8 azeites nacionais conquistam medalhas de ouro em Nova Iorque. Quase todos gostam de azeite. É um produto fantástico, que representa um importante alicerce da dieta mediterrânica. O azeite fica ótimo num pedaço de pão e integra muitas das refeições diárias, pois faz parte dos refogados da maioria das refeições. Serve de tempero para saladas, além de ter inúmeros outros usos.
O azeite, tal como o vinho, é motivo de orgulho nacional. Um produto que conquista diversas medalhas em concursos internacionais. O azeite português é um produto de excelência e, por isso, é reconhecido. Há diversos eventos em todo o mundo que contam com a presença do azeite português. A viagem de regresso costuma ser mais lenta, pelo peso das medalhas conquistadas, o que serve de reconhecimento da qualidade do azeite português.
Recentemente, num concurso internacional, foram vários os azeites portugueses a destacarem-se. Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue a ler…
8 azeites nacionais conquistam medalhas de ouro em Nova Iorque
O concurso
O NYIOOC World Olive Oil Competition é o maior e mais prestigiante concurso internacional de azeite no mundo. Neste evento anual, foram identificados os grandes vencedores do ano. Uma lista que serve como um guia que é uma autoridade na identificação dos melhores azeites virgem extra do mundo.
Leia também: As 4 situações onde é proibido usar azeite
No Concurso Internacional de Azeite de Nova Iorque ( NYIOOC), Portugal demonstrou a qualidade do seu azeite, conquistando 16 medalhas naquele que é um dos eventos mais prestigiantes do planeta no que à avaliação de azeites diz respeito.
Pode conferir a lista de todos os vencedores do evento, aqui.
Representação portuguesa
Portugal deve ter todo o orgulho na representação portuguesa que brilhou intensamente no Concurso Internacional de Nova Iorque que é justamente um dos concursos mais importantes do mundo para identificar os melhores azeites.
No total, foram destinadas 16 Medalhas a Portugal, 8 Medalhas de ouro e 8 Medalhas de Prata.
Medalhas de ouro
Houve 8 azeites portugueses que receberam em Nova Iorque uma prestigiante Medalha de Ouro. Os azeites Monterosa, de Moncarapacho, no Algarve, foram dos que mais brilharam, pois conquistaram quatro medalhas. As duas medalhas de ouro que conseguiram (as outras duas foram de prata) foram pela participação dos azeites Monterosa Picual e Monterosa Cobrança.
Os azeites Casa de Santo Amaro conquistaram duas medalhas de ouro, Casa de Santo Amaro Praemium e Casa de Santo Amaro Grande Escolha foram premiados com medalhas de ouro.
O azeite Bare Superior, da Bare Foods, recebeu uma medalha de ouro.
O Carm Grande Escolha, azeite da da Carm, também recebeu uma medalha de ouro.
A entidade alentejana Herdade do Esporão foi galardoada com três medalhas, uma delas mereceu mesmo o ouro no World Olive Oil Competition (NYIOCC). O seu melhor representante foi o Azeite Esporão Biológico Olival dos Arrifes. Esta medalha de ouro foi conquistada pela terceira vez!
Leia também: O que acontece se beber 1 colher de azeite, limão e mel em jejum?
Medalhas de prata
Os azeites Monterosa conquistaram duas medalhas de prata, pelo Monterosa Selection e Monterosa Maçanilha.
A Casa de Santo Amaro mereceu ainda uma medalha de prata com o seu azeite Casa de Santo Amaro Prestige.
A entidade alentejana Herdade do Esporão, que conquistou uma medalha de ouro, conseguiu duas medalhas de prata neste concurso com os azeites Herdade do Esporão Cordovil e o Herdade do Esporão Selecção.
Outros galardoados foram o azeite Saloio, da Est Manuel da Silva Torrado & Cª, o azeite Vale da Arca Premium, da Herdade Vale da Arca, e o azeite Carm Premium, da Carm.
O guia
Os 16 medalhados passam a integrar a lista do concurso. Há, assim, 16 azeites portugueses, que passam agora a representar o país, estando presentes no guia oficial das melhores marcas de azeite virgem extra de 2020.