Elas desempenham um papel vital na remoção de toxinas comuns encontradas no ar das nossas casas. Conheça as plantas que purificam o ar e que também embelezam o seu espaço.
As plantas de interior são normalmente adquiridas com a função de ornamentar alguma divisão da nossa casa. Contudo, existem muitas espécies de plantas com a capacidade de limpar e purificar o ambiente do seu lar. Neste artigo, vamos dar-lhe a conhecer sete exemplos de plantas que purificam o ar. Assim, pode escolher alguma para levar para casa, se assim o desejar.
Se tem alguma preocupação ou apreensão relativamente à qualidade do ar dentro da sua casa, conhecer estas plantas pode acabar por ser vantajoso e útil para a limpeza e purificação dos espaços na sua casa, assim como para equilibrar os níveis de humidade no ar e eliminar toxinas.
As 7 plantas que purificam o ar e que deve ter em casa
É bastante conhecida a capacidade das plantas em absorver dióxido de carbono e libertar oxigénio, mas menos conhecida é a capacidade das plantas em eliminar a poluição no interior da sua casa, filtra e remove as toxinas como o formol, o benzeno e o monóxido de carbono, que em espaços fechados pode provocar, por exemplo, dores de cabeça ou reações alérgicas, especialmente nas épocas mais frias, já que as janelas ficam quase sempre fechadas e o ar não circula, nem se renova.
A aglomeração e a acumulação de gases nocivos à saúde na nossa casa podem ser minimizados com o uso de algumas plantas e, no artigo de hoje, vamos apresentar-lhe 7 espécies de plantas que têm a capacidade natural de filtrar, remover ou absorver as toxinas que circulam no ar nas divisões das nossas casas.
Como curiosidade, e de acordo com um estudo realizado pela National Aeronautics and Space Administration, mais conhecida por NASA, o aumento da quantidade de plantas que temos em casa é benéfico para a nossa saúde e da nossa família, devido ao facto de as plantas ajudarem a remover e a absorver os gases potencialmente perigosos que circulam nos nossos lares.
Conheça a nossa seleção das 7 plantas que limpam e purificam o ar da nossa casa e que ajudam a criar um ambiente mais agradável e mais puro no seu lar.
1. Aloé Vera
A famosa e multifacetada Aloé Vera é uma planta composta por cerca de 95% de água e o seu gel é composto naturalmente por propriedades hidratantes, antissépticas, antivirais e antibacterianas, que estimulam a regeneração e atuam como efeito refrescante e que podem ser usadas para tratar pequenas queimaduras ou feridas, picadas de insetos, entre outros tratamentos.
Este gel natural da Aloé Vera tem ainda um efeito calmante na nossa pele. Esta planta também filtra naturalmente toxinas, como o formaldeído e benzeno, purificando e limpando assim o local onde está inseria. A Aloé Vera é uma espécie de planta suculenta, ou seja, armazena água em quantidades muito superiores do que as plantas normais. Quer isto dizer que ela pode suportar alguns períodos de seca e prefere receber luz solar. Um local iluminado perto de uma janela é o sítio ideal para esta planta.
2. Crisântemo
Esta é uma planta de tradição de cultivo milenar, em especial nos países asiáticos. O crisântemo é uma planta perene que se destaca pelas suas flores aromáticas e que, além destas capacidades relativas à sua fragrância, consegue ainda de forma natural eliminar ou absorver gases potencialmente perigosos, renovando assim a qualidade do ar que circula nas nossas casas.
Sugerimos que a coloque num local onde tenha abundância de luz solar direta. Relativamente à água, basta regá-la um par de vezes por semana e, se possível, alimente-a com adubo uma vez por mês.
3. Dieffenbachia
Dieffenbachia ou, muitas vezes chamada popularmente de “Comigo-ninguém-pode”, é uma planta de origem tropical. Contudo, é uma das plantas de interior mais fáceis de cuidar, sendo distinta pela cor das suas folhas que também atuam constantemente na purificação e limpeza das toxinas que estão espalhadas pelo ar.
Esta planta precisa de muita luz solar direta. Relativamente à rega, o excesso de água pode causar o apodrecimento da raiz. Embora o solo deva manter-se húmido, volte a regar apenas quando verificar que o solo está seco.
4. Hera inglesa
A hera inglesa é uma planta que pode ser cultivada em vaso, no interior da sua casa, e que oferece vários benefícios, como eliminar e reter os níveis de benzeno e formol que se encontram no ar, mas também tem verdadeiras propriedades medicinais, como no auxílio a combater doenças severas, nomeadamente a artrite reumatoide, por exemplo.
Além destas capacidades, a hera inglesa também possui propriedades antioxidantes, antialérgicas, entre outros benefícios para a saúde.
A hera inglesa cresce facilmente, prospera com a humidade e prefere ambientes de luz média. Ainda acerca da hera inglesa, lembre-se de a colocar em locais longe do alcance das crianças ou dos seus animais domésticos, já que é uma planta tóxica quando ingerida.
5. Lírio da paz
Esta é a planta ideal para todos os que não estão habituados a ter plantas de interior. Esta espécie de planta tende a ter o tamanho controlado, ou seja, é uma das melhores plantas para ter em casa, devido ao tamanho e aos poucos cuidados que requer.
O lírio-da-paz é uma espécie de planta que prefere receber luz solar indireta, dando-se bem nos espaços com pouca luz natural. Relativamente à rega, basta que observe a planta e, quando notar que as suas folhas estão a ficar ligeiramente mais caídas, pode regá-las imediatamente e voltarão quase instantaneamente ao seu estado normal.
6. Palmeiras de bambu, areca-bambu, ou palmeira de jardim
Palmeiras de bambu, também conhecidas como areca-bambu ou palmeira de jardim, são plantas que se distinguem pelos seus caules semelhantes a canas de bambu.
São ideais como planta de interior, que acrescentam um toque tropical ao ambiente da sua casa e que, além de serem plantas decorativas e de fácil manutenção, também têm uma grande capacidade de limpar e purificar o ar do local onde se encontram.
Esta planta tropical prefere ambientes em que receba luz solar indireta e cresce rapidamente. Em relação a quando a deve regar, basta apenas verificar a camada superior do solo e, quando estiver seca, regue-a.
7. Árvore-da-borracha
Ficus elastica, conhecida popularmente como árvore-da-borracha ou planta de borracha, é uma planta muito resistente, de aspeto exótico, com folhas largas e brilhantes, tornando-a ideal para decorar qualquer espaço da sua casa.
Esta planta é capaz de diminuir ou eliminar os níveis de formol que se deslocam no ar, purificando e limpando assim o ar da sua casa. É uma planta que prefere lugares iluminados, com luz solar indireta. Deve ser regada com pouca água.