Conheça a cidade que está ligada a uma lesão do fundador do reino. D. Afonso Henriques magoou-se com gravidade e nunca mais foi o mesmo.
Ao longo da história de quase 9 séculos, muitos foram os episódios marcantes. Ao longo dos 900 anos da história de Portugal, muitos foram os portugueses que realizaram feitos extraordinários que ajudaram a elevar o nome de Portugal.
Muitos reis e rainhas tiveram o poder de decidir o destino do reino. Sobre estas pessoas há diversas curiosidades. Por exemplo, o fundador, D. Afonso Henriques, teve um pequeno percalço numa cidade que até se revela um local bastante encantador.
A curiosidade do monarca ter tido um pequeno acidente serve de mote para apresentar um destino turístico bastante agradável. Sabe qual é a cidade que está ligada a uma lesão do fundador do reino, D. Afonso Henriques?
A cidade onde D. Afonso Henriques se magoou com gravidade
Curiosidade
A cidade é Badajoz, uma cidade que apresenta um património histórico ímpar e que tem diversas razões para ser visitada. Esta cidade proporciona uma viagem no tempo.
Surpreendentemente, faz-nos visitar um passado que se encontra bem conservado. No entanto, há a curiosa ligação a uma lesão de um monarca português, talvez a pessoa mais importante da nossa história.
A lesão
A cidade de Badajoz encontra-se ligada ao início da nacionalidade portuguesa. Foi neste território que Afonso Henriques se magoou com gravidade numa perna em 1169. O momento foi caricato e aconteceu durante uma das diversas batalhas que o nosso primeiro rei realizou (nomeadamente contra castelhanos e mouros).
A lesão surge após bater contra o ferrolho de uma das portas da cidade. Os historiadores defendem que depois desta lesão o rei nunca mais foi o mesmo. Portanto, foi um momento que teve consequências bastante negativas para o monarca.
Localização
Badajoz é uma cidade e município raiano de Espanha. Esta cidade está presente na província homónima, da qual Badajoz é capital, integrando a comunidade autónoma da Estremadura e da comarca da Terra de Badajoz.
Ela apresenta uma riqueza tão invulgar, que se tornou numa referência incontornável da região da Estremadura.
Destino turístico
Badajoz é uma cidade de grande beleza. Além da riqueza da sua história, este destino turístico apresenta diversos monumentos que permitem testemunhar o seu incrível passado.
Principais pontos de interesse
É uma cidade fascinante e existem vários motivos: as suas pontes, as construções religiosas, os monumentos… são atrações imperdíveis.
Há ainda a destacar a paisagem. Por isso, quem tiver a oportunidade de programar uma escapadinha até esta cidade espanhola, viverá uma experiência memorável.
Catedral de São João Baptista
Uma das atrações mais populares de Badajoz é a sua grande catedral. A Catedral de Badajoz, como também é conhecida.
Este templo encontra-se no coração da cidade, na Praça de Espanha, bem no centro. Este templo é a sé da Arquidiocese de Mérida-Badajoz tendo sido declarada Monumento Histórico-Artístico.
O seu aspeto é o resultado de diversas intervenções que se realizaram no monumento ao longo dos séculos. Foi na catedral que tiveram lugar os esponsais do rei Fernando VI com Maria Bárbara de Bragança, infanta portuguesa.
Praça de Badajoz
Esta praça é um dos espaços mais emblemáticos de Badajoz. A Plaza Alta de Badajoz chegou a funcionar como o centro da cidade. A praça é quadrangular, sendo plana e ampla.
Esta praça apresenta belas construções. É uma atração imperdível, pela sua beleza, com as suas casas coloridas, destacando-se uma cerca árabe curiosa, percorrida por pórticos e arcadas. O Campus da Universidade encontra-se na Praça de Badajoz.
Torre de Espantaperros
Esta torre é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. A Torre de Espantaperros tem cerca de 30 metros de altura. Por isso, é um dos edifícios com mais destaque em Badajoz.
Ela apresenta uma planta octogonal e corpo quadrangular. A função primitiva desta torre era a de vigia, como era comum nestas torres.
La Galera
Esta atração encontra-se junto à Torre de Espantaperros. La Galera está presente num belo edifício do século XVI, sendo um edifício que teve várias funções ao longo da história.
Serviu de câmara municipal, paiol ou celeiro; serviu de hospício, de prisão e até de museu arqueológico. Ao redor do edifício onde La Galera se encontra, existe um belíssimo jardim que apresenta vários vestígios arqueológicos.
Forte mouro em Badajoz
A Alcazaba revela-se um testemunho da presença dos mouros na cidade de Badajoz. Esta atração encontra-se presente na parte mais alta da cidade. Alcazaba consiste num aglomerado com muita história. Foi construído no ano de 875.
Tinha três portas principais e vários torreões. No interior, encontravam-se diversos elementos arquitetónicos, destacando-se o casario, palácios sumptuosos, além de três mesquitas. Neste espaço, é ainda possível visitar outra atração da cidade, o Museu Arqueológico Provincial.
Museu Arqueológico
Este museu encontra-se numa mansão senhorial fortificada. Esta mansão foi construída durante os séculos XIV e XV, tratando-se de uma construção em pedra e tijolo.
A mansão senhorial fortificada apresenta um aspeto sólido. Esta construção singular é composta por quatro torres angulares.
No interior desta mansão, encontra-se um claustro mudejár. Ao longo de diversos anos, ela serviu de residência. No entanto, atualmente, é sede do Museu Arqueológico Provincial.
Museu de Badajoz
Este museu é imperdível. Trata-se do Museu de Badajoz, um espaço inovador. Ele permite que os visitantes conheçam informação rigorosa da cidade e da sua história, passada e presente.
O museu encontra-se presente na zona antiga. Este espaço possui uma sala de exposições e a sua inauguração teve lugar em 2001.
Fortificações de Vaubán
Esta atração é uma das mais populares da cidade. As Fortificações de Vaubán são uma obra com história, que remontam à segunda metade do século XVII. Esta obra, construída em pedra, tijolo e cal, prende as atenções de quem visita Badajoz.
Trata-se de um complexo sofisticado, revelando-se um excelente exemplar do melhor da engenharia militar da época em que foi construída.
As Fortificações de Vaubán deslumbram os visitantes pela sua imponência. A muralha conta com oito baluartes, todos dispostos para o sul.
Ponte de Palmas
Esta ponte foi construída sobre uma outra datada do século XV. No entanto, esta foi danificada por fortes cheias. A Ponte de Palmas atual foi concluída em 1596. No entanto, ela nunca teve uma relação fácil com o rio Guadiana. Por exemplo, no reinado de Felipe III, em 1603, uma outra cheia do Guadiana destruiu 16 dos seus 24 mananciais, o que forçou a sua reconstrução parcial.
A Ponte de Palmas teve grande importância estratégica. Atualmente, esta ponte é um dos ex-libris da cidade de Badajoz. Ela é particularmente fotogénica ao pôr do sol. O cenário fica particularmente encantador nesse contexto, pois as cores quentes do entardecer pintam as águas do Guadiana. Nas imediações da ponte, não faltam bares com esplanadas, perfeitos para desfrutar de um fim de tarde memorável.
Porta das Palmas
Este monumento é outra atração imperdível. Porta das Palmas é um monumento muito representativo da história de Badajoz.
Ele consiste numa porta histórica que se encontra em frente da famosa ponte de Palmas. Está apoiado em dois cilindros coroados por ameias e rodeados na parte superior e na base por cordões decorativos.
A Porta das Palmas sofreu várias remodelações e usos ao longo dos anos. Este monumento serviu de acesso fortificado da cidade. Esta mítica porta serviu ainda de ponto de controlo para efeitos fiscais. Atualmente, a Porta das Palmas faz parte do património e da lista de monumentos de Badajoz.
Câmara Municipal
O edifício da Câmara Municipal é outro espaço merecedor de uma visita. Este edifício foi construído nos finais do século XVIII. O edifício destaca-se pela sua beleza. Apresenta um aspeto clássico, equilibrado e harmonioso.
A arcada deste edifício encontra-se no andar térreo. Este é um espaço que oferece ritmo e elegância a uma construção cheia de simbolismo e imponência.
Quer saber onde pode comer em Badajoz?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Casa
Morada: Azcona Av. Adolfo Díaz Ambrona, 36, 06006 Badajós, Espanha
Contactos: (+34) 924 96 16 18.
Restaurante Marchivirito
Morada: Carret. de Cáceres, 37. 06007 Badajós, Espanha
Contactos: (+34) 924 27 42 15 ·
Taberna La Casona Alta
Morada: Plaza Alta s/n, 06001 Badajós, Espanha
Contactos: (+34) 924 24 73 95
La Bistrológica
Morada: Calle Jacinta Garcia Hernandez 4, 06011 Badajós, Espanha
Contactos: +34 600 05 61 75
Mais informações, aqui.
Restaurante Tesoros Piratas
Morada: Carretera Madrid-Lisboa S/N, Complejo Pealsa, nave 1, 06008 Badajós, Espanha
Contactos: +34 924 25 99 58
Quer saber onde pode dormir em Badajoz?
Eis algumas sugestões de qualidade:
NH Gran Hotel Casino de Extremadura
Morada: Avenida Adolfo Diaz Ambrona 11, 06006 Badajós, Espanha
Mais informações, aqui.
Sercotel Gran Hotel Zurbarán
Morada: Gómez de Solís,1, 06001 Badajós, Espanha
Mais informações, aqui.
Hotel Badajoz Center
Morada: Avenida Damián Téllez Lafuente, s/n, 06010 Badajós, Espanha
Mais informações, aqui.
Hotel San Marcos
Morada: Meléndez Valdés, 53, 06002 Badajós, Espanha
Mais informações, aqui.
Casa da Catedral Ramona
Morada: Calle Meléndez Valdés, número 1 2do., 06002 Badajós, Espanha
Mais informações, aqui.