Fique a conhecer tudo o que precisa de saber sobre este ingrediente! Aprenda a usar curcuma e conheça as respostas às perguntas que muitos fazem. A curcuma é um ingrediente bastante apreciado pela comunidade científica. Foram realizados vários estudos que levaram à conclusão de que este alimento está na origem de diversos benefícios.
O interesse na curcuma tem aumentado, fazendo com que muitas questões sejam constantemente lançadas. O propósito deste artigo é dar resposta a essas perguntas que muitas vezes ficam sem resposta.
Por isso, poderá ficar a conhecer mais sobre esta raiz tão estimada entre indianos. Aprenderá a tirar partido da curcuma de diferentes formas.
Aprenda a usar curcuma: as respostas que muitos procuram
Qual a melhor forma de tomar curcuma?
A maneira mais simples de incorporar este ingrediente é integrá-lo na sua dieta. Adicionar a curcuma à comida. Em pó, a curcuma apresenta um sabor suave e pode ser polvilhada em diversos pratos, como legumes, arroz, ovos, sopas e molhos. Quando consumida fresca, a curcuma apresenta um sabor mais forte.
Como usar curcuma para inflamação?
A curcuma contém a curcumina, que é uma substância anti-inflamatória poderosa. Se pretende tomar a curcuma como um estimulante geral da saúde e ter acesso aos seus efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, a recomendação é que tome 250 a 500 ml de curcumina por dia. O que equivale a comer 4,5 a 9g de curcuma pura e integral.
Como usar curcuma na comida?
A suplementação em curcuma pode ser benéfica por várias razões, em diversas situações. No entanto, também é vantajoso ingerir a curcuma fresca ou em pó. Este alimento é muito utilizado na culinária. É usado como um tempero que dá uma verdadeira pitada de saúde ao prato (tal como acontece com outros ingredientes, nomeadamente o gengibre, a pimenta e a canela).
A curcuma é adorada pelos indianos. Trata-se de um ingrediente picante e levemente amargo. Pode adicionar (moderadamente) a raiz de curcuma em sopas, pratos com feijão, com vegetais, arroz e peixe e, ainda, sobremesas. Há pessoas que optam por conjugar curcuma e pimenta-preta nos seus cozinhados, porque a pimenta potencia os benefícios da raiz de curcuma.
Como utilizar a raiz de curcuma?
Pode ser usada para fazer arroz de curcuma, enquanto ele se encontra a cozer ou até no refogado. Há ainda quem use a raiz em sumos naturais ou com legumes, bastando triturar um pedaço da raiz com os outros ingredientes. Outra possibilidade é cortar a raiz em rodelas e fazer chá.
O que é curcuma em português?
A curcuma ou curcuma longa é ainda designada como açafrão da Índia, açafrão-da-terra, gengibre-amarelo ou turmérico. Este alimento consiste numa raiz da família das zingiberáceas, um arbusto trepador, natural da Ásia, que se encontra em maior número na Índia.
A curcuma tem uma cor alaranjada devido às substâncias fenólicas – as curcuminoides. Um dos principais compostos ativos da curcuma é a curcumina. Além deste, a raiz contêm ainda demetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina, que possui em menor quantidade.
Para que serve a cápsula de curcuma?
Existe a possibilidade do recorrer à curcuma em cápsulas manipuladas. A forma mais correta de proceder é recorrer primeiro aos conselhos de um médico ou nutricionista especializado.
Este especialista poderá ficar a conhecer os mais diversos detalhes sobre a sua pessoa, o seu histórico clínico, identificando a quantidade indicada para o seu caso.
Como tomar cápsulas de açafrão?
As doses devem ser prescritas individualmente. Não existe uma quantidade ideal para todos. Deve ser uma indicação feita para cada caso.
Em geral, os fabricantes fazem a indicação do consumo de 1 a 2 cápsulas, entre 1 e 2 vezes diárias. Geralmente, o melhor momento para tomar o suplemento de curcuma é um pouco antes das principais refeições (isto é, antes do almoço e/ou jantar).
Fique a conhecer mais sobre o açafrão:
- Os poderosos benefícios do açafrão para a sua pele
- Aprenda a incorporar curcuma na sua alimentação diária
- As 10 razões para incluir o açafrão na sua dieta diária
Quais os benefícios da curcuma?
- Gera uma ação antioxidante e anti-inflamatória;
- Previne doenças autoimunes, cancro, doenças neurológicas e diabetes;
- É hepatoprotetora, pois protege a saúde do fígado;
- É carminativa, isto é, atenua o desenvolvimento de gases intestinais;
- É antidispéptica, isto é, alivia a dor e a sensação de enfartamento;
- É espasmolítica, já que inibe os espasmos musculares;
- É colerética, pois estimula a secreção de bílis;
- Ajuda na prevenção de hiperlipidemias (níveis elevados de colesterol e/ou triglicéridos), arteriosclerose e tromboembolias.
A curcuma tem contraindicações?
Embora existam vários benefícios com a curcuma, há determinados contextos em que o seu consumo é desaconselhado. É o caso da obstrução das vias biliares.
Convém ainda referir que é importante fazer sempre um consumo moderado. Se estiver a tomar suplementação de curcuma, deve fazê-lo às refeições e ter em atenção e parar se sentir desconforto gástrico.