Fique a conhecer os diversos encantos de uma ilha singular, que é tão pequena que só tem espaço para abrigar uma casa e uma árvore. Normalmente, “ilha deserta” é um conceito usado no mundo do turismo que remete o nosso imaginário para cenários épicos, de uma beleza deslumbrante. Na nossa perspetiva, facilmente imaginamos espaços paradisíacos, locais amplos e sem massas turísticas. Por isso, esses paraísos podem ser usufruídos na mais absoluta calma. Ora, a ilha habitada mais pequena do mundo proporciona uma experiência distinta…
A ilha habitada mais pequena do mundo é do tamanho de um campo de ténis
Esta ilha singular foi batizada de “Just Room Enough Island”, o que numa tradução livre significa qualquer coisa como “Ilha de espaço necessário suficiente”. Ora, o nome retrata a ilha na perfeição… Trata-se da ilha habitada mais pequena do mundo.
O título de a ilha habitada mais pequena do mundo foi detido pelo Bispo Rock (a Rocha do Bispo) até 1982. Trata-se de uma ilha localizada no sudoeste da Grã-Bretanha. Esse território britânico consiste numa rocha inserida no meio do mar, onde se encontra apenas um farol que ocupa toda a extensão do território.
A construção do farol foi a solução encontrada para evitar acidentes, uma vez que nesse espaço vários navios colidiram com a rocha.
Cerca de 135 anos antes da perda desse título de menor ilha do mundo, foi realizada a construção do farol, em 1847. No entanto, uma década mais tarde, uma tempestade quase destruiu o farol que, felizmente, sobreviveu.
Apesar disso, nos anos 80, Bishop Rock perdeu o título de menor ilha habitada do mundo, porque o farol foi automatizado. Logo, o espaço tornou-se num local totalmente desabitado.
Por isso, nesse momento, o título passou para Just Room Enough Island. Esta ilha presente no Lago Ontário tornou-se na ilha habitada mais pequena do mundo. Este paraíso encontra-se entre a cidade de Ontário e o estado de Nova Iorque. A ilha habitada mais pequena do mundo integra o arquipélago das Mil Ilhas. Curiosamente, a maioria das quase 2.000 ilhas que fazem parte deste arquipélago são privadas. Tal acontece com Just Room Enough Island.
Esta ilha foi adquirida pela família Sizeland na década de 50. Até esse momento, a ilhota era designada Hub Island. No entanto, os novos proprietários decidiram dar um novo nome ao pequeno paraíso, após terem feito a sua aquisição. Nesse pequeno espaço, construíram uma casa, uma habitação que ocupa quase toda a sua extensão e que ainda se mantém na atualidade. Na ilha, não existe espaço para mais nada, apenas uma árvore e uma pequena língua de areia.
Existem alguns requisitos que devem ser cumpridos para se obter o título de “ilha”. O território deve permanecer acima do nível do mar, ao longo do ano todo. Além disso, deve existir espaço suficiente para plantar pelo menos uma árvore no território.
Por isso, a família Sizeland decidiu plantar uma árvore ao lado da pequena casa. Além desse pequeno “luxo”, a ilha também apresenta uma pequena porção de praia que serve para uso privado.
A família Sizeland é poderosa economicamente. A compra desta ilha foi estratégica. O objetivo não era viver na ilha durante todo o ano. No entanto, pretendiam fazer desta propriedade a sua casa de férias.
A ilha habitada mais pequena do mundo permitia que a família pudesse escapar da multidão. Contudo, tendo em conta as caraterísticas desta ilha, o espaço tornou-se numa atração turística. Por isso, muitos curiosos fizeram questão de visitar a ilha.
Desta forma, não se tornou no paraíso sossegado que imaginavam. Os cruzeiros Thousand Islands passam regularmente pela menor ilha habitada do mundo, dando a conhecer a sua curiosa história.
Esta atração invulgar encontra-se muito próxima do mítico Castelo de Boldt. Por isso, quem realiza uma viagem para ver a imponente construção faz questão de visitar esta curiosidade.
O Castelo de Boldt é uma construção icónica. O castelo é uma visão do magnata George Boldt, gerente geral do Waldorf-Astoria Hotel, em Nova Iorque. No ano de 1900, o magnata decidiu construir em Heart Island esta fortaleza. Trata-se de uma das maiores casas dos Estados Unidos da América. A sua ideia era presentear a sua esposa com um castelo com seis andares.
Infelizmente, os planos megalómanos são frequentemente interrompidos com uma dose de realidade. A construção do castelo foi interrompida quatro anos mais tarde. A esposa de Boldt faleceu repentinamente. Como o magnata não quis voltar ao local que queria dar à sua mulher, o projeto foi abandonado.
Ora, durante 73 anos, o imponente edifício ficou exposto a condições climáticas adversas, ao avanço da Natureza e à impiedade de vândalos. No ano de 1977, a propriedade foi comprada pela organização Thousand Islands Bridge. A compra foi feita pelo preço simbólico de um dólar. A compra do castelo foi feita com a condição de que todo o dinheiro arrecadado fosse destinado à reabilitação do local.
Esta atração também pode ser contemplada se realizar um dos cruzeiros disponibilizados por mil Ilhas ou pode alugar um barco particular. Curiosamente, esta ilha é considerada um porto de entrada para os Estados Unidos da América. Por isso, para chegar aqui navegando do Canadá terá de passar por uma alfândega de imigração, que se encontra localizada na mesma ilha.