Azeite nacional conquista ouro e prata em Nova Iorque.O Azeite Virgem Extra Monterosa, produzido em Moncarapacho pela empresa Monterosa, foi distinguido no passado mês de maio, num concurso internacional que teve lugar em Nova Iorque.
O concurso em questão é o New York International Olive Oil Competition, um dos maiores e mais reputados concursos internacionais de azeites. Este certamente conta com um júri exigente e composto por especialistas em azeite, oriundos de todo o mundo. Fique a saber mais acerca da presença portuguesa neste evento.
Azeite nacional conquista ouro e prata em Nova Iorque
A edição deste ano do New York International Olive Oil Competition, avaliou 900 azeites, oriundos de 26 países. O azeite Monterosa não deixou ninguém indiferente e prova disso mesmo é que conquistou duas medalhas de ouro, com os monovarietais Monterosa Premium Picual e Monterosa Premium Cobrançosa, e duas medalhas de prata para o monovarietal Monterosa Premium Maçanilha e para o Monterosa Premium Selection que contempla uma mistura de variedades.
Leia também: Dicas essenciais para escolher o melhor azeite
O que diz a empresa?
Esta não é uma estreia para a empresa Monterosa, uma vez que este já é o oitavo ano consecutivo em que os Azeite Monterosa conquistam o ouro em Nova Iorque. De acordo com José Dâmaso, diretor da Monterosa: “Neste momento delicado e difícil para a maioria das empresas e mercados à escala mundial, como consequência da crise do Covid19, estes prémios têm um sabor ainda mais especial e dão-nos força para enfrentar o presente e o futuro próximo com motivação e confiança e são uma vez mais o reconhecimento da qualidade e da excelência que os nossos azeites de quinta produzidos no Algarve têm a nível internacional,”
A empresa Monterosa
Além da produção e comercialização de azeite, a empresa Monterosa oferece há já 4 anos um serviço de olivoturismo, permitindo as visitas ao seu olival, lagar e sala de provas. Segundo José Dâmaso: “Em 2019 atingimos a marca dos 4.800 visitantes.”
Através destas visitas é possível aprender a fazer azeite virgem extra de grande qualidade e típico da região algarvia. Os visitantes são acompanhados por um guia que é, simultaneamente, provador de azeites pelo Instituto Superior de Agronomia.
A visita dura cerca de uma hora e meia, durante a qual é possível ficar a conhecer a história da oliveira, o cultivo do olival, a apanha da azeitona e a moagem que é feita num antigo lagar romano, ainda que atualizado com a tecnologia mais moderna. O percurso culmina com uma degustação, na qual os visitantes podem escolher qual dos quatro monovarietais Monterosa e um Selection Monterosa pretendem experimentar.
Leia também: As 4 situações onde é proibido usar azeite
Dos mais frutados aos mais delicados, sem esquecer os ligeiramente picantes, esta é uma viagem aos sentidos que permite fazer com que se passe a apreciar o azeite de uma outra forma, mais conhecedora e mais profunda.
Plano de contingência COVID-19
Devido à pandemia de COVID-19, a empresa teve de implementar um plano de contingência que veio impôr algumas novas regras ao funcionamento das visitas guiadas ao espaço.
A adoção de medidas de higiene e de segurança estão garantidas e os grupos de visitantes não podem exceder as 10 pessoas. Pode comparecer no espaço nos horários destinados às visitas ou, se preferir, agendar previamente o dia e a hora em que pretende visitar este espaço fantástico.
O nosso conselho final é mesmo para que vá ao site da Monterosa e explore tudo o que há para ver e para ficar a conhecer sobre esta fabulosa produtora. E, se estiver pelo Algarve, não se esqueça de marcar já a sua visita guiada ao espaço.
Exelente tradição, orgulho Português.Parabeéns a família!