Limpar a gordura da cozinha nunca foi tão fácil. Conheça nossas soluções para um ambiente brilhante e desfrute de um espaço impecável. Remover a gordura acumulada da cozinha pode ser um desafio verdadeiramente complexo. Horas a esfregar, 1001 produtos gastos e, mesmo assim, continua a sentir aquela impressão colante nas superfícies que a gordura provoca.
Porém, nós estamos aqui para o tranquilizar e para lhe mostrar que acabar com a gordura nesta divisão da casa não é uma missão impossível, apenas precisa de utilizar os recursos certos e atuar em conformidade.
Claro que há alguns cuidados na hora de cozinhar que pode tomar para evitar que a gordura prolifere. No entanto, é inevitável que esta divisão acumule alguma gordura, tendo em conta que é aqui que confecionamos todas as nossas refeições.
Portanto, o mais importante é saber encarar este pequeno obstáculo e superá-lo de forma bem-sucedida.
Aprenda a limpar a gordura da cozinha sem esforço
Quem é responsável pela gestão da limpeza do lar já sabe que inevitavelmente as casas se sujam e as divisões acumulam pó, germes e, também, gordura. Como é costume dizer-se, em casa há sempre algo para limpar, quer se passe muito tempo em casa, quer se tenha a casa fechada por muitos dias.
Hoje, centramos a nossa atenção na cozinha e nos desafios que ela coloca, no que respeita à acumulação de gordura, a qual pode acontecer em superfícies tão variadas, como as paredes, o chão, o forno, o fogão…
Para conseguir lidar de forma mais eficiente e rápida com este problema, reunimos para si dicas muito úteis de produtos que vão fazer toda a diferença no momento de começar a limpar a sua cozinha.
1 – Limão
Se tem a cozinha revestida com azulejo, certamente já reparou que os azulejos tendem a acumular a gordura dos cozinhados.
Para tratar esta superfície, uma opção bastante eficaz é o limão. Esqueça os detergentes e foque-se neste produto natural, que é o antídoto certo para combater a gordura na cozinha. Para o utilizar, basta diluir o sumo de dois limões num recipiente com água e aplicar esta solução nos azulejos engordurados. Assim, conseguirá de forma natural e económica acabar com a gordura nos azulejos da cozinha, enquanto ainda dá à sua cozinha um aroma fresco e agradável, conferido pelo limão.
2 – Bicarbonato de sódio
Outro produto milagroso quando o assunto são limpezas é o bicarbonato de sódio. Para fazer uso dele, é muito simples. Basta aplicar o bicarbonato na superfície engordurada, como o forno ou o fogão, por exemplo, e esfregar bem, usando um pano para o efeito.
Para uma solução ainda mais eficaz, quando a gordura já parece estar muito entranhada, pode recorrer a sumo de limão ou a vinagre de maçã e combinar com o bicarbonato.
3 – Vinagre
As propriedades antissépticas do vinagre também fazem deste um produto excelente para contrariar a gordura que persiste na sua cozinha.
Assim, além de eliminar a gordura mais difícil, ainda garante a desinfeção de bancadas, azulejos e demais superfícies da cozinha.
Para uma ação mais rápida e eficaz, pode ainda ferver o vinagre em partes iguais de água ou ainda misturá-lo com bicarbonato de sódio. Uma dupla absolutamente imbatível!
4 – Borras de café
Outra opção que possibilita ainda a reutilização de sobras é o uso de borras de café. Para isso, deve começar por colocar umas luvas e aplicar as borras de café sobre superfícies engorduras feitas de metal ou que sejam lisas.
Depois, bastar aguardar que o café atue durante alguns minutos. A seguir, faça a higienização como é costume, recorrendo ao detergente habitual. Problema resolvido!
5 – Produtos industriais
Se for ao supermercado, pode sempre comprar detergentes próprios para eliminar a gordura, como é o caso de detergentes amoníacos, adstringentes e desinfetantes. Essencial é que antes de iniciar a limpeza, se proteja com luvas e máscara, uma vez que estes produtos são abrasivos, tóxicos e irritantes para o nosso corpo.
Vai renovar a sua cozinha? Escolha materiais anti-gordura
Mesmo seguindo estas dicas, é inegável que há materiais onde a gordura entranha mais do que noutros. Azulejos, juntas… são exemplos de superfícies onde a gordura tende a fiar impregnada.
Por outro lado, as placas de PVC são um material super lavável, em que a gordura tem mais dificuldade em se fixar. Outra vantagem é ser um material mais barato, pelo que acaba por ser uma escolha acertada em todos os aspetos. Se está a construir uma nova cozinha, aproveite para privilegiar superfícies lisas, com luzes embutidas e um estilo mais clean que facilite a limpeza tanto em tempo, como em grau de dificuldade.
Evite assim superfícies porosas, tijolos, madeiras ou pedra. Acredite que tal fará a diferença na hora de ir limpar a cozinha.
Aprenda mais dicas de limpeza:
- Aprenda a limpar madeira com métodos simples e eficazes
- Como limpar e tirar manchas da banheira deixando-a impecável
- Aprenda a eliminar o mau cheiro do caixote do lixo
Como tratar dos eletrodomésticos?
Também há considerações a fazer no que concerne ao modo de fazer a manutenção da limpeza dos eletrodomésticos que tem na cozinha. Sempre que limpa a cozinha, não se deve esquecer de passar um pano nos eletrodomésticos.
Este gesto é particularmente importante em utensílios de uso mais frequente, como é o caso do forno, placa do fogão, máquina de café, microondas e robots de cozinha. Se passar sempre um pano humedecido numa das soluções sugeridas acima, será mais fácil evitar a acumulação de várias camadas de gordura e, deste modo, a cozinha não exigirá limpezas tão profundas e demoradas.
O combate a gordura não é tarefa fácil, mas não é um desafio impossível de superar, como ficou patente. Recorra aos produtos certos, adote o método apropriado e verá como vai conseguir manter a sua cozinha mais fresca e livre de gordura impregnada.