Prepare-se para uma jornada fascinante através de algumas das mais magníficas construções religiosas já erguidas. Descubra as 10 igrejas mais famosas do planeta.
As igrejas são ícones da fé, da santidade e da devoção religiosa, assim como também podem ser símbolos do poder local, político ou soberano, já que muitas igrejas foram edificadas como uma forma da realeza e da Igreja mostrarem o seu poderio financeiro.
Destacamos, na nossa lista, as 10 igrejas mais famosas do mundo, cheias de história e testemunhas da passagem do tempo e de alguns acontecimentos dramáticos da história da humanidade. Elas também nos mostram a inspiração e o talento humano para criar grandes obras de engenharia e arquitetura.
As 10 igrejas mais famosas do planeta
10 – Hagia Sophia
Santa Sofia, que significa “Sagrada Sabedoria”, é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla, hoje Istambul, Turquia.
Tendo sido devastada por vários terramotos, como o de 557 ou de 859, e por desastres e incêndios ao longo dos séculos, ela foi reconstruída várias vezes. Por isso, diz-se que a sua construção começou em 537 e ficou completa só em 1453.
Ao longo dos séculos, Hagia Sophia foi Igreja Ortodoxa Grega, Igreja Católica Romana, Mesquita e, atualmente, é um museu nacional desde 1 de fevereiro de 1935.
Hagia Sophia foi a maior catedral do mundo por quase mil anos. Atualmente, é considerada a epítome da arquitetura bizantina, famosa pela sua enorme cúpula. Santa Sofia serviu de inspiração para diversas mesquitas, principalmente a Mesquita Azul, construída entre 1609 e 1616 e que está situada em frente à Basílica de Santa Sofia.
9 – Basílica de São Marcos
A Basílica de São Marcos é a igreja mais famosa de Veneza. Construída em 1650, a primeira igreja aqui localizada data de 832, tendo sido reconstruída uma imensidade de vezes.
É um exemplo da arquitetura bizantina, com influência romana e islâmica, com alguns elementos góticos incorporados posteriormente, assim como com as paredes interiores adornadas com pedras preciosas e mármores ao longo dos séculos. Ainda hoje atrai imensos turistas, devido a este magnifico estilo arquitetónico.
8 – Basílica do Santo Sepulcro
A Basílica do Santo Sepulcro, também designada por Igreja da Ressurreição, é um templo cristão localizado em Jerusalém, Israel. É um dos locais de peregrinação mais sagrados do mundo do cristianismo. É aqui o lugar em que se acredita que Jesus Cristo foi crucificado, sepultado e terá ressuscitado.
O Santo Sepulcro foi identificado pela primeira vez como o local da crucificação de Jesus no século IV, tendo sido construída pela primeira geração de cristãos e, desde o século IV, que esta igreja tem sido adorada e consagrada por todos os cristãos.
É considerado o local mais sagrado do mundo para a cristandade, mas, além do seu valor religioso, também é valiosa pelo seu imenso valor arqueológico. A igreja contém ainda artefactos históricos e de grande riqueza arqueológica.
7 – Basílica da Natividade
A Basílica da Natividade, também designada de Igreja da Natividade, localizada em Belém, na Palestina, é uma das mais antigas igrejas ainda em uso no mundo. Esta basílica foi construída a mando de Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino, por volta do ano de 330.
Esta basílica foi construída sobre uma caverna que se acredita ter sido o local de nascimento de Jesus. Desde 2012 que está classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.
Atualmente, a Basílica da Natividade não recebe nem crentes, nem turistas, devido ao conflito na Palestina.
6 – Catedral de São Paulo
A Igreja Catedral de São Paulo, o Apóstolo, mais conhecida como Catedral de São Paulo, fica localizada no ponto mais alto de Londres, em Inglaterra.
A primeira versão conhecida desta catedral era feita de madeira e foi destruída por um incêndio. A segunda versão foi destruída por viquingues alguns anos depois. Já a terceira versão, feita de pedras, foi construída em 962 d.C. e devastada por um incêndio em 1087.
No mesmo ano, começava a quarta versão da Catedral de São Paulo e, desde 1710, após muitos restauros e construções, encontramos a última e atual versão desta catedral.
5 – Abadia de Westminster
Formalmente denominada Igreja Colegiada de São Pedro em Westminster, mas mais conhecida como Abadia de Westminster, fica localizada em Westminster, Londres, Inglaterra.
A construção da igreja atual começou em 1245, por ordem do rei Henrique III, que selecionou precisamente este local para o seu enterro. As duas torres da abadia foram construídas somente no século XVIII, mais precisamente entre 1722 e 1745.
A Cadeira da Coroação é um dos destaques da Abadia de Westminster. Encomendada pelo Rei Eduardo I para abrigar a Pedra do Destino, uma relíquia escocesa adquirida pela Inglaterra.
A igreja é o local de descanso de mais de 3.500 figuras ilustres, desde membros da família real a heróis nacionais, incluindo Sir Isaac Newton, entre muitos outros.
Atualmente, é Património Mundial da UNESCO, continuando a ser um dos mais emblemáticos edifícios do país. A sua arquitetura continua a atrair milhares de turistas anualmente.
4 – Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro é uma basílica localizada no Estado do Vaticano. Antes da construção desta Basílica, existia uma pequena igreja mais antiga, originalmente construída no século IV.
A construção do atual edifício iniciou-se em 1506. Após 120 anos de construção, foi consagrada e inaugurada em Roma em 1626. Ao longo da sua construção, recebeu contributos de alguns dos grandes mestres do renascimento, como Bramante, Michelangelo, Rafael e Bernini.
Atualmente, é um dos locais cristãos mais visitados do mundo, classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. No seu deslumbrante interior, habita uma infinidade de obras de arte, incluído obras de Bernini e Michelangelo.
3 – Catedral de Notre-Dame de Paris
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, localizada no centro de Paris, França. A sua construção foi iniciada em 1163, em homenagem à Virgem Maria e a sua inauguração foi feita apenas em 1345.
É das atrações turísticas mais importantes e visitadas de França e continua a inspirar artistas e arquitetos, sendo a Catedral de Notre-Dame considerada das mais belas construções da arquitetura gótica francesa.
2 – Catedral de São Basílio
A Catedral de São Basílio é uma catedral ortodoxa russa erguida na Praça Vermelha em Moscovo, Rússia. Curiosamente ou não a catedral marca o centro geométrico da cidade. Construída entre 1555 e 1561, por ordem do czar russo Ivan, o Terrível, em homenagem a vitórias militares contra os tártaros.
Provavelmente, esta Catedral é a construção religiosa mais conhecida de Moscovo e, talvez, da Rússia, sobretudo devido às suas torres com domos coloridos e à sua arquitetura totalmente incomum para uma igreja,
É uma das igrejas mais famosas do mundo, classificada como Património Mundial da UNESCO desde 1990, em conjunto com o Kremlin e a própria praça.
1 – Sagrada Família
O Templo Expiatório da Sagrada Família, conhecido principalmente como La Sagrada Família, fica localizado em Barcelona, Espanha. Esta igreja Católica Romana foi planeada e desenhada pelo arquiteto Antoni Gaudí.
O projeto foi iniciado em 1882 e financiado exclusivamente por contribuições privadas. Esta obra continua incompleta, talvez devido ao seu colossal tamanho e estima-se que apenas em 2026 esteja concluída, coincidindo com a morte de Antoni Gaudí.
Apesar desta obra continuar em construção, é um dos símbolos de Barcelona e dos locais mais visitados em toda a Espanha, considerado um grande exemplo de arquitetura modernista projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí. Turistas de todo o mundo vêm visitar esta igreja inacabada.
Independentemente de continuar inacabada, algumas partes desta obra já foram declaradas pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.