de Broas é fácil de explicar. Como a agricultura praticada nesta aldeia deixou de ser rentável, os habitantes foram procurar melhores condições noutros locais.
A ambição por uma melhor qualidade de vida fez com que os habitantes fossem procurar garantir melhores oportunidades de emprego noutras aldeias ou em vilas ou cidades.
Abandono de décadas
Os habitantes de Broas abandonaram esta aldeia. Estas pessoas partiram em busca de rendimentos mais atrativos. O último habitante de Broas abandonou esta aldeia há 40 anos. Desde esse momento que a aldeia de Broas não sofreu alterações a nível arquitetónico.
Ora, com o abandono, Broas deixou-se domar pela Natureza. No entanto, esta é das poucas aldeias medievais de Portugal que, já abandonadas, permanece em bom estado de conservação.
Beleza e atrações
A caminhada proposta pela empresa Caminhando é realizada por caminhos rurais e trilhos. Ao longo do percurso, será possível contemplar a grande beleza paisagística. Há ainda várias atrações que captam a atenção de todos os que realizam o longo percurso.
Entre essas atrações estão: os moinhos de vento, as ribeiras (nomeadamente a ribeira de Cabrela), os vales e os bosques. Não faltarão momentos para se tirarem fotos para eternizar a experiência. Seguramente que essas fotografias farão sucesso nas redes sociais.
A caminhada representa uma experiência bastante agradável. A caminhada faz-se tranquilamente. Não é preciso ter muita experiência. Portanto, poderá caminhar enquanto contempla paisagens naturais maravilhosas. Este será o cenário que irá encontrar até ao momento de chegar à grande atração, a aldeia de Broas.
O projeto
Atualmente, há um projeto em andamento que visa fazer a exploração turística na aldeia. O objetivo é dar uma nova vida a Broas, de forma a esta deixar de ser uma aldeia fantasma. O projeto turístico tem como premissa ressuscitar esta aldeia encantadora, recuperar as edificações de Broas.
As obras realizadas nesta aldeia respeitam integralmente as tradições da arquitetura saloia e vernacular. Desta forma, será criado um contexto que visa favorecer um turismo de ambiente rural e de densidade reduzida.
existem proprietários vivos da aldeia.