Aprenda a fazer o café perfeito, simples e delicioso. O hábito de beber café é partilhado por inúmeras pessoas, provenientes de diversos pontos do globo. O café tornou-se numa das bebidas mais populares do país. As razões para esse facto são várias.
O café é uma bebida que apresenta uma riqueza nutricional singular, nomeadamente por ser uma fonte ímpar de cafeína e de antioxidantes. Esta bebida que faz parte do quotidiano de muita gente revela-se bastante benéfica para o organismo. As propriedades medicinais presentes no café contribuem para gerar diversos benefícios para a saúde.
Vários cientistas desenvolveram estudos centrados nos efeitos do consumo regular e moderado de café. Artigos com as conclusões das suas investigações foram publicados em várias revistas científicas internacionais.
Tem sido defendido pela comunidade científica que o consumo de café gera efetivamente muitos benefícios para a saúde. Contudo, além de se obterem os benefícios desta popular bebida, convém fazê-la de forma absolutamente deliciosa.
Leia também: 12 benefícios do café comprovados pela ciência
Aprenda a fazer o café perfeito, simples e delicioso. Tome nota!
A fórmula para fazer um café perfeito estava na posse de alguns barmen famosos. Contudo, uma séria investigação permitiu reunir as melhores sugestões para se fazer um café memorável, absolutamente delicioso, que só pode ser descrito como perfeito!
Tendo esta definição como base, seguramente que tem todo o interesse em saber fazê-lo, certo? Desde o momento da compra do café até ao momento de o servir, há uma série de opções que podem beneficiar ou prejudicar a qualidade do café.
No NCultura, defende-se que os melhores segredos devem ser partilhados e é com essa generosidade que pretendemos partilhar algumas sugestões para fazer o café perfeito!
Reunimos as sugestões para o café perfeito, Tome nota!
No momento da compra: Apesar de ter um custo mais elevado, é preferível investir na compra de café em grãos. O café já moído apresenta, normalmente, uma qualidade inferior. Contudo, em ambos os casos, convém estar atento aos prazos de validade. Convém usar sempre um produto bem fresco.
A quantidade é uma variável que deve levar em consideração: É preferível comprar o café em pequenas quantidades, considerando o que vai consumir na própria semana. Depois de o comprar, deve saber armazenar bem o café, colocando-o bem tapado e acondicionando-o no frigorífico.
O tipo de moagem pode enaltecer ou prejudicar a qualidade do café: Perceba qual é a moagem mais indicada (podendo ser mais fina ou mais grossa) para o tipo de café que prefere. Existem diversas lojas especializadas que podem ajudá-lo a moer de formas distintas. Saiba quais vão mais ao encontro do seu gosto.
A quantidade é importante: É indispensável perceber que a proporção dos ingredientes podem gerar um café com mais ou menos qualidade. Perceba qual a quantidade certa do café que pretende. A nossa sugestão é de que deve considerar a proporção de 10% de café para 90% de água. Se tivermos em conta 200ml, deve usar usar 20g de café.
A temperatura da água também deve ser levada em consideração: Ela não precisa de estar a escaldar. O calor excessivo da água pode conceder um sabor a queimado, algo que prejudica no processo de degustação, além de se tornar mau para a saúde.
As pessoas que usam filtro de papel, devem colocar água quente no filtro (e dispensar a água filtrada), antes de colocar o café. Assim, conseguem retirar o sabor a celulose.
Há outra dica para o café coado: A água deve ser colocada aos poucos, devendo fazer-se movimentos circulares. É uma pré-infusão extremamente útil que permite ao café receber a água quente de modo uniforme.
Leia também: O café melhora a memória se for bebido no momento certo
Moderação
Esta popular bebida deve ser consumida com moderação. Só dessa forma se obtêm benefícios. A Organização Mundial de Saúde (OMS), que é uma autoridade institucional na área, definiu o valor de 400ml de cafeína como a quantidade máxima de cafeína que se deve consumir diariamente.
Logo, devem beber-se no máximo 2 a 3 cafés. E ainda devemos perceber que há outros produtos com cafeína, como cacau, chás, refrigerantes (coca-cola, pepsi), chocolate, bebidas energéticas, suplementos alimentares e medicamentos.
Se consome um ou mais destes produtos, reduza o consumo de cafés por dia!
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.