Fique a conhecer melhor a estação mais bonita do país. A Estação de São Bento tornou-se num símbolo da cidade Invicta!
De que se está a falar quando se fala sobre a Estação Ferroviária de São Bento? A Estação de São Bento (como é popularmente conhecida) consiste numa atração singular. É seguramente um símbolo icónico da cidade Invicta. A beleza desta estação é absolutamente deslumbrante.
A singularidade da Estação de São Bento não encanta apenas os portugueses. O sucesso internacional constata-se pela presença em vários artigos que a identificam como uma das mais belas do mundo. Fique a conhecer melhor a estação que encanta todos os que visitam a cidade do Porto!
A Estação de São Bento é uma das mais belas do mundo!
- Localização
- História da Estação
- A inauguração
- A estação de São Bento
- Os azulejos
- Os números
- Citação
- Beleza singular
- Reconhecimento internacional
- O convento de São Bento
- A lenda da freira
- Linha do Douro
1 – Localização
A Estação Ferroviária de São Bento está situada no Centro Histórico do Porto, na Praça Almeida Garrett. Esta estação distingue-se pela sua beleza e singularidade, por isso facilmente atrai a atenção das inúmeras pessoas que passam por essa zona da cidade Invicta.
2 – História da Estação
O nome original foi Estação Central do Porto. A estação encontra-se presente no Largo da Feira de São Bento, bem próxima da popular muralha fernandina. Foi necessário demolir o que restava do Convento de São Bento de Avé-Maria para que a construção da Estação Central do Porto fosse realizada.
Na época, tal momento representou o início do desenvolvimento de novas dinâmicas na configuração do Centro Histórico do Porto. Posteriormente, foram surgindo outras edificações e eixos de circulação na cidade portuense.
O arquiteto portuense José Marques da Silva (Porto, 1869-1947) foi o responsável pelo projeto que originou esta estação, onde se nota a forte influência da arquitetura francesa. O artista plástico Jorge Colaço (Tânger, 1868-1942) também teve um papel crucial, ficando responsável pela decoração do seu grande átrio.
3 – A inauguração
Foi em 1896 que o edifício começou a funcionar de forma provisória. Contudo, surgiram alguns imprevistos que levaram a algumas mudanças no projeto de arquitetura. Em 1900, D. Carlos I realizou a cerimónia de lançamento da primeira pedra.
Após esse momento, liderado pelo penúltimo rei de Portugal, foi necessário esperar. As obras só foram concluídas em 1916. Foi nesse ano que a Estação Ferroviária de São Bento foi inaugurada, mais precisamente a 5 de outubro. Portanto, facilmente se constata que a bela estação portuense já celebrou um século de existência!
A Direção Geral do Património Cultural classificou a Estação Ferroviária de São Bento como Imóvel de Interesse Público no dia 31 de dezembro de 1997. Atualmente, a Estação Ferroviária de São Bento é um dos edifícios mais visitados da cidade do Porto.
4 – A estação de São Bento
A gare da estação é coberta e apresenta pilares de suporte em ferro fundido. A estação de São Bento é uma construção sólida e revela-se um exemplar fantástico da arquitetura industrial. A beleza incomum desta estação está muito assente nos seus azulejos.
A Estação tornou-se num símbolo da cidade do Porto por se distinguir de todas as outras. Os diversos turistas que visitam a cidade Invicta ficam maravilhados com a estação, nomeadamente com os respetivos painéis de azulejos.
5 – Os azulejos
Os azulejos presentes na Estação de S. Bento possuem uma beleza singular. Os azulejos presentes na Estação retratam cenas da História de Portugal. Na estação, há painéis que retratam cenas de trabalho campestre e costumes etnográficos.
Foi na Real Fábrica de Louça de Sacavém que foram executados os painéis de azulejos que estão na Estação de S. Bento. Os painéis foram pintados entre 1905 e 1908 e são o resultado de um trabalho típico da época. A pintura foi realizada no início do século XX e espelha o gosto da época, nacionalista e historicista.
6 – Os números
As composições podem ser monocromáticas de azul e branco, mas os azulejos formam um conjunto de uma beleza singular. No total, estão presentes na Estação de S. Bento mais de 22.000 azulejos!
Os azulejos preenchem cerca de 551 m2 de superfície e encontram-se perfeitamente integrados na arquitetura. São um verdadeiro deleite para todos os que por ali passam. Eles cobrem as paredes do vestíbulo.
Após ter sido detetado um risco de queda iminente dos azulejos, algo que aconteceu nos anos 70, foi necessário realizar um trabalho de conservação e de restauro. Para não comprometer a integridade do conjunto de azulejos, procedeu-se a essa intervenção. Após a realização de concurso para o efeito, foi incumbida à Nova Conservação, Lda., a responsabilidade dessa tarefa.
7 – Citação
No site da IP Património, lê-se:
“[Trata-se da] maior representação de azulejos da rede ferroviária nacional, de autoria de Jorge Colaço, pintados entre 1905 e 1908, que representam uma cronologia dos meios de transporte, vários mitos e quadros da História de Portugal, cenas de trabalho campestre e costumes etnográficos, bem como uma alegoria ao caminho de ferro.”
8 – Beleza singular
Além de ocupar um espaço especial no coração dos portuenses, a Estação de São Bento encanta todos os que a visitam. A Estação é frequentada mensalmente por milhares de passageiros e diversos turistas.
A sua beleza é testemunhada por todos os que fazem da Estação de São Bento um ponto de chegada ou um ponto partida, seja numa viagem ocasional, seja por quem recorra à estação regularmente. Mesmo os mais atarefados dos trabalhadores não deixam de dedicar parte do seu tempo a contemplar a beleza dos painéis de azulejos.
9 – Reconhecimento internacional
A revista Conde Nasté Traveller é uma referência na área do turismo e no ano 2021 considerou a Estação de São Bento uma das Estações de Comboios mais bonitas do mundo. No entanto, a Estação de São Bento já viu a sua beleza a ser reconhecida internacionalmente.
O European Best Destinations colocou a Estação de São Bento na lista das 10 melhores estações ferroviárias da Europa (confirme-o, no artigo da European Best Destinations). A Revista “Travel+Leisure” colocou a Estação de São Bento entre as 14 estações mais belas do mundo (algo que aconteceu em 2011).
A Revista internacional “Flavorwire” fez o mesmo em 2012. Colocou a Estação de São Bento entra as 10 estações de comboios mais belas do mundo. Em 2014, a Estação de São Bento recebeu o prémio Brunel devido ao projeto de reabilitação dos painéis de azulejos.
O prémio Brunel é considerado dos mais prestigiados na área da arquitetura ferroviária. A Estação de São Bento venceu na categoria de estações.
10 – O convento de São Bento
A Estação de Comboios de São Bento está presente num espaço onde chegou a existir um convento. A Estação foi erguida no local onde se encontrava o Convento de São Bento de Avé Maria. Esta construção religiosa teve de ser demolida para que a Estação de Comboios pudesse ser construída.
Ora, esta realidade levou ao surgimento de alguns mitos e lendas. O fim de muitos conventos e mosteiros teve origem no ano de 1834, data em que foi decretada a extinção de todas as ordens religiosas de Portugal. Em determinados casos, os espaços religiosos só seriam fechados após o falecimento da última freira residente. Esse foi o caso deste convento que antecedeu a construção da Estação de São Bento.
A lenda do fantasma durou mais de 50 anos. O imaginário popular continua a relatar histórias que têm como protagonista a última freira que esteve ligada ao convento.
11 – A lenda da freira
O nome Estação de Comboios de São Bento deve-se à existência prévia no local do Convento de São Bento de Avé Maria. A ordenação da extinção de todas as ordens religiosas implicou consequências nefastas para diversos espaços religiosos. Após o decreto realizado em 1834, vários conventos e mosteiros ficaram condenados ao abandono. O mesmo aconteceu com o Convento de São Bento de Avé Maria.
Na época, era defendido que as ordens religiosas que fossem constituídas por mulheres, exclusivamente, apenas seriam extintas após o falecimento da última freira residente. Ora, a última freira do Convento de São Bento de Avé Maria viveu mais de 50 anos após o decreto ter sido feito. Por isso, somente no ano de 1892 é que os planos para a construção da estação ferroviária começaram a ser feitos.
É neste contexto que a lenda do fantasma da Irmã do Convento nasce para assombrar a Estação de São Bento. Segundo a lenda, a freira permaneceu no local onde viveu e morreu. O povo testemunhou que a irmã permaneceu no local após a sua morte e surgiram vários relatos de que a freira por lá continuou a fazer a sua vida. Há quem defenda que ainda é possível ouvi-la a rezar pelos corredores da estação…
Ainda é possível ouvir preces e murmúrios noturnos pelos corredores do edifício. Tenha medo! Tenha muito medo!…
12 – Linha do Douro
A Estação de São Bento permite que várias pessoas possam fazer diversas viagens. Serve, essencialmente, os comboios urbanos do Porto, nomeadamente a Linha de Aveiro e a Linha do Minho, com destino a Braga e Guimarães. Contudo, existe uma ligação que merece uma menção especial: trata-se da Linha do Douro que proporciona uma experiência mágica.
O comboio que faz a ligação entre o Porto e o Pocinho parte de São Bento. Esta viagem é distinta e o percurso é verdadeiramente magnífico. As margens do rio Douro alimentam uma paisagem única, contribuindo para a tornar memorável.
Saiba mais informações sobre os horários da Cp.