Descubra como escolher a melhor ventoinha para enfrentar o calor com tranquilidade. Garanta um ambiente fresco e confortável em casa. Os dias calorentos da estação mais quente do ano fazem-nos constatar a necessidade de nos refrescar. Quando se está em casa, não há como encontrar uma sombra debaixo de uma árvore. A melhor forma de assegurar momentos refrescantes é recorrendo a uma ventoinha.
Convém saber como escolher a ventoinha perfeita para a sua casa para combater o calor com eficácia. Reunimos um conjunto de dicas que ajudarão quem tem dúvidas sobre o que avaliar no momento de comprar uma ventoinha.
Com as nossas sugestões, terá a oportunidade de escolher uma ventoinha eficiente que fará o calor desaparecer. Conseguirá manter o ar fresco, tornando o ambiente mais fresco e confortável. Assim, poderá desfrutar do verão ao máximo!
Aprenda a escolher a melhor ventoinha para o verão
Há diversas opções de ventoinhas. Por isso, como saber qual é a melhor ventoinha para mim? Existem ventoinhas de teto, de mesa, de pé ou colunas de ar. São muitos os modelos com as suas especificações. Há opções para todos os gostos, a diferentes preços, a partir de 10 euros.
As ventoinhas elétricas encontram-se no ramo dos eletrodomésticos mais baratos. Estes são equipamentos pouco complexos. No entanto, no momento de fazer a compra, há que dar-lhe a sua importância. Estes aparelhos podem ser simples.
No entanto, uma má compra pode ser perigosa. Não se pode esquecer que pás que compõem a hélice destes aparelhos atingem altas velocidades. Por isso, quando não estão devidamente protegidas, podem magoar. Quando há crianças na divisão, é ainda mais perigoso.
Por isso, primeiro deve decidir qual é o melhor modelo para si, saber quanto é que quer gastar. Há modelos de mesa simples com um custo reduzido, a partir de 10 euros.
No entanto, há também outro tipo de modelos, mais potentes e eficazes na missão de refrescar a divisão. Os modelos de teto ou até as colunas de ar são mais caros. O seu custo pode atingir ou superar os 200 euros.
Os diferentes tipos de ventoinhas têm as suas especificidades, havendo vantagens e inconvenientes nas diferentes opções. Por isso, antes de partir para a compra, deve fazer mais do que comparar modelos e preços. Por exemplo, deve avaliar a facilidade de transporte, analisar se pretende usar a mesma ventoinha em diversos espaços da casa ou só num.
Outro critério a analisar é o barulho. Verifique se a ventoinha é suficientemente silenciosa. Colocá-la num quarto ou perto de um televisor e constatar que o barulho incomoda é frustrante!
As ventoinhas de mesa são simples. São as mais comuns e mais baratas. Estes aparelhos têm preços que podem variar muito, situando-se entre os 10 e os 50 euros. Estas ventoinhas são de baixa potência. Elas apresentam um pequeno suporte.
Uma qualidade destas ventoinhas está na facilidade com que podem ser transportadas. Por isso, se sair do quarto para a sala (ou vice-versa), pode levar consigo o aparelho que proporciona esse agradável fluxo de ar fresco.
Estas ventoinhas também permitem direcionar o fluxo na horizontal e na vertical. Estas ventoinhas são boas opções para salas de pequenas dimensões ou em escritórios.
As ventoinha de pé são outra opção que pode ser avaliada. Estes aparelhos são semelhantes aos modelos de mesa. Elas apresentam as mesmas vantagens. No entanto, diferem na altura do suporte, sendo algo que lhes confere alguma instabilidade.
Estas ventoinhas têm custos que podem variar entre os 20 e os 80 euros. O pé destes aparelhos é regulável em altura. Estas ventoinhas têm a capacidade de oscilar, o que melhora a sua utilização em salas de maiores dimensões.
O ventilador de chão é estável. Em comparação com as ventoinhas de mesa ou de pé, estes aparelhos são maiores e mais potentes. Devido ao seu peso e dimensão, estes equipamentos destinam-se a ser utilizados no chão.
Estes aparelhos podem ser comprados por diferentes valores, situados entre cerca de 30 e 100 euros. Estas ventoinhas apenas permitem ajustar o fluxo de ar na vertical, por inclinação da própria ventoinha. Estes equipamentos promovem uma boa circulação de ar em espaços amplos.
As ventoinhas de teto representam outra opção válida. Atualmente, estes modelos são pouco procurados. No entanto, eles permitem resolver dois problemas: a iluminação e a climatização do ambiente.
Além disso, estes aparelhos permitem a inversão de rotação, uma vantagem que permite refrescar o ar nos dias quentes. Os preços dos modelos de teto situam-se entre cerca de 40 e 200 euros.
As colunas de ar também devem ser consideradas. Tratam-se ventiladores que geram um fluxo de ar sem recorrer a pás rotativas. Por isso, com estes modelos, não há o risco de se colocar os dedos no meio do mecanismo.
Estes aparelhos podem ser programados de forma a oscilar para a esquerda e para a direita, conseguindo assim cobrir uma área maior. Os preços das torres ou colunas de ar situam-se entre os 30 e os 200 euros
Aprenda mais dicas para aplicar em sua casa:
- Aprenda a perfumar a casa com soluções eficazes
- 10 plantas para decorar a casa muito fáceis de cuidar
- Como limpar a casa de banho e a cozinha com bicarbonato de sódio
Dicas rápidas para a compra da ventoinha
– A ventoinha que escolher deve adequar-se ao espaço onde pretende usá-la.
– Compre ventoinhas maiores para espaços maiores.
– Compre ventoinhas menores e mais práticas para espaços reduzidos, como o escritório.
– Teste o ruído da ventoinha, antes de comprar.
– Na loja, deve experimentar e colocar a ventoinha a funcionar.
– Teste em funcionamento na velocidade máxima, para verificar se se mantém estável.
– Teste em funcionamento na velocidade mínima.
– Avalie as velocidades das ventoinhas. Há aparelhos em que a velocidade baixa é superior à velocidade forte de outras…
– Se possível, avalie ou teste a estabilidade da ventoinha em funcionamento.
– Avalie a robustez da base ou do pé da ventoinha.
– Tenha preferência por um modelo com grelhas (idealmente de metal) removíveis, pois assim será mais fácil de limpar.