A Capela das Almas é um dos edifícios mais fotografados do Porto. Os painéis de azulejos que cobrem a sua fachada é um dos grandes motivos da sua grande popularidade.
A cidade do Porto é seguramente uma das mais belas do país. Ao longo dos últimos anos tornou-se numa verdadeira atração para viajantes de todo o mundo. A cidade invicta tem recebido vários prémios ligados à área do turismo. Por isso, é muito procurada por pessoas que querem visitar um dos destinos mais populares e deslumbrantes da Europa.
A gastronomia tem petiscos bastante populares e deliciosos, tais como a Francesinha, as Tripas à moda do Porto, Bacalhau à Gomes de Sá, entre outras saborosas tentações.
Contudo, nesta deslumbrante cidade há um património bastante diversificado que encanta todas as pessoas que a visitam. As pontes que ligam o Porto a Gaia, os museus, a Casa da Música, o Estádio do Dragão, as diversas igrejas. Uma das grandes atrações desta cidade é, sem dúvida, a Capela das Almas.
A Capela das Almas, um tesouro em pleno Porto
Capela das Almas
A Capela Santa Catarina, como também é conhecida a Capela das Almas, está datada do século XVIII. Esta capela é bastante famosa pela sua fachada, que se encontra coberta por encantadores azulejos.
O edifício
Este é um edifício religioso de traços muito simples, contudo, é inegável que a Capela Santa Catarina apresente uma beleza artística deslumbrante e rara. A capela é composta por dois corpos, sendo que o segundo é de menor altura. Quando decorria o ano de 1801, ele foi alvo de obras de restauro e ampliação. Nesse momento em que foram realizadas algumas mudanças, boa parte das características originais foram modificadas.
O interior da Capela
A Capela das Almas tem um interior de estilo neoclássico. Os altares da nave e o altar-mor foram dedicados a Nossa Senhora de Fátima, a Nossa Senhora da Conceição, a Nossa Senhora das Dores, ao Sagrado Coração de Jesus e ao padroeiro da cidade S. João.
Também pode ser encontrado um painel representativo da Ascensão do Senhor no altar-mor, existindo ainda a imagem do Senhor Ressuscitado, em plinto. O nome da Capela deriva da Santa à qual foi devotada, Nossa Senhora das Almas.
Existe uma imagem da Santa no interior da capela desde no século XVIII, data em que a Capela das Almas foi construída. Ainda é possível encontrar um encantador vitral (datado do início da segunda metade do século XX) que representa as almas, ele encontra-se no janelão da fachada principal.
Os azulejos
A Capela das Almas tornou-se um tesouro da cidade do Porto depois de os azulejos terem sido colocados na fachada principal e na parede lateral da igreja. Após esse momento, a Capela das Almas tornou-se numa das igrejas preferidas dos portuenses. Os azulejos destacam-se facilmente na arquitetura bastante simples desta capela do século XVIII. Para a construção destes maravilhosos painéis, foram usados quase 16 mil azulejos. Mais precisamente 15.947, os azulejos que cobrem uma área de cerca de 360 m².
Autoria dos azulejos
Foi no século XX que os azulejos foram colocados, mais exatamente em 1929. Os azulejos foram concebidos de modo a imitar os mosaicos característicos do século XVIII. Foi numa famosa fábrica de Lisboa que os azulejos foram executados, tendo sido o ceramista Eduardo Leite o autor da obra.
A beleza singular da capela
Os painéis apresentam uma beleza encantadora, deslumbram. Os azulejos representam episódios das vidas de S. Francisco de Assis e de Santa Catarina. Curiosamente, nestes painéis misturam cenas das vidas de duas santas distintas, da Santa Catarina de Siena e da Santa Catarina de Alexandria, presente na fachada principal.
Popularidade da Capela das Almas
Os azulejos preenchem as paredes de uma forma absolutamente maravilhosa. É impossível ficar indiferente à impressionante beleza apresentada nestas paredes. Por isso, a Capela das Almas é um dos edifícios mais fotografados e populares da cidade Invicta.
Localização
A Capela das Almas fica situada na esquina que se encontra entre as Ruas de Santa Catarina e de Fernandes Tomás, na baixa da cidade do Porto, em Portugal.
Informação útil sobre Capela das Almas
Morada:
Rua de Santa Catarina 428, 4050-317 Porto, Portugal.
Contactos: +351 222 004 366
Horários de visita:
Segunda, terça e sábado das 07:30 às 13:00 e das 15:30 às 19:00.
Quarta a sexta das 07:30 às 19:00.
Domingo das 07:30 às 13:00 e das 18:00 às 19:00.
Preço: Gratuito!
Leia também:
- Porto: a Igreja do Carmo
- A mítica Capela do Senhor da Pedra
- Igreja de Válega é a igreja mais bonita de Portugal?
NCultura
Se leu “A Capela das Almas, um tesouro em pleno Porto” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Gostaria de saber se é verdade que alguns clérigos antigamente eram na realidade cristãos novos disfarçados dentro das igrejas a fim de não serem perseguidos pela inquisição.