Lamego é uma terra fascinante que merece uma visita pelas suas diversas atrações. Entre elas, destaca-se uma capela erguida nos séculos VII e VIII, que é a mais antiga do país!
O nosso país tem destinos verdadeiramente deslumbrantes. Alguns escondem atrações surpreendentes, que encantam pela sua singularidade, pela sua beleza ou pela sua antiguidade. Por exemplo, há uma capela presente em Lamego que é conhecida pela sua fantástica longevidade, antecedendo a criação do próprio reino.
Saiba mais sobre a terra que detém a capela de São Pedro Balsemão. Este é um destino que tem muitas outras atrações e um património que merece ser conhecido. Por isso, agende uma visita a Lamego, reserve uns dias de férias ou agende uma escapadinha e viva uma experiência memorável.
A capela mais antiga de Portugal está em Lamego
Localização
A cidade de Lamego está presente no distrito de Viseu, na região norte do país. Esta cidade reúne um conjunto de características que a torna particularmente agradável a quem quer passar uns dias que conjuguem diferentes experiências.
Ela guarda em si um variado leque de atrações, um património rico e variado que agrada a todos os que a visitam. Entre o diversificado património religioso presente nesta cidade destaca-se uma capela que é conhecida por ser a mais antiga de Portugal…
Capela de São Pedro de Balsemão
Esta construção religiosa é o mais antigo de todos os monumentos de Lamego. Segundo os historiadores, trata-se mesmo da igreja mais antiga do país. A capela de São Pedro de Balsemão terá sido construída no século VII e tem origem suévico-visigótica.
Esta construção remonta ao tempo de Sisebuto. No seu tempo, este rei visigótico chegou a cunhar moedas. Encontraram-se em Lamego provas disso mesmo.
A capela de São Pedro de Balsemão tem um raro valor histórico e arqueológico. A sua longevidade é incomum (século VII). Mais tarde, a capela foi reedificada. Foi no séc. XVII, mais precisamente, que houve essas obras. A excelente talha que reveste o interior da capela é memória desta época.
A capela apresenta ainda algumas características assinaláveis, como a grandiosidade. O templo conserva grande parte da sua traça original e no seu interior o ambiente misterioso de épocas distantes é preservado. A capela de São Pedro de Balsemão tem três naves.
Na capela, encontram-se duas peças importantes do séc. XIV. A escultura da Senhora do Ó que foi esculpida em pedra de ançã e o túmulo do Bispo do Porto D. Afonso Pires, que foi esculpido em granito.
No interior da capela, destacam-se duas fiadas de três arcos de cada lado que se encontram assentes em colunas de forma cilíndrica. A capela está classificada como Monumento Nacional, está integrada nas “Rotas Medievais do Vale do Douro” e serve de exemplo do valioso património religioso construído no concelho de Lamego.
Localização: a 3 km de Lamego, junto ao Rio Balsemão.
Principais atrações de Lamego
Castelo de Lamego
A longevidade do Castelo de Lamego é de tal ordem que é comum ver autores referirem que o castelo “é obra de mouros” e anterior à fundação da nacionalidade. No entanto, do castelo primitivo, apenas subsistem a torre de menagem e parte da velha muralha e a cisterna.
A torre de menagem tem 20 m de altura e apresenta uma planta quadrangular. O castelo foi alvo de restauros entre 1939 e 1940, num contexto em que se celebravam os centenários da Fundação e Restauração da nacionalidade. O Castelo de Lamego foi classificado como Monumento Nacional por via do Decreto de 16 de junho de 1910.
A Cisterna de Lamego
A Cisterna de Lamego está localizada extramuros da praça de armas. Esta é uma construção de silharia retangular e abobadada, que apresenta ogiva nervada que se encontra sustentada por largas cintas apoiadas em pilares.
Tem 20 m de comprimento e 10m de largura, por isso é uma cisterna que se destaca no país e é considerada “um dos melhores exemplares das cisternas dos castelos portugueses” (conferir Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais cit. Laranjo, 1994, p.52).
Construções religiosas
Lamego apresenta um conjunto rico de construções religiosas. São atrações incríveis que revelaram grande importância histórica. A Sé Catedral destaca-se pela Torre, uma construção românica. Na fachada, três notáveis pórticos destacam-se. São obras dos finais do gótico flamejante.
No interior, constata-se que o corpo principal está dividido em três naves. As abóbadas apresentam coloridas pinturas executadas por Nicolau Nasoni entre 1737 e 1738.
Além do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, já referido neste artigo, existem outras construções religiosas de relevo, tais como: a Igreja de Santa Maria Almacave; Igreja e Convento de Santa Cruz; Igreja do Mosteiro das Chagas; Igreja do Convento de Santo António de Ferreirim; Igreja da Graça; Igreja do Desterro; Capela de Nossa Senhora dos Meninos do Bairro da Ponte; Capela do Espírito Santo; Capela de Nossa Senhora da Esperança, entre outras edificações religiosas.
Casas Brasonadas
Em Lamego, também existe um conjunto de Casas Brasonadas que merece os olhares de quem visita este local encantador. Um dos mais grandiosos edifícios deste género é a Casa das Brolhas que foi erigido em 1771 e está presente na Rua Macário de Castro.
Este edifício do antigo Seminário está presente na Baixa de Lamego, mesmo em frente ao Palácio da Justiça. A Casa dos Serpas ou Casa de Santa Cruz fica no Largo Dr. João de Almeida, não muito longe da Igreja de Sta. Cruz. A Casa dos Vilhenas está presente no Largo Dr. João de Almeida, também não muito longe da Igreja de Santa Cruz.
Festas e Romarias
- Lamego (Almacave – Sé)
- Nossa Senhora dos Remédios: realiza-se no dia 8 de setembro.
- Santo Maior de Almacave: realiza-se no dia 5 de agosto.
- Nossa Senhora dos Aflitos: realiza-se no 1º domingo de julho.
- Nossa Senhora do Amparo: realiza-se no 2º domingo de julho (Alvelos).
- Nossa Senhora dos Meninos: realiza-se no dia domingo entre 17 e 21 de setembro
- São João: realiza-se no dia 24 de junho.
- Nossa Senhora da Esperança: realiza-se no dia 1º domingo das Festas dos Remédio
Romaria
Onde atualmente se encontra o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, no monte de Santo Estêvão, chegou a existir uma capela criada em honra deste Santo, construída em 1361. Esse era um templo pequeno e modesto, mandado edificar pelo bispo da diocese, D. Durão.
D. Manuel de Noronha foi nomeado bispo de Lamego em 1551. Este homem mandou erigir a primeira capela em honra da Nossa Senhora dos Remédios, no ano de 1568. Ela foi colocada no monte de Santo Estêvão, no Pátio dos Reis, como hoje esse espaço é designado.
Em 1750, a capela seiscentista encontrava-se em degradação, por isso a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios mandou-a demolir. José Pinto Teixeira era o Cónego que liderava a Irmandade, que também decidiu que fosse construído um Santuário espaçoso e atrativo para acolher mais peregrinos e crentes.
Esta obra foi concluída em 1761. Nesse ano, iniciaram-se os ofícios religiosos. O Santuário só foi inaugurado em 1778. Na época, o dia dedicado à Padroeira de Nossa Senhora dos Remédios era assinalado a 5 de setembro.
Ao longo do tempo, a festa foi crescendo até se tornar numa das mais grandiosas de Portugal. Atualmente, o momento mais alto desta celebração é a grandiosa Procissão do Triunfo, que se realiza no dia 8 de setembro.
Na procissão, os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição. As ruas apresentam-se ricamente ornamentadas, adquirem uma nova dinâmica e a componente religiosa apresenta-se em toda a sua plenitude. A sessão de fogo distribuída pelos quatro cantos da cidade serve para culminar com as festas.
Informação Útil:
Postos de Turismo de Lamego
Morada: Avª. Visconde Guedes Teixeira, 5100-074 Lamego.
Contactos: +351 254 099 000 / [email protected]
Leia também:
- Qual o atleta mais bem pago de sempre? Dica: é de Lamego!
- A Capela do Senhor da Pedra e os seus mistérios
- A preciosa Capela das Almas, no Porto
Quer saber onde comer em Lamego?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Casa da Rua
Morada: Rua Almacave nr. 48, Lamego 5100-108 Portugal.
Contactos: +351 254 666 263.
Douro Excellence
Morada: Rua Macário de Castro Largo da Vitória, Lamego 5100-149 Portugal.
Contactos: +351 969 686 787
Quinta da Pacheca Restaurant
Morada: Rua do Relogio do Sol, 261 Cambres, Lamego 5100-424 Portugal.
Contactos: +351 254 331 229.
Mais informações, aqui.
Restaurante Vindouro
Morada: Travessa dos Fornos, 21, Lamego 5100-179 Portugal.
Contactos: +351 961 422 784.
Mais informações, aqui.
Manjar Do Douro
Morada: Avenida Doutor Alfredo de Sousa Galerias Manjar Do Douro, Lamego 5100-066 Portugal.
Contactos: +351 254 611 285.
Quer saber onde pode dormir em Lamego?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Rural Quinta da Pacheca
Morada: Cambres – Lamego, 5110-424 Lamego
Contactos: 254 313 228 / [email protected].
Quinta da Timpeira
Morada: Lugar da Timpeira – Penude, 5100-057 Lamego.
Contactos: 254 612 811 / [email protected]
Six Senses – Douro Valley *****
Morada: Valle Abraão – Samodães – Lamego
Contactos: 254 660 600 / [email protected]
Hotel Lamego & Lifehotel lamego life
Morada: Quinta da Vista Alegre, 5100-183 Lamego.
Contactos: 254 656 171 / [email protected]
Casa de Stº. António
Morada: Largo de S. Sebastião, 5100-357 Britiande, Lamego – Portugal.
Contactos: 935 851 428 / [email protected]
Mais informações, aqui.