Lavar cortinados corretamente pode parecer, mas não é complicado. É aborrecido tratar dos cortinados. Por isso, muitas pessoas evitam fazê-lo, o que leva a que eles se apresentem sujos, cheios de pó, com manchas. Esta tarefa aparentemente complicada pode ser simplificada quando se conhecem alguns truques. Reunimos um conjunto de dicas que permitem que tenha cortinados impecáveis sem gastar muitas energias.
No presente artigo do NCultura, poderá aprender a lavar cortinados de forma correta. Só não é o mesmo que levar a uma lavandaria, porque não tem de pagar…
Aprenda a lavar cortinados na máquina corretamente
As cortinas devem ser estimadas. Elas desempenham um papel importante na nossa casa. Não são meros detalhes decorativos. Além do toque de beleza que dão à casa, elas permitem assegurar privacidade e permitem controlar a luminosidade.
As cortinas também permitem proteger o mobiliário do sol excessivo e proporcionam ao lar um conforto térmico, ficando mais agradável.
Dicas para lavar cortinados na máquina em apenas 6 etapas
A operação de lavar os cortinados deve ser feita em diferentes etapas. Primeiro, aspire ou sacuda as cortinas, antes de lavar os cortinados. Pode realizar esta tarefa, enquanto eles estão pendurados. Isso irá facilitar o processo.
Se tiver um animal de estimação, pode recorrer a um rolo adesivo para tirar os pelos que resistem, após sacudir os cortinados. É também importante observar a etiqueta dos cortinados, antes de colocar os mesmos na máquina. A etiqueta informa acerca do tipo de lavagem a que o cortinado pode ser submetido.
Se tiver um cortinado feito à medida, criado numa loja especializada, deve procurar saber essa informação junto de quem vendeu os cortinados. Coloque a cortina de molho, se estiver muito suja. Por vezes, os cortinados acumulam muito pó ou ficam manchados. Nesse caso, deve colocá-los de molho.
O processo é simples. Prepare uma bacia com água fria. Depois, junte detergente em pó. Em seguida, deve mergulhar as cortinas no preparado e deixá-las de molho por 40 minutos.
O passo que se segue é o mais simples: escolher o programa e colocar o detergente. Depois, feche a porta da máquina de lavar roupa. Se a sua máquina tiver um programa configurado, opte pelo programa para cortinados. No entanto, se não tiver, selecione um programa para roupas delicadas ou para roupas sintéticas. A temperatura deve ser de 30ºC, com uma centrifugação não muito alta.
Por fim, insira o detergente num doseador e, em seguida, introduza-o no tambor. Para uma lavagem mais eficaz, coloque-o por cima dos cortinados. Pode ainda adicionar um aditivo ao detergente para uma lavagem perfeita. Deve utilizar uma lixívia delicada como aditivo ao detergente para os tecidos mais delicados ou coloridos.
Se utilizar um produto deste género, irá conseguir higienizar as cortinas devidamente. As manchas acumuladas serão eliminadas sem danificar o tecido. Pode colocar uma tampa doseadora (de 100ml, aproximadamente) no tambor, por cima dos cortinados. Contudo, se as cortinas forem brancas e tiverem um tecido resistente (se forem de algodão, por exemplo), pode usar uma lixívia tradicional para tecidos, um elemento que irá eliminar o tom acinzentado que fica preso nos tecidos, quando as cortinas ficam penduradas muito tempo nas janelas.
Neste caso, se a máquina tiver um compartimento específico onde se possa colocar a lixívia melhor, pode colocá-la lá. Contudo, se escolher usar amaciador, tenha em conta que poderá despejar a tampa doseadora no tambor, diretamente, e iniciar a lavagem.
Segue-se a etapa final, onde pode pendurar os cortinados para secarem adequadamente. Após a lavagem ficar concluída, deve pendurar os cortinados nos varões das janelas, diretamente, enquanto elas se encontram húmidas. Essa é a forma mais adequada deles secarem, porque permite deixar as fibras bem lisas, sem ser preciso ter de passar a ferro o tecido.
Leia também:
- Saiba como lavar roupa na máquina sem encolher
- Descubra 14 coisas que pode lavar na máquina de lavar loiça
- Como lavar sapatilhas sem as estragar na máquina da roupa
Se tiver cortinados de seda e de linho, o processo para os lavar é distinto. É frequente ter medo de lavar cortinas de tecidos como o linho ou a seda. Por isso, torna-se comum mandá-las para a lavandaria. Esse medo de estragar os cortinados leva-nos a gastar um dinheirão.
Por isso, pode economizar muito ao assumir a lavagem dos cortinados de seda e linho. Eles são feitos em tecidos delicados, que devem ser lavados com todo o cuidado. Ao optar por fazê-lo, deve primeiro ler as instruções da etiqueta.
Contudo, geralmente, este tipo de cortinas pode ser colocado a lavar num programa específico para tecidos delicados a 30ºC no máximo. No entanto, para preservar o tecido delas, não deve colocar mais de duas a lavar de cada vez.
No momento de as passar a ferro, opte por recorrer a uma temperatura reduzida no ferro, vapor ou até por colocar um pano sobre o tecido. Siga as indicações e a satisfação será uma realidade!