Quer colocar plantas na cozinha e ainda não sabe quais as espécies que deve escolher? Eis sete sugestões de plantas para a cozinha.
É sempre uma boa ideia ter plantas na cozinha ou em qualquer divisão da casa. Elas podem ornamentar e colorir os nossos lares, criando um ambiente mais natural e belo, além de serem uma fonte natural de oxigénio.
Um ótimo exemplo e muito comum de se encontrar nas cozinhas portuguesas são as ervas aromáticas, mas além destas existem outras igualmente indicadas para ter na nossa cozinha. Elas geram um ambiente mais colorido neste espaço, assim como ajudam a purificar o ar e a reduzir o pó que pode andar pelo ar.
Fique a conhecer algumas sugestões básicas para cuidar das plantas na cozinha
A maioria das plantas necessita de alguns cuidados mais básicos como a rega e a limpeza. Mesmo as plantas que lhe vamos indicar necessitam do mínimo de cuidados e de atenção.
Deve retirar, frequentemente, as folhas secas e caídas das suas plantas, sem esquecer de as regar.
Contudo, também deve ter o cuidado e a atenção de regar sempre as suas plantas e de controlar os níveis de água. Mais vale colocar menos água do que água em excesso, já que é mais fácil e prático voltar a regar a planta com mais um pouco de água do que retirar a água em excesso do vaso.
Sempre que quiser saber de forma mais precisa quando a planta está a necessitar de ser regada, basta sentir a terra. Se estiver muito seca, é o momento para regar a sua planta.
Por norma, as plantas necessitam de luz solar pelo que, sempre que possível, coloque-as próximas de locais onde a luz solar incida, como as janelas.
Se não tiver a possibilidade de receber luz natural na sua cozinha, certifique-se que de tempo a tempo a coloca em algum lugar onde possa receber luz solar.
Além das sugestões já mencionadas, deixamos aqui a última, que é para que nunca deixe as suas plantas junto do fogão.
Outras dicas úteis para tratar das suas plantas na cozinha
- Evite regar a planta por cima;
- Prefira regar a planta a partir da base da mesma;
- Dê prioridade a várias regas com menos água do que rega em excesso (no verão, regue sistematicamente; no inverno, basta uma vez por semana);
- Evite deixar água na base do vaso e regue apenas quando sentir ou observar que a terra já está seca;
- Lembre-se de que o excesso de água é uma das causas da morte das plantas. Basta manter a terra húmida e não alagada;
Com apenas estes cuidados mais básicos as suas plantas vão viver saudáveis por muito mais tempo.
As 7 melhores plantas para a cozinha
Agora, vamos apresentar-lhe sete espécies de plantas que pode colocar a ornamentar a sua cozinha. Umas podem requerer um pouco mais de dedicação e mais alguns cuidados do que outras, mas todas irão reagir bastante bem nesta divisão da sua casa.
Verifique connosco a nossa lista, observe e conheça melhor qual a planta ou plantas que mais lhe agradam para colocar na sua cozinha.
Aloé vera
A primeira planta que lhe vamos sugerir para colocar na sua cozinha é a famosa e versátil aloé vera, uma planta perene (que dura muito tempo) e muito resistente.
Uma das suas principais características é que o gel desta planta é bastante benéfico para cuidar da pele. Pode usar este gel hidratante e natural da planta para tratar pequenas queimaduras, feridas, reações alérgicas na pele, etc.
Cuidados a ter com esta planta: basta apenas que receba luz solar de forma indireta e colocá-la num lugar onde não receba demasiado frio. Esta planta prefere lugares mais amenos e aconchegantes.
Begónia
A begónia é originária da América tropical. As flores desta planta são belas e coloridas. Elas podem ter a cor rosa, amarela, branca, vermelha, entre outras, deixando a sua cozinha mais colorida, graciosa e natural.
A begónia é uma planta que se adapta a locais que possam ter sombra, mas também não se importa de receber luz solar de forma direta. Relativamente à rega, esta planta só deve ser regada quando verificar que a terra está seca.
Catos
Como os catos são originais de regiões desérticas, eles preferem um ambiente mais seco. Estas plantas são muito resistentes e capazes de se adaptar a vários ambientes. No entanto, evite colocá-las em ambientes demasiado húmidos.
Basicamente, estas plantas preferem receber a luz solar em abundância e não se deve abusar na quantidade de água aquando da rega. Uma vez por mês é suficiente para esta espécie de planta.
Coleus
Coleus, também conhecida como coração-magoado, é uma planta de origem tropical, sempre muito utilizada para decorar o interior das nossas casas, inclusive nas cozinhas, por ser muito apreciada ornamentalmente, graças às diferentes tonalidades com folhas vermelhas, verdes, castanhas ou rosa.
O cuidado mais importante a ter com as plantas coleus envolve encontrar e colocá-las no local certo, para receber a iluminação/sombra mais adequada, sendo também conveniente tê-las como planta de interior por serem mais sensíveis ao frio.
Ervas aromáticas
Relativamente às ervas aromáticas, existem bastantes opções e talvez isso dificulte a sua escolha. Pode escolher plantas para a sua cozinha tais como hortelã, alecrim, cebolinhos, coentros, salsa, tomilho, manjericão e muitos mais.
A lista de ervas aromáticas é longa. Na verdade, pode escolher mais que uma claro. Plante as suas ervas favoritas na quantidade que quiser.
Sugerimos que coloque as suas ervas aromáticas num local com luz solar indireta, sem correntes de ar e com poucas horas de sol direto e as regue com a quantidade de água suficiente para crescerem saudáveis.
Jiboia ou hera-do-diabo
Epipremnum aureum ou hera do diabo, mais conhecida como jiboia, é uma planta de interior por excelência, bastante comum de se encontrar nas casas portuguesas, seja na cozinha ou noutra divisão, até porque estas plantas também são vistas nas casas de banho devido ao seu gosto pela humidade.
A Jiboia é uma planta bastante resistente, mas que não gosta muito de temperaturas frias, mas isso não significa que não possa suportar o frio. É uma planta que precisa de muita luz indireta. Tente colocá-la num local que receba bastante luz e que tenha algum espaço.
Violeta
Esta planta é bastante bela e ideal para decorar espaços de interior como as cozinhas, basta que plante a sua violeta num lugar protegido da luz solar de forma direta, mas que tenha bastante claridade. Coloque-a, por exemplo, junto a uma janela, mas protegida da luz solar direta.
Relativamente à rega, tal como em todas as espécies de plantas, evite encharcar a violeta, ou corre o risco de a matar. Esta planta só deve ser regada quando verificar que a terra está seca. Prefira regas com menos quantidade de água e, quando necessário, volte a regar em pequenas doses, isto serve para todas as plantas.