Existem viagens que se fazem que carro que se tornam verdadeiras experiências espirituais, são as chamadas “road trip”. Em Portugal pode-se explorar a bela Estrada N230.
Há quem goste de percorrer as Estradas Nacionais como forma de conhecer a fundo a beleza singular do nosso país. Portugal revela-se um país repleto de encantos. A beleza natural do país torna-o particularmente atrativo. Por isso, percorrer uma estrada revela-se uma experiência singular. Uma das melhores estradas para se viver essa experiência que alimenta a alma é a Estrada N230. Quer saber as razões?
A N230 é uma das melhores estradas para visitar a Serra da Estrela
Estrada N230
O percurso estende-se ao longo 64 quilómetros. Uma distância assinalável que permite que se possa contemplar uma beleza paisagística singular. O encanto está sempre presente ao longo do percurso, a beleza acompanha a Estrada Nacional 230, a sudoeste da Serra da Estrela. Por isso, recomenda-se atenção à estrada para não haver distrações ou acidentes.
Já as pessoas que acompanham podem solicitar uma marcha lenta de forma a poder usufruir do cenário. Faça esta pequena viagem na companhia de elementos com máquina fotográfica, pois haverá seguramente paisagens que vai querer eternizar.
A Estrada N230 estende-se ao longo dos limites do Parque Natural da Serra da Estrela. Conheça um percurso possível.
Vá de Tortosendo à Ponte das Três Entradas
Tortosendo é uma pequena vila presente no concelho da Covilhã. A sua origem antecede a formação de Portugal. Inicialmente terá sido povoada pelos Godos. A vida de Tortosendo foi fortemente marcada pela indústria dos lanifícios durante boa parte da sua história e até aos anos 1960. Por isso, durante bastante tempo Tortosendo era conhecida pelos seus teares.
Estima-se existiam na vila 19 fábricas de lanifícios em meados dos anos 1950, calculando-se que tenham existido 502 teares, 27 caneleiras, 8 meadeiras, 22 bobinadeiras e 8 urdideiras. A Igreja Matriz e as muitas capelas espalhadas pela vila encontram-se entre os espaços locais mais recomendados a visitar.
O restaurante O Cascalhal, que se encontra na zona industrial de Tortosendo, não tem estrela Michelin, mas serve uma refeição de comida caseira reconfortante que pode ser regada com um bom vinho da casa.
O restaurante O Cascalhal
Morada: Zona Industrial do Tortosendo Lt 3 6200-823 Covilhã.
Na direção da Serra da Estrela, pode seguir-se o percurso ao longo de pouco mais de 18 km. Dependendo da velocidade, demorará cerca de meia hora a chegar a Unhais da Serra, que serve como a paragem seguinte nesta viagem pela N230. Esta vila serrana encontra-se a cerca de 750 metros de altura. Ela está situada num vale granítico de origem glaciar da grande Serra da Estrela, sendo singularmente bela.
Toda a zona que se encontra em redor da vila revela uma beleza deslumbrante. Por ali corre a ribeira de Unhais, que resulta da confluência das ribeiras da Estrela e da Alforfa.
A Igreja de Santo Aleixo e as Capelas de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Saúde encontram-se entre os espaços religiosos a visitar. Ainda merecem ser destacados outros elementos arquitetónicos, como a antiga ponte romana.
Um pouco por toda a região pode encontrar nascentes que parecem ter poderes “mágicos”. Por lá pode ser encontrada a Estância Termal e Climática, que tem boa reputação, levando Unhais da Serra a ter muitos visitantes. Para comer boa comida local há o restaurante Lenda Viriato.
Lenda Viriato
Morada: Lenda Viriato Restaurante,
Rua de St. Aleixo nº16 (Rua Detrás da Igreja), 6215-698 Unhais da Serra.
Contactos: t: +351 275 971 252 / e: [email protected]
Continuando o percurso da N230 ao longo da parte sul do Parque Natural da Serra da Estrela, segue-se em direção a Oliveira do Hospital. Contudo, justifica-se a realização de uma paragem na Ponte das Três Entradas, que se encontra a 1 hora de viagem a partir de Unhais da Serra.
A ponte está localizada na aldeia com o mesmo nome, esta ponta deriva em três sentidos, está presente no local onde o Rio Alvôco encontra o Rio Alva. O Gandiço é um restaurante de qualidade que proporciona uma boa refeição. Este espaço pode ser encontrado no hotel AlvaValley.
Viva esta experiência absolutamente memorável e leve companhia, de forma a ir registando os melhores momentos com fotos de qualidade sobre a paisagem deslumbrante.
Leia também:
- Estrada Nacional 103: o deslumbrante Norte de Portugal
- Conheça a Estrada Nacional 2, a nossa Route 66
- Roteiro Estrada Nacional 222: O Douro magnífico
Continuando o percurso da N230 ao longo da parte sul do Parque Natural da Serra da Estrela, segue-se em direção a Oliveira do Hospital. Contudo, justifica-se a realização de uma paragem na Ponte das Três Entradas, que se encontra a 1 hora de viagem a partir de Unhais da Serra. A ponte está localizada na aldeia com o mesmo nome, esta ponta deriva em três sentidos, está presente no local onde o Rio Alvôco encontra o Rio Alva. O Gandiço é um restaurante de qualidade que proporciona uma boa refeição. Este espaço pode ser encontrado no hotel AlvaValley.
Restaurante O Gandiço
Morada: Rua Principal, 2 – Ponte das Três Entradas 3400-591 Oliveira do Hospital.
Contactos: 238 671 270 / [email protected]
Viva esta experiência absolutamente memorável e leve companhia, de forma a ir registando os melhores momentos com fotos de qualidade sobre a paisagem deslumbrante.