Economize dinheiro no combustível! Saiba como usar o ar condicionado do carro de forma inteligente para reduzir os custos de combustível. Muitas pessoas usam o ar condicionado do carro sem pensar nas consequências. Será que também comete esse erro? Há quem o faça constantemente. É o tipo de pessoa com o ar condicionado sempre ligado para assegurar o máximo conforto no momento da condução? Esse comportamento implica a criação de efeitos negativos, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de combustível.
Ar condicionado do carro: sabe quanto gasta de combustível?
O funcionamento
Desde que o sistema de ar condicionado de automóveis foi inventado pouco mudou. Muitos pensam que para funcionar ele recorre apenas a energia da bateria. Contudo, o seu funcionamento é baseado na física, sobretudo.
O sistema de ar condicionado dos carros recorre ao motor para fazer funcionar o seu compressor e fá-lo numa ação que é mecânica. O compressor entra em funcionamento a partir daí, com a colaboração de circuitos elétricos enviados pela bateria. É desta forma que ele arrefece a temperatura, quando está calor.
O consumo
Será um mito o consumo de combustível por parte do ar condicionado? Não, trata-se da realidade. Se deseja mesmo poupar no combustível, deve ter cuidado no momento de usar o ar condicionado. O sistema de ar condicionado de automóveis faz mesmo subir os consumos. Por isso, usá-lo pesa no orçamento.
O processo
Para o compressor do ar condicionado do carro estar em funcionamento, ele passa a exigir mais energia ao motor. Esta é uma tarefa adicional, mas uma exigência que se faz ao carro. Por isso, o motor irá necessitar de recorrer a mais combustível para desempenhar as suas funções corretamente.
O aumento do consumo
Foram realizados estudos recentemente que apresentam cálculos com números assustadores para quem procura poupar. Segundo os investigadores, o ar condicionado poderia consumir até meio litro de combustível por 1 hora! Desta forma, o recurso ao ar condicionado representa uma subida substancial no consumo.
A condução com o ar condicionado ligado implica mais gasto de combustível. Os valores na condução na cidade são de 30%, descendo para 20% quando a condução é realizada em autoestrada.
Consumo variável
É importante referir que o consumo de combustível com o uso do ar condicionado é variável, porque está relacionado com a própria tecnologia aplicada no fabrico do sistema de climatização do carro.
Nunca devo ligar o ar condicionado (A/C)?
Frequentemente, o ar condicionado até é aconselhado. Este elemento assegura um conforto importante que permite que a condução seja feita em segurança. Quando os termómetros sobem e se está a enfrentar uma onda de calor, torna-se perigoso andar no carro sem a frescura que o ar condicionado proporciona. Este elemento promove o nosso bem-estar de várias formas e até contribui para reduzir a fadiga, pois concede-nos uma maior capacidade de concentração. Por isso, por vezes, usar o ar condicionado pode ser um investimento justificável em determinados contextos.
As vantagens em ter o AC ligado
- O sistema de AC reduz os odores
- Ele promove uma circulação do ar adequada
- Ajuda a equilibrar a humidade
- Permite o desembaciar os vidros
- Assegura boa visibilidade do exterior do automóvel
As janelas abertas permitem maior poupança?
Sim, andar com o carro com as janelas abertas permite poupar mais. Contudo, não o deve fazer, pelo menos por sistema. Há momentos em que pode optar por uma das soluções, outros em que deve proceder da forma contrária.
Há estudos que indicam que existe um consumo de combustível superior quando se anda de carro com as janelas abertas, isto, em comparação com uma condução de vidros fechados e sem ar condicionado, nomeadamente quando se circula a uma velocidade superior aos 80 km/h.
Quando o automóvel circula com os vidros abertos promove um aumento a pressão do ar (vento) no interior da viatura. Por isso, impõe uma alteração na sua aerodinâmica. O automóvel acaba por forçar o motor a um trabalho mais intenso, porque a viatura nesse contexto revela uma tendência para ficar mais lenta. Por isso, o motor acaba por trabalhar mais, em esforço, necessitando de injetar mais combustível.
Desta forma, quanto maior for a velocidade de circulação do carro, maior gasto implicará, porque será gasto mais combustível para transportar o automóvel, que se apresenta “mais pesado”.
– A opção do ar condicionado será sempre mais dispendiosa. Por isso, conduzir com os vidros para baixo significa poupar mais combustível. Contudo, pode não compensar, porque a poupança gerada nem sempre é significativa.
Além disso, essa opção pode promover o desconforto no condutor e nos passageiros que se encontram no carro.
A escolha sensata
Quando circula abaixo dos 80 km/h, opte por ter as janelas abertas sempre que as temperaturas exteriores permitirem. No entanto, para viajar a velocidades superiores aos 80 km/h, opte por ligar o ar condicionado.
Para poupar, quando o contexto o permitir, pode não usar nem uma, nem outra, se houver conforto com essa opção. Assim, assegura maior poupança.
Aprenda mais como poupar com o seu carro:
- Como reduzir o consumo de combustível e poupar dinheiro
- Quanto custa anualmente manter um carro em Portugal?
- Aprenda a limpar o carro por dentro e por fora e deixe-o como novo
Dicas para poupar no combustível com o ar condicionado
Se necessita de usar o ar condicionado, há formas de poupar. Se quer fazer essa opção e fazer com que ela se faça sentir o menos possível na fatura, então recorra a alguns truques que permitem minimizar o impacto que o sistema de climatização do carro tem no orçamento.
– Use o ar condicionado com moderação, sem temperatura muito fresca.
– Não use o AC sempre que entra no carro. Ligue só quando for realmente necessário.
– Se ligar o AC, deixe os vidros do veículo bem fechados.
– Sempre que possível, desligue o AC e abra um pouco os vidros.
– Acione a função de recirculação do ar, pois implica um gasto inferior de energia.
– Invista na manutenção: o bom funcionamento permite mais poupança.
– Faça a limpeza regular das condutas do ar condicionado a cada dois anos.
– Troque os filtros a cada 2 anos.
Nos dias de calor intenso, há a tendência para ligar o ar condicionado mal se entra no carro. Aguarde uns minutos. Primeiro, abra as janelas e portas durante alguns minutos, para deixar que o calor saia do veículo. Após refrescar o interior do automóvel, pode então ligar o AC, se assim desejar.
Condução sensata
O ar condicionado no carro implica um gasto no consumo. Embora seja um investimento, deve ser usado com moderação. Não o deve usar sempre, mas nunca o usar é um erro.
Para o bem da sua segurança (e de quem viaja consigo), deve ser usado nos dias mais quentes. O AC assegura conforto e bem-estar. Por isso, há que ter sensatez no momento de conduzir…