Aprenda a escolher o momento certo para mudar de fornecedor de energia e como fazê-lo! Uma decisão que pode poupar-lhe dinheiro a longo prazo. Na atualidade, todas as poupanças podem ser importantes. Poupar é essencial para se assegurar uma boa gestão do orçamento familiar. A conta da eletricidade e do gás está cada vez mais cara. Por isso, devemos fazer bem as contas.
Não hesite em mudar de fornecedor de energia, se for necessário para garantir uma poupança significativa de euros. Tenha em conta que alguns euros fazem a diferença. Como o povo diz, grão a grão, enche a galinha o papo.
A hora certa para mudar de fornecedor de energia e como fazê-lo
Trocar de fornecedor de energia, tanto diz respeito à eletricidade, como ao gás natural. O seu produto energético pode ser contratado em diversas empresas que podem significar custos distintos.
É um erro adiar a tarefa de procurar a melhor oferta entre a concorrência, porque mudar de operador de eletricidade pode ser a solução que se deseja para ter uma fatura de energia mais barata.
Há empresas que podem oferecer preços mais simpáticos. Então, por que razão não se vai aproveitar? Iremos dar algumas sugestões para mudar de fornecedor de energia. Existe até uma altura do ano melhor para fazer essa mudança.
O mês mais indicado para a mudança
Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o melhor mês para mudar é o primeiro do ano, janeiro. Esta entidade recomenda aos consumidores domésticos que façam regularmente simulações para os preços de energia.
Estas simulações devem ser realizadas duas vezes por ano, no mínimo uma em janeiro (eletricidade) e outra em outubro (gás natural). Não hesite em mudar de fornecedor. Se encontrar melhores ofertas, não deve ter receio de mudar.
Tal justifica-se pela aprovação do calendário das tarifas da ERSE para o mercado regulado. As tarifas são anunciadas sempre em dezembro e entram em vigor logo em janeiro. Em paralelo, os comercializadores de eletricidade no mercado liberalizado também fazem a revisão das tarifas no início de cada ano, com o propósito de realizar uma atualização dos preços.
Os consumidores devem fazer regularmente uma simulação à potência contratada. Segundo a ERSE, uma simples redução de escalão na potência (por exemplo, para os 3,45 kVA) pode assegurar poupanças a partir de 22 euros anuais.
ERSE disponibiliza comparador de ofertas
Antes de modificar de fornecedor de energia, é importante ter em conta que o consumidor deve primeiro fazer uma simulação. Para tal acontecer, deve consultar o simulador que a entidade reguladora disponibiliza, onde se pode fazer uma comparação dos preços do mesmo tipo de consumo em fornecedores distintos.
O simulador aplica-se quer à eletricidade, quer ao gás natural. Ele tem em consideração todos os operadores que se encontram legalizados em Portugal. Deve aproveitar a oportunidade para rever todos os contratos atuais de energia.
O site da ERSE também inclui uma assistente virtual, a Gia, que faz a devida orientação no processo de comparação de preços. Esta assistente ajuda qualquer pessoa a tomar a decisão mais acertada para a sua casa.
3 passos para mudar de fornecedor de energia
O processo de mudança de fornecedor é bastante simples e não tem quaisquer encargos associados. Faça por seguir a recomendação de revisão anual dos preços de gás e luz. Se quiser, pode mudar de fornecedor de energia anualmente.
Após ter a decisão tomada, apenas existem três passos essenciais a seguir. São eles:
Fazer a consulta
Primeiro, deve consultar a lista de fornecedores de eletricidade e de gás natural que se encontra presente na página da ERSE.
Fazer a comparação
Faça uma análise de forma atenta às ofertas de cada operador. Então, poderá escolher a opção que melhor se adapta ao seu perfil de consumo. É fundamental ter em conta os preços, mas também prazos do contrato.
Há ainda outras variáveis importante, tais como: serviços prestados, condições em caso de rescisão, cláusulas de fidelização e penalização associada. Tenha ainda em consideração serviços extra ou as condições de campanhas promocionais que, geralmente, têm um período reduzido.
Faça uma comparação das condições de cada um dos fornecedores de energia com aquilo que atualmente paga. Para se assegurar uma boa análise, deve separar as 6 últimas faturas de eletricidade e de gás natural.
Então, faça o confronto entre os valores que pagou com outras ofertas comerciais. Não se esqueça que pode usar o simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para o efeito.
Fazer o contrato
Não é necessário pagar nada para mudar de fornecedor de energia. Nem sequer precisa de mudar de contador. Com a alteração, o serviço não será interrompido, porque a alteração que ocorre é meramente contratual. No máximo, pode demorar três semanas.
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A documentação
Os documentos que serão solicitados serão os seguintes:
- NIF do titular do contrato atual de energia;
- Contrato de arrendamento (para casas arrendadas);
- Escritura (para imóveis próprios);
- Código CPE do imóvel (trata-se do Código do Ponto de Energia, que está presente na área dos dados pessoais nas faturas de eletricidade).
Além da documentação apresentada, será necessário ter consigo a informação sobre a morada onde deseja ser abastecido e os dados bancários para a realização pagamento (em caso de adesão ao débito direto).
Os locais para a mudança
O pedido de alteração pode ser realizado em diferentes locais, nomeadamente ao balcão. No entanto, também pode ser feito por telefone ou online. Tenha em conta que todo o processo de mudança é tratado pelo fornecedor por que optar, estando incluída nessas responsabilidades a rescisão do contrato com o comercializador anterior.
Falta de contrato
Caso não trate do processo de forma presencial, não é necessário assinar contrato. A chamada ou o registo informático servem de comprovativo.
A ativação
Após esta fase, o contrato é submetido a aprovação, para os dados técnicos e comerciais do local de fornecimento serem confirmados. Então, receberá uma carta, com a indicação da data em que o serviço será ativado, apresentando as condições do contrato celebrado.
O direito à tarifa social
Os consumidores que se encontram em situações económicas vulneráveis beneficiam do direito ao acesso à Tarifa Social de Eletricidade e/ou Gás Natural, aplicada pelos comercializadores de energia, automaticamente.
No entanto, deve contactar a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), se tiver dúvidas nesta matéria ou desejar reclamar sobre a atribuição da tarifa social.