Uma cidade mítica banhada pelo rio Sado! Descubra os diversos encantos de Setúbal, a cidade com um rio azul a 30min de Lisboa.
A cidade de Setúbal revela-se um destino perfeito para uma escapadinha. Ela tem tudo o que se necessita para se viver dias memoráveis. Esta cidade tem beleza natural, história, rio e gastronomia de qualidade.
Setúbal é uma cidade de cultura, que teve grandes personalidades, como Bocage (1765-1805), Calafate (1819-1911), José Afonso (1929-1987), Luísa Todi (1753-1833), José Mourinho (1963 – ). Pessoas de diferentes áreas que mostraram o valor da cidade de Setúbal.
Além disso, reúne um conjunto de monumentos que ajudam a contar a história de Setúbal. Descubra os diversos encantos de Setúbal, uma cidade mítica banhada pelo rio Sado!
Setúbal: A encantadora cidade com um rio azul a 30min de Lisboa
Localização
Esta cidade apresenta-se aconchegada pela Serra da Arrábida. Setúbal é uma cidade banhada pelo rio Sado e encontra-se de frente para as águas do Atlântico. Por isso, esta é uma cidade distinta, geograficamente uma cidade privilegiada.
Setúbal é a terceira maior cidade portuguesa. Encontra-se a cerca de 40 quilómetros a sul de Lisboa. Apesar das suas caraterísticas, trata-se de uma cidade tranquila, calma, que facilmente se pode atravessar de uma ponta à outra. Esta cidade encontra-se virada de frente para a Península de Troia, culminando num quadro digno de postal.
Curiosidade
Apesar de se desconhecer a verdadeira origem do topónimo ‘Setúbal’, há uma tese da autoria do Frei Bernardo de Brito que é interessante. Este historiador da época filipina defende que o nome da cidade é o resultado da junção de dois nomes bíblicos: Seth (3º filho de Adão) e Tubal (neto de Noé).
História local
A cidade de Setúbal nasceu e prosperou através de três grandes tesouros naturais: a serra, o rio e o mar. Logo, não é surpreendente que existam vestígios de ocupação humana desde tempos pré-históricos.
Há registos de ocupação humana no território do concelho de Setúbal que remontam à pré-história. Foram recolhidos numerosos vestígios em locais distintos.
Nos séculos I a IV, houve presença romana no território Cetóbriga. Este núcleo urbano e industrial revelou-se bastante importante, encontrando-se ligado à salga de peixe.
Mais tarde, surgiram as invasões bárbaras e, posteriormente, a ocupação árabe. A zona habitada foi sendo abandonada progressivamente, provavelmente devido ao avanço das areias.
Os invasores muçulmanos estabeleceram-se em atalaias, em Palmela ou em portos mais abrigados, nomeadamente em Alcácer do Sal. Em alternativa, estas pessoas procuraram vales férteis, como Azeitão.
Com a conquista de Palmela aos mouros, Setúbal foi repovoada, tendo sido realizado o estabelecimento da Ordem de Santiago da Espada, na colina de Santa Maria e, posteriormente, na zona baixa que se estende até ao atual bairro de Troino.
No ano de 1249, Setúbal recebeu a primeira carta foral de D. Paio Peres Correia, que era o mestre da Ordem.
No século XV, os primeiros conventos franciscanos (como o Convento de Jesus) foram construídos no território.
D. Afonso V partiu do porto de Setúbal no ano de 1458, à conquista de Alcácer Ceguer (uma vila costeira do norte de Marrocos). Por isso, Setúbal contribuiu para a época dos Descobrimentos.
No ano de 1487, houve uma construção importante, um aqueduto, que permitiu a condução da água até à vila.
Posteriormente, no início do século XVIII, a população de Setúbal solicitou que São Francisco Xavier fosse o padroeiro da cidade. O terramoto de 1755 é frequentemente identificado como de Lisboa, mas causou estragos em mais cidades portuguesas. Afetou muitos edifícios de Setúbal, especialmente os que se encontravam nas freguesias localizadas na zona mais baixa
No século XIX, a vila de Setúbal tornou-se num dos centros comerciais e industriais mais importantes de Portugal. Essa realidade levou a que Setúbal conhecesse um importante desenvolvimento económico e social.
Em 1858, a Câmara solicitou ao rei D. Pedro V a elevação de Setúbal a cidade. A elevação de Setúbal a cidade aconteceu em 1860, por carta régia.
No século seguinte, em 1926, a cidade de Setúbal foi elevada a sede de distrito. Posteriormente, em 1975, Setúbal tornou-se a cabeça de diocese.
Principais atrações
O Parque Natural da Arrábida
Todos os que visitam o Parque Natural da Arrábida constatam que ele apresenta uma imensidão de diversos tons de verde, havendo ainda na paisagem os tons verdes e azuis do mar.
Este espaço territorial é pontuado por praias idílicas e enseadas secretas. Este local simboliza o encontro pacífico, natural e protegido entre o mar e a terra. As praias locais são deslumbrantes. Encontram-se escondidas no meio da vegetação. Elas proporcionam uma experiência singular vivida num cenário único.
Tendo em conta a enorme beleza local, tornou-se comum ver as gentes de Setúbal realizarem um passeio de carro pela Arrábida, o que comprova que estas pessoas valorizam a riqueza natural deste local.
A paisagem que se encontra por aqui conjuga o verde da serra ao azul do mar. A paleta de cores demonstrada pela Natureza permite criar cenários verdadeiramente deslumbrantes, paisagens arrebatadoras. Por isso, as pessoas que passam por aqui vivem momentos únicos.
As condições são propicias à contemplação ou à reflexão. No entanto, alguns aproveitam para imortalizar a experiência em selfies, vídeos, fotografias… que partilham nas redes sociais. Sinais dos novos tempos.
A riqueza da Arrábida
Esta é um local que apresenta grande diversidade de espécies de fauna. A Arrábida tem ainda um interesse botânico elevado, devido à composição da sua vegetação.
As praias
No sopé da serra, encontram-se diversas praias de excelência, nomeadamente: Albarquel, Figueirinha, Galápos, Galapinhos, Coelhos, Creiro e Portinho.
As águas destas praias são serenas e cristalinas, o que permite que se possa realizar a observação de espécies marinhas. Esta é uma zona protegida. Por isso, em áreas mais recônditas, facilmente se observam berçários de várias espécies.
Por aqui, encontram-se pequenos polvos e peixes, linguados a fugir no fundo do mar e cardumes vários. Estas espécies encantadoras cruzam-se com os banhistas que escolhem mergulham nestas águas frescas.
O rio
Setúbal é banhada pelo Sado. Esta cidade tem golfinhos roazes, como vizinhos. Haverá vizinhança mais querida? Por isso, este é um local único em Portugal Continental.
No Estuário do Sado, vive uma comunidade de 29 roazes corvineiros. O golfinho-roaz é a espécie de golfinho mais conhecida no mundo inteiro. Esta colónia em Portugal é uma das únicas três colónias residentes em estuários em toda a Europa.
Estuário do Sado
Este é um ecossistema vivo de elevada sensibilidade ecológica e de elevado potencial turístico. O Estuário do Sado é casa de várias espécies, de pernas-longas, flamingos, águias-sapeiras ou cegonhas-brancas. Até de golfinhos ou de ostras que aqui se reproduzem.
Pode visitar o Moinho de Maré da Mourisca. Este é um espaço que representa um testemunho secular da forma como o homem adaptou as forças naturais em proveito próprio. Por aqui, também podem realizar passeios pedestres pela vasta área do estuário ou observar os golfinhos no desaguar do rio.
Espaços icónicos de Setúbal
Convento da Nossa Senhora da Arrábida
Esta construção encontra-se meio escondida entre as árvores. O Convento da Nossa Senhora da Arrábida está virado para o mar. Portanto, apresenta muitos encantos. Esta construção remonta ao século XVI. O Convento da Nossa Senhora da Arrábida foi criado para servir de abrigo a monges franciscanos eremitas.
Estas pessoas usavam as torres do convento que apresentavam vistas deslumbrantes para realizarem profundas meditações. A livraria deste convento alberga livros valiosos. No Convento da Nossa Senhora da Arrábida, encontram-se exemplares únicos e caricatos, especialmente uma cópia do Tratado de Quiromancia (inteiramente manuscrita) com um desdobrável ilustrado dos signos do Zodíaco. É surpreendente ver um conteúdo destes numa biblioteca da igreja católica.
O Convento de Jesus
Esta construção encontra-se presente no Largo de Jesus. O Convento de Jesus apresenta-se num estilo gótico. Esta edificação remonta a 1494. Esta construção é considerada um dos primeiros exemplares do estilo manuelino.
O Convento de Jesus carateriza-se por ser uma variação do gótico ‘à portuguesa’ com simbologia do poder régio.
Forte de S. Filipe
Outra atração imperdível de Setúbal. Apesar de ser conhecido como castelo, não é um castelo. Esta construção encontra-se presente no cimo da montanha. Por isso, o Forte de S. Filipe encontra-se numa posição privilegiada, sobre a cidade, o rio e o mar.
Este local oferece uma vista panorâmica verdadeiramente deslumbrante. . Esta localização assegurava a observação sobre o que a circunda, algo que lhe valeu a primeira edificação como estrutura defensiva em 1325.
Esta utilidade fez com que esta edificação tivesse sido sempre reaproveitada. Atualmente, este espaço alberga uma pousada, tratando-se de um local onde se pode pernoitar e/ou fazer refeições.
Mercado do Livramento
Setúbal é uma cidade de pescadores, de bom peixe e de boa gastronomia. Por isso, visitar este espaço e realizar um passeio pela Avenida Luísa Todi permite-nos conhecer a alma da cidade.
O Mercado do Livramento já foi considerado dos melhores do mundo (isto, segundo o jornal USA Today). Neste espaço emblemático, há peixe, frutas, queijos, pão, flores… Há no Mercado do Livramento alguns dos melhores produtos da região.
Museu do Trabalho Michel Giacometti
Setúbal é uma cidade de pescadores. Contudo, também é tradicionalmente conhecida como uma cidade de operários. Por isso, realizar uma visita a este museu revela-se uma experiência deveras enriquecedora.
Este espaço encontra-se aberto desde 1985. O Museu do Trabalho Michel Giacometti mostra exposições permanentes sobre a indústria conserveira. Trata-se de uma indústria tão importante para Setúbal que moldou a cidade e o mundo rural da região.
Doca dos Pescadores
Pode ainda visitar a Doca dos Pescadores. Fazer um passeio até este local e assistir ao descarregar e venda do peixe na lota revela-se uma experiência particularmente agradável.
Cidade do poeta Bocage
Bocage (1765-1805) é um escritor marcante na história da literatura portuguesa. Setúbal tem uma praça dedicada a este escritor. Bocage era um homem arrojado, uma caraterística que é visível na sua vasta obra.
Nesta praça, confluem várias artérias de comércio da baixa de Setúbal. Neste espaço icónico da cidade, encontra-se um monumento erguido em honra do escrito, o que acontece desde 1871.
Este monumento que apresenta Bocage, vestido à sua época, é feito de mármore branco. O escritor é apresentado com a cabeça descoberta e levemente inclinada. Bocage apresenta-se a empunhar uma pena de ave na mão direita, enquanto na mão esquerda segura algumas folhas de papel.
Aproveite o momento para descansar nas esplanadas da praça. É uma experiência agradável assistir ao movimento da cidade…
Cidade de Luísa Todi
Luísa Todi (1753 – 1833) revela-se outra referência importante desta cidade. A principal avenida de Setúbal tem o seu nome. Esta mulher apresentou uma capacidade incomum para o canto.
A cantora lírica cantava com a maior perfeição e expressão, fazia-o em português, francês, inglês, italiano e alemã. Luísa Todi é considerada a meio-soprano portuguesa mais famosa de sempre.
Leia também:
- As 12 cidades com mais qualidade de vida em Portugal
- 5 locais paradisíacos para descobrir perto de Lisboa
- Aqui nasceu uma das maiores figuras da História de Portugal
Informações úteis
Postos de Turismo – Casa da Baía
É tido como o principal posto de turismo municipal do concelho de Setúbal. Nele poderá ter acesso a informações relacionadas com a oferta turística da zona histórica da cidade.
Casa da Baía – Centro de Promoção Turística
Morada: Avenida Luísa Todi, n.º 468
Contactos:
Telf.: 265 545 010 | 915 174 442 / [email protected]
Quer saber onde pode comer em Setúbal?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante Museu do Choco em Setúbal
Morada: Rua José Augusto Rocha, 4
Pérola da Mourisca
Morada: R. da Baía do Sado 9, 2910-014
Restaurante Sab’aMar
Morada: Av. Luísa Todi nº76
Ostradomus
Morada: Av. Luísa Todi 414, 2900-455 Setúbal
Restaurante Batareo
Morada: Rua das Fontaínhas, 64
Quer saber onde pode dormir em Setúbal?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Troia Design Hotel
Morada: Tróia – Carvalhal, 7570-789 Tróia
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Casa Palmela
Morada: Quinta do Esteval – E.N. 10, km 33,5, 2900-722 Setúbal
Saiba mais informações, aqui.
Melia Setubal
Morada: Av Alexandre Herculano nº58, 2900-206 Setúbal
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Cristal Setúbal
Morada: Rua Prof Augusto Gomes,3, 2910-123 Setúbal
Saiba mais informações, aqui.
Campismo Ecoparque do Outão
Morada: Rua Orlando Curto, 2900 – 182, Setúbal
Contactos: +351 265 423 890 / [email protected]