Seguramente que vai querer saber as grandes curiosidades sobre o Natal. Trata-se da época festiva mais encantadora que se vive ao longo do ano.
O Natal revela-se um momento especial para todos os que celebram esta data. Nesta época festiva, as pessoas reúnem a família e vivem-se momentos de convívio num ambiente acolhedor. O cenário é deslumbrante, a decoração é pensada ao pormenor, há muitas luzes, muitas cores e muitos sabores. A mesa é composta e há petiscos para todos os gostos, em fartura.
Portanto, reúnem-se todas as condições para se viverem momentos mágicos. Por isso, querer saber tudo sobre o Natal revela-se uma decisão sensata. Seguramente que vai querer saber as maiores curiosidades sobre o Natal. Trata-se da época festiva mais encantadora que se vive ao longo do ano.
As 10 grandes curiosidades sobre o Natal
1 – Um pinheiro natural
Atualmente, são poucos os que optam por fazer a árvore-de-Natal com um pinheiro natural. Esta opção é ousada, porque suja muito mais e requer alguns cuidados, já que se trata de um ser vivo.
Se desejar que a árvore-de-Natal aguente 30 dias, deve manter a terra e as raízes húmidas. Deve afastar o vaso com o pinheiro de sítios quentes. Além disso, deve ainda borrifar os ramos do pinheiro com água para que o pinheiro se mantenha sempre fresco.
2 – Árvore de Natal
O hábito de criar a árvore de Natal terá surgido na Alemanha. Alguns historiadores defendem a tese de que terá sido Lutero a pessoa que montou a primeira árvore na sua casa. Ele pretendia demonstrar às crianças o quão especial era o dia do nascimento do menino Jesus.
Outros defendem que o santo Vilfrido ter-se-á deslocado à Alemanha com o propósito de promover o cristianismo. Há quem defenda que a figura triangular de um pinheiro era perfeita para explicar a Santíssima Trindade. Por isso, a árvore passou a ser especial, a ser reverenciada como uma planta divina.
3 – As bolas de Natal
Muitos desconhecem, mas antigamente as árvores de Natal eram decoradas por maçãs. Estas maçãs foram sendo substituídas por bolas decorativas ao longo dos tempos. Atualmente, é raro vermos uma árvore de Natal sem bolas na sua decoração.
4 – O nascimento
O Natal é uma data que visa recordar o nascimento do menino Jesus. No entanto, apesar desse simbolismo, o menino Jesus até pode não ter nascido no mês de dezembro. Por esta altura do ano, o frio é intenso na região de Belém, cidade próxima a Jerusalém.
5 – Os brinquedos
Segundo um estudo feito recentemente, 40% dos brinquedos que são oferecidos às crianças no dia de Natal, acabam por não ter grande duração, uma vez que antes de março eles ficam partidos.
6 – São Francisco de Assis
O primeiro presépio da História foi realizado na noite de Natal no ano de 1223, em Itália, na cidade de Greccio. O presépio nasceu da vontade do frade São Francisco de Assis e do seu desejo de celebrar o Natal da forma mais realista possível.
São Francisco de Assis também terá sido autor da Missa do Galo: “Como os galos cantavam às primeiras horas da madrugada, o povo deu a essa celebração o nome de Missa do Galo.”
7 – Pai Natal
A figura do Pai Natal surgiu como uma homenagem realizada ao bispo católico São Nicolau. No século IV, este homem dava presentes a crianças pobres. O bondoso homem nasceu na Turquia em 280 d.C.
Nicolau, que se tornou santo, mais tarde, terá dado origem ao conceito de Pai Natal. Pela sua bondade, ele ajudou muitas pessoas pobres. Nicolau tinha por hábito colocar moedas (em sacos) perto das chaminés.
Terá sdo na Alemanha que surgiu a primeira representação de Nicolau como Pai Natal. Mesmo a expressão inglesa “Santa Claus”, usada para designar o Pai Natal pelos americanos, derivou inicialmente de “Saint Nicholas” (São Nicolau).
Leia também:
- 4 receitas de Sonhos de Natal para todos os gostos
- 15 das mais belas mensagens de Natal
8 – A tradição do Perú de Natal surgiu em 1621
O Perú foi servido pela primeira vez como prato principal durante o dia de Ação de Graças. Esse momento aconteceu em 1621, no estado de Massachussets, nos Estados Unidos. Por isso, foi no século XVII, que o peru assumiu pela primeira vez o papel principal numa refeição desta importância.
9 – Jingle Bells
Inicialmente, a música Jingle Bells não era uma música natalícia, apesar de atualmente ser impensável vivermos um Natal sem ouvirmos esta música. Originalmente, esta música foi criada para o Dia de Ação de Graças.
Contudo, posteriormente, tornou-se numa das canções mais populares da época natalícia. Curiosamente, foi a primeira música a ser cantada no espaço. A música “Jingle Bells” foi cantada pelos astronautas da Gemini 6, no dia 16 de dezembro de 1965.
10 – O presente mais pesado
Muitos desconhecem, mas a Estátua da Liberdade é um símbolo do Natal. A icónica Estátua da Liberdade foi um presente de Natal oferecido pela França aos Estados Unidos da América. Provavelmente, esta será a maior prenda e a mais pesada de sempre!