Aprenda a lavar os lençóis como um profissional e desfrute de uma roupa de cama sempre fresca e limpa! Sinta a diferença ao deitar-se em lençóis impecáveis e desfrute de noites de sono revigorantes! Os lençóis são uma peça delicada. Para se lavar devidamente, devemos ter alguns cuidados. As lavandarias dominam a arte de lavar lençóis. Para se saber o melhor método para se lavar lençóis, devemos escutar o que os profissionais partilham sobre esta matéria.
No presente artigo do NCultura, iremos partilhar consigo um conjunto de truques que permite que qualquer um possa apresentar lençóis frescos, macios e perfumados.
Aprenda a lavar os lençóis como um profissional
Pretende apresentar lençóis impecáveis como os dos hotéis? Então, tome nota das sugestões dadas pelos especialistas nesta matéria. Há dicas que fazem toda a diferença. Com estes pequenos truques, apresentará na sua casa lençóis verdadeiramente impecáveis. O mistério acabou. Agora, pode ter um serviço 5 estrelas no conforto do seu lar.
A sua cama terá lençóis que fazem qualquer um dormir como um anjo! A cama feita de lavado é uma experiência bastante agradável. Ter lençóis bem frescos, suaves e perfumados permite assegurar o conforto que leva a uma noite bem dormida. Saiba como deixar os lençóis como novos…
Torne-se mestre na lavagem de lençóis: 10 segredos dos profissionais da área!
1 – Os detergentes adequados
A sujidade dos lençóis tem as suas particularidades, mas não se compara à que as calças de ganga ou outras peças de roupa apresentam. Estas peças apresentam um desgaste diário distinto, devido ao uso em áreas exteriores. Para os lençóis, deve escolher detergentes mais suaves. Eles permitem prolongar o tempo médio de vida destes têxteis.
2 – Quantidades corretas
A quantidade de detergente deve ser conforme o peso do lençol. Em média, pode estimar reservar 60 ml (1/4 de copo) de detergente líquido para um volume normal de máquina. Se usar uma máquina com carga cheia de lençóis, deve usar 120 ml (meio copo). Se usar detergente a mais, irá danificar as fibras dos lençóis. Além disso, eles não irão ficar limpos de forma mais aprofundada.
3 – Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio pode ser um aliado no momento de lavar lençóis. Na primeira lavagem de lençóis, use um pouco de bicarbonato. Os lençóis comprados apresentam substâncias químicas que retiram a suavidade dos têxteis.
O bicarbonato irá equilibrar esse efeito. Coloque 240 ml deste produto com o detergente normal. Depois, programe o ciclo habitual. Os lençóis ficarão suaves como deseja!
4 – Retirada dos lençóis da máquina
Os lençóis ficam muito pressionados contra as paredes do tambor da máquina durante o processo de centrifugação, o que faz com que se formem vincos. Acontece com maior regularidade quando os lençóis ficam muito tempo na máquina. Por isso, devem ser retirados imediatamente, após a máquina lavar. Em seguida, dê-lhes uma forte sacudidela.
5 – A flanela
Os lençóis de flanela são perfeitos para aquecer-nos nas noites frias de inverno. No entanto, devem existir alguns cuidados no seu tratamento. Se os lençóis forem brancos, a temperatura adequada para lavar estes lençóis é de 60 graus. Se forem coloridos, 40 graus basta. Se o tecido em causa for muito delicado, opte por 30 graus.
Os programas devem ser curtos e com uma centrifugação suave. Posteriormente, estes lençóis não devem ir à máquina de secar. Se colocar uma chávena de vinagre branco no interior da máquina de lavar e juntar os lençóis de flanela, eles duram mais tempo. O vinagre ajudará a fixar a cor e evitará que os lençóis desbotem com as lavagens.
6 – Seda ou cetim
Os lençóis destes tecidos especiais devem ter cuidados especiais. Idealmente, deve recorrer a um detergente específico, bem suave. Opte por um ciclo suave e com água fria. Não misture a seda com outros tecidos.
Os lençóis deste material não devem ir à máquina de secar. O estendal é a melhor opção. Os lençóis de cetim devem ser colocados num ciclo com a temperatura de 40ºC, com um pouco de amaciador. Estes lençóis também não devem ir à máquina de secar.
7 – A temperatura
As temperaturas elevadas desgastam mais rapidamente os tecidos. As fibras encolhem o que faz com que o tamanho do lençol reduza. Por isso, para lavar os lençóis, deve optar por uma temperatura mais baixa. Só num contexto pós-gripe é que deve recorrer a uma temperatura mais quente para eliminar todo o vírus com total eficácia.
8 – Ciclo de lavagem ideal
Primeiro, verifique as etiquetas! Apesar de serem esquecidas com regularidade, as etiquetas informam-nos sobre todas as questões e dúvidas relacionadas com o tratamento da roupa. O mesmo acontece com os lençóis.
O ciclo mais potente deve ser usado apenas quando os lençóis estão muito sujos. Contudo, se o fizer regularmente, os lençóis vão-se deteriorar com maior facilidade. Idealmente, deve optar pelo ciclo “para lençóis”.
No entanto, nem todas as máquinas apresentam essa possibilidade. Se for esse o seu caso, opte pelo ciclo normal ou, então, pelo específico para roupas com cor.
9 – Lave os lençóis em separado
Os lençóis devem ser lavados em separado. Reserve uma máquina para este têxtil. Evite juntar outros artigos, como toalhas de banho, peças que largam sempre um pouquinho de pelo. O tipo de ciclo e de necessidade de limpeza de ambos os produtos é muito distinta.
10 – A capa
A capa de edredão é uma espécie de dois lençóis cosidos em conjunto. Apesar de não ser necessária uma regularidade de lavagem tão frequente como os lençóis, também merece os devidos cuidados.
A capa de edredão não está em contacto direto com o corpo. Por isso, não necessita de ser lavado semanalmente. Só será necessária uma lavagem semanal, se usar a capa como lençol de cima.
Aprenda a lavar:
- Aprenda a lavar roupa de cama e banho com ótimos resultados
- Aprenda a lavar almofadas à mão ou na máquina eficazmente
- As vantagens de lavar a roupa com vinagre
Com que regularidade se deve lavar os nossos lençóis?
Segundo os especialistas, deve lavar os lençóis uma vez por semana, no mínimo. Pode aumentar o número de vezes, tendo em conta algumas variáveis, nomeadamente a localização geográfica, o tipo de casa, o estilo de vida, entre outras.
Por exemplo, deve trocar e lavar os lençóis com mais regularidade se suar muito à noite. Neste caso, faça-o 2 vezes por semana.