Esta cidade é um destino de férias repleto de história, cultura e diversão! Para além disso, possui algumas das praias mais bonitas de Portugal. Venha descobrir a cidade que é a rainha das praias!
O nosso país é um tesouro turístico. Há vários destinos a receber diversos turistas. Muitas pessoas visitam Portugal, havendo várias cidades que estão na moda, como Porto, Lisboa, Braga.
Existem outros destinos atrativos, como a Madeira, os Açores e o Algarve, especialmente no verão. Nesta estação mais quente, há outra cidade que se destaca: trata-se da Figueira da Foz.
Não faltam encantos nesta maravilhosa cidade. No entanto, o mais natural é elogiar a beleza das suas praias. A Figueira da Foz revela-se um destino imperdível no nosso país, especialmente no verão…
A cidade que é a Rainha das Praias em Portugal
Localização
Esta cidade encantadora está presente no distrito de Coimbra. A Figueira da Foz encontra-se presente na região centro de Portugal (na Beira Litoral). O município da Figueira da Foz encontra-se num espaço privilegiado, sendo atravessado pelo Rio Mondego.
Este é um ótimo local para se viver, mas também se revela um destino fantástico para visitar. A experiência de realizar uma escapadinha ou umas férias na Figueira da Foz revela-se memorável, especialmente no verão, devido às fantásticas praias que se podem encontrar nesta cidade.
A rainha das Praias
Esta cidade é a Rainha das Praias de Portugal. Há na Figueira da Foz 12 praias de areia dourada.
Por isso, são muitas as pessoas a visitar esta cidade no Verão. Não faltam praias onde as ondas criam momentos sublimes. Eis algumas das melhores praias da Figueira da Foz…
Praia do Cabedelo
Esta bela praia está presente na margem sul do estuário do rio Mondego. A Praia do Cabedelo apresenta bons acessos, estacionamentos, apoios… Esta praia tem tudo o que se necessita para um dia de verão incrível!
Confira as condições desta praia ao vivo. Aceda ao Meo Beachcam, aqui.
Praia da Tamargueira
Esta praia encantadora atrai muitos surfistas. A Praia da Tamargueira é famosa internacionalmente, porque apresenta a onda mais comprida da Europa!
Praia de Murtinheira
Esta praia deslumbrante está situada a norte do Cabo Mondego e encontra-se no sopé da Serra da Boa Viagem.
A Praia de Murtinheira tem uma paisagem de grande beleza. A experiência de passear pelos passadiços é particularmente agradável, algo imperdível.
Confira as condições desta praia ao vivo. Aceda ao Meo Beachcam, aqui.
Praia de Buarcos
Esta é uma praia ótima para ir sozinho, com família ou com amigos. Um dos atrativos desta praia acolhedora é a bonita vista sobre a Figueira da Foz.
A Praia de Buarcos tem vários restaurantes e cafés por perto
Estes elementos tornam a experiência ainda mais encantadora.
Confira as condições desta praia ao vivo. Aceda ao Meo Beachcam, aqui.
Desportos aquáticos
Escola de Surf do Cabedelo – Surfing Figueira
Muitas pessoas aproveitam a sua estadia na Figueira da Foz para aprender desportos aquáticos. As condições ímpares desta cidade proporcionam uma oportunidade de ouro para aprender a fazer surf ou bodyboard.
Informação útil:
Morada: Rua do Cabedelo 36, São Pedro, 3080-031
Localização GPS: 40° 8′ 27,641″ N, 8° 51′ 44,212″ W
Contactos: (+351) 918 703 363 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Outras atrações naturais
Rio Mondego
Este rio desagua na Figueira da Foz. O Rio Mondego revela-se um importante elemento nesta cidade encantadora. Ele não só permite embelezar as paisagens locais, como apresenta algumas particularidades que a tornam especial.
Sabia que o Rio Mondego é o maior rio exclusivamente português? É verdade, o Rio Mondego apresenta uma extensão de 227 km e uma bacia hidrográfica de 6671 km2.
Lagoas de Quiaios (Braças, Vela e Salgueira)
Estas lagoas encontram-se um pouco a norte da Figueira da Foz, nas Matas Nacionais. As Lagoas de Quiaios são constituídas pelas Braças, Vela e Salgueira. Estas lagoas são facilmente acessíveis.
A beleza é outra qualidade interessante das lagoas de Quiaios, não apenas pela água, mas também pela vegetação abundante que circunda as lagoas.
Cabo Mondego
Esta incrível atração está inserida no contexto da Bacia Lusitânica, mais precisamente no bordo ocidental da Serra da Boa Viagem (latitude 40º 11´ 3´´ N, longitude de 08º 54´34´´W).
O Cabo Mondego encontra-se presente a apenas 6 km a noroeste da Figueira da Foz.
Ilha da Morraceira
Nesta ilha, podemos encontrar vastas extensões de sapais, além de caniçais, salinas, pisciculturas e arrozais.
O território da ilha da Morraceira estende-se ao longo de uma área de cerca de 600 ha, presente num total de 7 km de comprimento.
Parque Florestal da Serra da Boa Viagem
Este parque representa a maior área florestal que se encontra próxima desta cidade. Por isso, o Parque Florestal da Serra da Boa Viagem é uma atração imperdível da Figueira da Foz.
O Parque tem cerca de 400 hectares. No entanto, revela-se um ponto de interesse obrigatório devido ao seu valor paisagístico e ambiental. Este parque apresenta uma área de lazer que assegura todas as condições.
O Parque Florestal da Serra da Boa Viagem assegura momentos incríveis a todos os seus utentes, especialmente nos dias mais quentes do ano.
Mata Nacional de Fôja
Esta mata incrível tem uma grande riqueza natural. Não é por acaso que se trata de património nacional. Nesta mata, podemos encontrar exemplares de árvores de diferentes espécies, destacando-se pinheiros, sobreiros e eucaliptos.
A Mata de Fôja tem uma área de 3700 hectares, um espaço alargado que serve de abrigo a uma infinidade de espécies animais, tais como: o coelho, a garça, o pato-bravo e a perdiz.
Outras atrações da Figueira da Foz
Património arquitetónico
Há vários espaços nesta cidade que evocam memórias do que se tem passado no concelho da Figueira da Foz ao longo do tempo. Muitas construções são tão belas que facilmente ficam na retina dos visitantes da cidade.
A beleza destas construções e o que elas representam tornam-nas especiais para as suas gentes. Fique a conhecer um pouco do vasto património que se encontra na Figueira da Foz…
Fortaleza de Buarcos / Forte de S. Pedro de Buarcos
É provável que Buarcos tenha tido uma fortaleza marítima desde os inícios da monarquia, devido à localização da povoação e à sua posição geográfica.
A Fortaleza de Buarcos terá servido desde cedo como parte da defesa do litoral, combatendo a pirataria ou as invasões por mar. Estas construções serão da época do Infante D. Pedro, duque de Coimbra e Senhor de Buarcos (séc. XV).
Forte e Capela de Santa Catarina
Segundo os especialistas, a origem deste forte remontará a finais do séc. XVI. Este forte foi construído para reforçar a defesa da foz do Mondego, sendo parte do sistema defensivo do porto e da baía da Figueira da Foz e de Buarcos. Deste sistema também faziam parte a Fortaleza de Buarcos e o Fortim de Palheiros.
Este forte apresenta uma estrutura de conceção triangular, com três cortinas, um meio baluarte e dois baluartes irregulares. A entrada do forte possibilita o acesso a um pátio interior.
Neste pátio, está erguida uma capela, um pequeno templo dedicado a Santa Catarina de Ribamar. A edificação desta construção religiosa deve-se ao arquiteto Mateus Rodrigues.
Este pequeno templo apresenta planta centrada e cúpula de nervuras. O Forte e o farol revelam-se construções míticas da cidade, um símbolo da Figueira da Foz.
Paço de Maiorca
Esta construção é um dos edifícios de caráter civil mais notáveis do Baixo Mondego, seguramente.
O Paço de Maiorca foi construído em finais do século XVIII. Em tempos idos, esta propriedade chegou a servir como residência dos Viscondes de Maiorca.
Palácio Sotto Mayor
Joaquim Sotto Mayor mandou edificar este palácio no início do século XX. O palácio surgiu por desejo deste homem.
Atualmente, a luxuosa vivenda de estilo francês apresenta-se como propriedade da Sociedade Figueira Praia S.A.
A decoração interior deste edifício apresenta obras de alguns dos melhores artistas da época. Dentro do Palácio Sotto Mayor, há obras de Dórdio Gomes, Joaquim Lopes e António Ramalho. Para se realizar uma visita a este edifício icónico da cidade da Figueira da Foz, é necessário fazer marcação prévia (pelo nº 233 422 121).
Torre do Relógio (Avenida 25 de Abril)
Esta obra emblemática foi erguida devido a João António de Aguiar. A Torre do Relógio é uma criação realizada com a colaboração de Henrique Óscar Ferreira e José Nunes da Costa Redondo.
Estes engenheiros estão assim na origem de um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. A Torre do Relógio é seguramente uma atração imperdível da Figueira da Foz.
Coliseu Figueirense (Largo do Coliseu – Alto do Viso)
Foi no dia 25 de agosto de 1895 que este espaço foi inaugurado. O Coliseu Figueirense está dotado de 6000 lugares.
Este edifício é testemunho de uma tradição secular que se enraizou na cultura figueirense e permanece até aos dias de hoje.
Mosteiro de Seiça
Este mosteiro foi doado à Ordem de Cister, por D. Sancho I, sob patrocínio do Mosteiro de Alcobaça e sob invocação de Santa Maria. O rei português doou o edifício monástico no século XII.
No entanto, atualmente, pouco mais resta do que uma imponente e impressionante ruína do Mosteiro de Seiça. O mesmo acontece com outros mosteiros da Ordem de Cister.
Teatro Caras Direitas
A primeira pedra para a construção desta sala de espetáculos foi lançada no ano de 1926, há quase um século. Esta sala também serviria para projetar e incutir o gosto pela arte cinematográfica na população.
O Teatro Caras Direitas é um edifício emblemático. Esta construção está presente no seio do aglomerado urbano da vila de Buarcos. Este edifício mantém-se como um símbolo de cultura, afetos, instrução e recreio.
Fonte Luminosa
Esta fonte luminosa é uma peça de decoração noturna. Esta atração foi inaugurada na véspera do Natal de 1964.
Originalmente, esta fonte era apenas iluminada por uma luz branca. No entanto, ela foi reconstruída em 2005, após ter ficado alguns anos desativada.
Atualmente, esta atração apresenta-se como uma fonte colorida. Ela encanta todos os que a contemplam. Por isso, este é um ponto de interesse imperdível.
Outras construções de interesse
- Palácio Conselheiro Branco;
- Teatro Trindade;
- Fortim de Palheiros;
- Castelo de Redondos;
- Capela De Nossa Senhora De Seiça;
- Capela do Senhor Jesus da Paciência;
- Igreja de São Pedro de Buarcos;
- Pelourinho da Figueira da Foz;
- Monumento a Manuel Fernandes Thomaz;
- Monumento aos Mortos da Grande Guerra,
- entre outras.
Leia também:
- Um dos mais belos palácios portugueses no Centro de Portugal
- Provavelmente, a cidade mais romântica de Portugal
- Portas de Ródão: um local mágico no Centro de Portugal
Espaços culturais
Núcleo Museológico do Mar
Este espaço é uma atração imperdível nesta cidade ligada às praias. O Núcleo Museológico do Mar foi inaugurado no dia 29 de maio de 2003. Esse momento contou com a presença do Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República na época.
O Núcleo Museológico do Mar consiste numa unidade museológica que tem o objetivo de suprimir a necessidade de recuperar e divulgar algumas das principais memórias históricas do concelho da Figueira da Foz. Este espaço também visa informar sobre as práticas piscatórias mais identificativas das comunidades da orla costeira.
O Pólo de Buarcos da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás encontra-se a funcionar desde o dia 1 julho de 2013. Este espaço localiza-se no rés-do-chão. Trata-se de um espaço especializado na temática do mar.
No dia 18 de julho de 2015, foi aberto o espaço “Querer Saber”. Ele tem origem na doação do espólio pessoal de Francisco Lacerda e Manuela Andrade Pinto. Esta obra foi reunida ao longo da vida profissional comum, que ambos dedicaram ao ensino.
Informação útil:
- Morada: Rua Governador Soares Nogueira, n.º 32 – Buarcos, 3080-296 Figueira da Foz
- Coordenadas GPS: 40°9’55,0357″N / 8°52’35,3748″W
- Contactos: 233 413 490 / [email protected]
Entrada: Gratuita
- Horário de Verão (de 15 de julho a 15 de setembro):
- 09h00-13h00 | 14h00-17h00 / Sábados: 14h00 – 19h00
- Domingos e feriados: encerrado.
Visitas Guiadas a Grupos:
- Sujeitas a marcação prévia: [email protected] | [email protected]
Núcleo Museológico do Sal
Este espaço museológico encontra-se presente na Salina Municipal do Corredor da Cobra, que foi adquirida no ano de 2000 com o objetivo de promover a reativação e manutenção contínua da atividade salineira.
O Núcleo Museológico do Sal visa interpretar, valorizar e difundir singulares testemunhos reportados à relação secular do Homem com o território das salinas que se localiza no concelho da Figueira da Foz.
No dia 17 de agosto de 2007, este espaço foi inaugurado. O Núcleo Museológico do Sal pretende funcionar como um centro de informação, educação e sensibilização de diversos públicos para a necessidade de preservação de uma atividade tradicional e de um produto artesanal de excelência. Este espaço contribui, de forma integrada, para valorizar o património como fator de desenvolvimento local sustentável.
Informação útil
- Localização: Armazéns de Lavos, Salina Municipal do Corredor da Cobra
- Coordenadas GPS: 40° 6’42.5627”N / 8°49’59.7034”W
- Contactos: 233 402 840 / 966 344 488 / [email protected]
Entradas:
- É gratuito para crianças até 12 anos e para adultos com mais de 65 anos
- Tem o custo de 1€ para adultos
- Tem o custo de 2€ para Bilhete Família (mínimo 3 visitantes)
Museu Municipal
Este icónico museu foi fundado por António dos Santos Rocha, no ano de 1894. O Museu Municipal é antigo. Por isso, já atravessou vários períodos, conhecendo reinstalações sucessivas em espaços físicos distintos.
Este espaço museológico contém um centro de documentação que disponibiliza uma vasta coleção de obras, fundamentalmente relacionadas com a temática da História da Arte, Arqueologia e Museologia. O Museu Municipal é um espaço que dispõe ainda de um núcleo significativo de bibliografia relativa à história local e à história do Museu Municipal.
Informação útil
- Morada: Rua Calouste Gulbenkian, n.º 33, 3080-084 Figueira da Foz
- Coordenadas GPS: Latitude: 40º 09′ 08,05” N / Longitude: -8º 51′ 37,55” W
- Contactos: 233 402 840/ [email protected]
Horário de inverno (de 16 de setembro a 30 de junho)
- De terça a sexta-feira: 09h30 às 17h / Sábado: das 14h às 19h
- Este espaço está encerrado aos domingos, feriados e segundas-feiras
Horário de verão (de 01 julho a 15 de setembro)
- De terça a sexta-feira: das 09h30 às 18h00. Aos sábados, domingos e feriados está aberto das 14h00 às 19h00.
- Este espaço está encerrado à segunda-feira.
Preçário
- Entradas gratuitas para crianças até 12 anos.
- Custo de 2 € para adultos.
- Custo de 1,00 € para pessoas com mais de 65 anos.
- Custo de 4,00 para bilhete família (mínimo 3 visitantes).
Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos
Este espaço encontra-se integrado no edifício Castelo Engenheiro Silva. Este Núcleo de Arte Contemporânea Laranjeira Santos (NACLS) foi inaugurado no dia 27 de setembro de 2020.
Foi devido a uma generosa doação (ao Município da Figueira da Foz) feita por Laranjeira Santos que o NACLS nasceu. Este homem iniciou um longo percurso artístico aos 16 anos. Grande parte da obra plástica do mestre Escultor Laranjeira Santos encontra-se no NACLS.
Informação útil
- Morada: Edifício Castelo Engº. Silva/ Posto de Turismo / Esplanada Silva Guimarães
- Figueira da Foz
- Coordenadas GPS: 40°08’59.8″N 8°51’58.5″W/ 40.149944, -8.866250
- Contactos: 233 209 500 / [email protected]t
Horário
- Horário de verão: Aberto das 9.30h às 19h
- Horário de inverno: 09h30 | 13h00 / 14h00 | 17h30
Nota: últimas entradas para as exposições: 12h30 e 17h00
Este espaço encerra às terças-feiras e feriados.
Entrada: Gratuita
Posto de Turismo
Morada: Esplanada Silva Guimarães, Castelo Engenheiro Silva, 3080-501 Figueira da Foz
Contactos: +351 233 209 500 / [email protected]
Como chegar?
A Figueira da Foz encontra-se presente num espaço geográfico privilegiado. Por isso, facilmente consegue atrair pessoas. Esta cidade encontra-se a apenas 1h de distância do Porto, 1h45 de Lisboa e a apenas 30 minutos de Coimbra.
O acesso à cidade da Figueira da Foz pode ser realizado por estrada, usando a A1, A17 e A14.
Quer saber onde comer em Figueira da Foz?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Casa Havanesa
Morada: Rua Cândido dos Reis 89, 3080-155 Figueira Da Foz
Contactos: +351 964 555 461
Mais informações, aqui.
Restaurante Paquete
Morada: Avenida do Brasil, 12 3080-323, 3080-323 Figueira Da Foz
Contactos: +351 233 418 488
Mais informações, aqui.
Wine Bar by Cristal
Morada: Rua Doutor Calado N. 24, 3080-153 Figueira Da Foz
Contactos: +351 910 061 271
Mais informações, aqui.
Tasca Maria
Morada: Rua Dr. Francisco António Diniz, No 38, 3080 Figueira Da Foz
Contactos: +351 915 643 278
Mais informações, aqui.
Taverna Ti João
Morada: Rua Poeta Acácio Antunes, Nº7, 3080-158 Figueira Da Foz
Contactos: +351 233 094 542
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir na Figueira da Foz?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Eurostars Oásis Plaza****
Localização GPS: 40° 9′ 21,853″ N , 8° 52′ 1,850″ W
Morada: Avenida do Brasil 3080-323 Figueira Da Foz
Contactos: (+351) 233 200 010 / [email protected]
Parque Municipal de Campismo da Figueira da Foz
Morada: Rotunda Engenheiro Coelho Jordão, 3080-011 Tavarede
Localização GPS: 40° 9′ 53,918″ N , 8° 51′ 25,316″ W
Contactos: (+351) 233 209 051 / 233 209 052 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Mercure Figueira da Foz****
Localização GPS: 40° 9′ 3,413″ N , 8° 51′ 58,968″ W
Morada: Avenida 25 De Abril, 22 Nº De Registo:376, 3080-086 Figueira da Foz.
Contactos: (+351) 233 403 900 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Puzzle Hostel
Morada: Rua Alto do Viso 36, 3080-164 Buarcos e São Julião
Localização GPS: 40° 9′ 16,445″ N , 8° 51′ 59,471″ W.
Contactos: (+351) 233 045 969 / 916 140 138 / [email protected]
Sweet Atlantic Hotel & Spa ****
Localização GPS: 40° 9′ 2,257″ N , 8° 51′ 59,249″ W
Morada: Av. 25 de Abril 21, 3080-086 Figueira da Foz.
Contactos: (+351) 233 408 900 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Sem querer tirar interesse ao texto, deixo só uma pequena correcção: das 3 lagoas indicadas, 2 pertencem à freguesia de Bom Sucesso e não de Quiaios.