Já se questionou sobre como poupar combustível no trânsito? O trânsito é uma experiência negativa. Deixa-nos frustrados ter para onde ir e ser obrigado a ficar retidos num espaço onde não se quer estar. Além dos problemas que se criam no nosso sistema nervoso (e nas nossas unhas…), ficar retido no trânsito também está na origem de maiores gastos.
O para e arranca do carro não é bom para a carteira. Quando se está preso no trânsito, o gasto de gasolina ou de gasóleo é substancial. No entanto, reunimos um conjunto de sugestões que permitem assegurar uma poupança nesta área.
Todos gostam de poupar, independentemente do automóvel que se conduza. O trânsito pode levar a que os gastos em combustível aumentem substancialmente. Na atualidade, há diversos automóveis a serem comercializados com o sistema “Start & Stop”.
Neste sistema, quando se coloca a caixa de velocidades em ponto morto, o motor desliga. Além disso, sempre que se pressiona o acelerador, o motor “desperta”. O mesmo acontece quando se pressiona o pedal de embraiagem ou se tira o pé do travão.
O sistema “Start & Stop” é eficaz. Trata-se de um auxiliar da poupança de combustível. Este sistema também se revela precioso, porque ajuda na diminuição da emissão de gases nocivos para o ambiente. Acontece, porque o carro não está a consumir (nem a poluir) quando o motor está desligado.
Dicas para poupar combustível no trânsito
1 – Planifique as deslocações
Se tiver de realizar várias deslocações pela cidade e puder escolher as horas a fazer o percurso, tente conhecer os caminhos alternativos, de forma a fazer percursos distintos, quando sabe que os percursos habituais são infernais nas horas de ponta.
Desta forma, poderá evitar boa parte dos tempos de paragem em filas de trânsito. Por isso, é importante planificar bem o trajeto, pensando na forma mais eficaz de fazer o percurso sem trânsito. Por vezes, fazer um pequeno desvio assegura poupança de tempo, de combustível, de stress.
2 – Aproveite as descidas
Quando planificar o caminho, deve procurar incluir percursos com mais descidas ou mais acentuadas. Ao circular com mudança mais alta engrenada nas descidas irá aproveitar a inclinação.
Desta forma, só tem de controlar a velocidade, além de ficar atento à necessidade de travar, suavemente. O computador de bordo irá indicar o consumo instantâneo de 0,0 l.
3 – Acelerações e travagens suaves
Altere a sua condução. Conduzir a “todo o gás” não é um hábito saudável para a carteira. Pode poupar muito se optar por acelerações e travagens suaves. Fique atento ao evoluir do trânsito.
O pára-arranca deve ser evitado. Por isso, adote a estratégia de deixar alguma margem de avanço para o carro da frente. Desta forma, poderá mover o carro lentamente ao longo de várias dezenas de metros, evitando acelerações e travagens recorrentes.
4 – Retire da viatura o que não precisa
Há vários objetos que devem estar num automóvel, determinadas ferramentas, uma lanterna, o triângulo, o “macaco”, o colete e até uma caixa de primeiros socorros.
No entanto, muitas pessoas colocam diversas peças que raramente são usadas ou que só são usadas no verão (bicicleta de criança, triciclo, trotinete, skate, chapéu de sol, lancheira, entre outras), mas mantêm-se no carro ao longo do ano.
O peso implica maior arrasto, leva a consumos superiores e prejudica a performance do automóvel. Evite peso no carro e poupará também no combustível.
5 – Se ficar parado mais de 2 min, desligue o motor
O sistema “Start & Stop” encontra-se presente na maioria dos novos automóveis. Trata-se de uma forma eficaz de poupança. Os condutores que não tenham carro com este sistema podem desligar o motor, quando param o carro por tempo superior a 2 minutos.
6 – Verifique os níveis do óleo e do líquido de refrigeração
Tenha a preocupação de verificar os níveis do óleo e do líquido de refrigeração. Não deixe essa avaliação para o momento da revisão da viatura. O bom funcionamento do motor pode ser condicionado por vários fatores, como o calor excessivo, por exemplo.
Se tiver o hábito de conferir os níveis do líquido de refrigeração, poderá prevenir algum sinal de avaria ou de mau funcionamento do motor.
Aprenda a poupar:
- Como poupar água em casa e na cozinha
- Como poupar no ar condicionado
- Como poupar na fatura da luz
7 – Use combustível aconselhado pela marca do carro
Atualmente, há vários tipos de combustível. Os combustíveis aditivados poderão não fazer a diferença esperada nas cidades, nomeadamente nos chamados “pára-arranca”, onde revelam uma eficiência inferior.
Por isso, pode testar e tentar perceber se esse tipo de combustível conseguirá fazer mais quilómetros. Os trajetos e o estilo de condução adotado também contribuem para o resultado.
8 – Verifique a pressão dos pneus
Apesar de ser um procedimento básico, é frequentemente esquecido. A pressão dos pneus é importante. A pressão correta é recomendada pelo fabricante. O alinhamento da direção também contribui para a poupança de combustível, seja quando se está retido no trânsito, seja em andamento.
O hábito de verificar a pressão dos pneus é um procedimento importante que todos devem adotar. Faça-o uma vez por mês, pelo menos. Essa verificação pode ser realizada em qualquer estação de serviço ou numa oficina de reparação ou de montagem de pneus.
Em qualquer dos casos, o procedimento é rápido e gratuito.
No momento de trocar os pneus, opte pelos que se encontrem classificados com baixa resistência ao rolamento. Estes pneus permitem que se tenha uma condução mais suave. Por isso, contribuem para uma poupança de combustível.