É preciso realizar alguns procedimentos para descongelar o congelador adequadamente, uma vez que se forem cometidos alguns erros, há problemas para o eletrodoméstico ou para os alimentos. Existem diferentes etapas que têm de ser cumpridas para que se possa realizar um descongelamento perfeito. Descongelar o eletrodoméstico é uma etapa importante que assegura maior longevidade ao aparelho. Se quer prolongar a vida do eletrodoméstico, não pode correr riscos. Há que respeitar as diferentes etapas.
Com o tempo, o congelador adquire uma camada de gelo, que vai engrossando com o passar dos meses. Por isso, deve descongelar o congelador, porque a camada pode parecer que não é problemática, mas é.
Essa camada de gelo só acarreta problemas e reduz a eficiência do eletrodoméstico. Além disso, contribui para um aumento da conta da eletricidade no final do mês. A redução do espaço disponível é outra caraterística negativa que essa camada de gelo acarreta.
O eletrodoméstico fica mais pesado. O congelador deixa de funcionar corretamente. Os alimentos conservados podem sofrer as consequências desse mau funcionamento. Se não conservar bem os alimentos, então podemos ingerir alimentos que não foram devidamente congelados.
Desta forma, é muito importante descongelar o congelador devidamente. Iremos partilhar consigo algumas dicas para que o possa fazer da forma mais rápida e eficiente. Seguindo as nossas sugestões, fará um correto descongelamento do eletrodoméstico.
Etapas simples para descongelar o congelador
1 – Desligar o congelador
A primeira etapa consiste em desligar o congelador da tomada, antes de começar a fazer o descongelamento. Assegure-se que está devidamente desligado e que a tomada se encontra bem segura. Tenha o cuidado de retirar a tomada do chão para evitar que se molhe se surgir alguma água.
2 – Esvaziar o congelador
Após ter o congelador desligado, a etapa que se segue é deixá-lo totalmente vazio. Retire tudo o que se encontra dentro do congelador, alimentos congelados, couvetes de gelo e outros acessórios que possa colocar lá.
Para não estragar os alimentos, eles devem ser colocados noutro congelador. Se não tiver essa possibilidade, deve colocar os alimentos num local bem fresco. Outra decisão que pode tomar é perspetivar a descongelação e ir usando todos os alimentos de forma a fazer este procedimento sem produtos para guardar. Posteriormente, faça as compras do mês para voltar a encher o congelador.
3 – Remoção do gelo
A etapa seguinte é remover o gelo que se formou. Deve verificar se o gelo já começa a amolecer. Não recorra a facas (acessórios de metal e pontiagudos são proibidos!) ou à força para retirar o gelo. Além de ser uma batalha inglória, poderá danificar as paredes e grelhas do eletrodoméstico! O procedimento adequado é socorrer-se de uma espátula de plástico e usá-la apenas para dar uma ajuda nos blocos maiores de gelo. Nunca se deve forçar a saída do gelo.
4 – Água quente
Existe um truque simples que é frequentemente utilizado e que de forma totalmente natural permite apressar o descongelamento. A solução é usar água quente. Se colocar um recipiente cheio de água quente dentro do congelador, irá acelerar o processo de descongelação.
Se juntar vinagre ou bicarbonato de sódio à mistura, os resultados serão ainda mais satisfatórios. Em alternativa, pode borrifar água quente através de um borrifador. O vapor da água quente irá fazer com que o gelo derreta mais rapidamente. Desta forma, em cerca de 30 min, o processo de descongelação estará completo.
5 – Secador
Outro truque para acelerar a descongelação é recorrer à ajuda de uma secador. Este aparelho é bastante eficaz na tarefa de descongelar o congelador mais rapidamente.
O processo é simples: basta apontar um secador do cabelo para o interior do congelador. O ar quente que sai do aparelho irá descongelar o gelo (mesmo o que se encontra mais encrostado) rapidamente.
IMPORTANTE: Pelo bem da sua segurança, deve evitar que o secador toque no gelo, na água ou no congelador!
6 – Paciência para aguardar o tempo necessário
Ao longo da descongelação, o congelador deve ficar desligado mais umas horas. No processo de descongelação, deve revelar-se uma pessoa paciente, porque tem que esperar o tempo necessário para a secagem.
A paciência é indispensável. Uma descongelação pode durar mais de 2 horas. Por isso, há a tarefa contínua de ir eliminando os vestígios de gelo e de secar bem o interior e a porta do congelador. O tempo pode variar de acordo com a quantidade de gelo acumulado e do tamanho do eletrodoméstico.
7 – Resistência para secar muito bem
Após descongelar o congelador, tem que respeita a sua secagem. Esta etapa é também muito importante! Ao longo do processo, deve ter baldes ou bacias sempre à mão para ir colocando o gelo e a água que se libertam do congelador.
Com a ajuda de panos e/ou esponjas deve ir absorvendo a água em excesso do congelador. Repita o processo as vezes necessárias até confirmar que não há água no congelador.
8 – Voltar a colocar os alimentos no congelador
Após terminar a descongelação, tem o eletrodoméstico como novo e com muito espaço. Por isso, pode voltar a colocar os alimentos no congelador.
- Deve descongelar o congelador pelo menos duas vezes ao ano. Faça-o a cada 4 meses ou de 3 em 3 meses, se confirmar que o seu eletrodoméstico acumula gelo muito rapidamente.
bravo pour les conseils muito simples mas muitos uteis do dia a dia !!
Quando faço esse trabalho, só desligo durante a noite e de manhã, está o gelo todo desprendido, depois é só limpar, eu limpo tudo com um pano com vinagre e, é só ligar, fica logo a trabalhar a 100%.