Esta pequena aldeia alentejana é um destino perfeito para uma escapadinha. Santa Susana é a aldeia mais bonita do Alentejo, muito provavelmente.
O nosso país tem inúmeros encantos. Existem cidades, vilas e aldeias portuguesas que nos apresentam um património incomum, que conta capítulos importantes da história de Portugal.
Locais com igrejas, castelos, palácios, conventos, pontes, entre outras atrações imperdíveis. Há também em Portugal locais que apresentam uma beleza natural memorável, lugares que se destacam pelas paisagens, pelas lagoas, pelas cascatas.
O Alentejo é uma região particularmente rica, que oferece uma experiência bastante completa. Além de apresentar cenários com paisagens arrebatadoras, também tem um conjunto de atrações verdadeiramente fascinante.
Esta região é bastante procurada por pessoas que pretendam gozar de uns dias em plena tranquilidade, num cenário de grande beleza. A aldeia de Santa Susana é seguramente um dos destinos alentejanos mais fascinantes. Esta pequena aldeia alentejana é um destino perfeito para uma escapadinha. Santa Susana é uma pérola presente no Alentejo. Visite-a e viva uma experiência memorável!
Provavelmente, a aldeia mais bonita do Alentejo
Esta aldeia portuguesa está localizada em Alcácer do Sal. Trata-se de um destino tranquilo e encantador que assegura umas férias fantásticas ou uma escapadinha de sonho.
Todos os elementos da família viverão momentos inesquecíveis em Santa Susana. Esta aldeia alentejana está situada a apenas 1h30 da capital portuguesa. Santa Susana reúne um conjunto de atrações encantadoras, por isso merece uma visita.
Curiosidade
Santa Susana integra um conjunto de 14 pequenas localidades do Alentejo que fazem da rede europeia Genuineland. Esta aldeia está integrada num projeto da Região de Turismo de Évora que visa fomentar o turismo de aldeia.
O momento histórico
Na década de 50 do século passado, foi necessário encontrar um local para alojar os diversos trabalhadores agrícolas que tinham sido escolhidos para trabalhar no Alentejo. Estas pessoas acabaram por ficar na propriedade dos primos Henrique Fernandes e Manuel Louro. Este foi o local indicado para estas pessoas ficarem alojadas. No entanto, com o tempo, as famílias destes trabalhadores foram crescendo e uma comunidade formou-se. A prosperidade deste local levou ao desenvolvimento de uma aldeia, a aldeia de Santa Susana.
Experiência única
Nesta aldeia, vive-se uma experiência singular. A tranquilidade deste local torna-o no destino perfeito para quem procura viver dias encantadores. Aqui, nesta aldeia alentejana, vive-se bem, em silêncio, em perfeita harmonia com a Natureza, sem o stress comum das grandes cidades.
A paisagem deslumbrante é outro elemento que torna a estadia em Santa Susana em algo memorável.
Características
Santa Susana é uma aldeia alentejana tradicional, que tem apenas meia dúzia de ruas. A vida nesta aldeia é tranquila. O quotidiano é feito a um ritmo relaxado. Os encantos locais são partilhados com apenas 200 habitantes.
Nesta aldeia alentejana, não há comércio, por isso os bens essenciais são comprados em Alcácer do Sal. A arquitetura rural e tradicional de Santa Susana é a grande atração da aldeia. O conjunto de casas tradicionais formam um cenário verdadeiramente memorável.
Esta aldeia encontra-se bem conservada. A sua beleza encantadora é distinta e proporciona a quem a visita uma experiência muito particular, única e original. Por isso, Santa Susana tornou-se num símbolo para a região do Alentejo.
Santa Susana
Segundo reza a lenda, Santa Susana era uma menina que apascentava ovelhas. Esta menina lia a Bíblia e fazia por ajudar os pobres. No entanto, a sua personalidade generosa e solidária de pouco lhe serviu, especialmente quando foi presa pela Inquisição. Susana foi queimada viva e morreu a rezar.
Principais atrações
As casas
A aldeia de Santa Susana apresenta um aspeto tipicamente alentejano. Ela mantém uma arquitetura rural tradicional. Uma das grandes qualidades da aldeia de Santa Susana está nas suas belas casas.
As casas de Santa Susana são de piso térreo, sempre caiadas de branco, o que lhes confere um ar pitoresco. Estas casas são todas bastante parecidas e partilham das mesmas caraterísticas.
Todas as casas se apresentam com chaminés idênticas. As portas destas casas revelam as iniciais dos primos proprietários e ainda a data de construção das habitações. As casas de Santa Susana são pintadas a cada dois anos pelos moradores da aldeia. Estes fazem questão de também pintar as casas não habitadas, de forma a valorizarem e preservarem a beleza da aldeia.
Eles pintam sempre da mesma forma, colocando a cor azul na barra das portas e nas janelas, elementos importantes que contrastam com a brancura das paredes. As casas encontram-se distribuídas por ruas quase geométricas, por isso passear por esta aldeia revela-se uma experiência singular.
Os habitantes fazem questão de manter a pequena aldeia sempre limpa e muito bem caiada, de forma a garantir que Santa Susana permanece como uma atração, uma das povoações alentejanas mais resplandecentes.
A Paisagem
Santa Susana apresenta-nos um conjunto de paisagens que refletem os encantos e a serenidade típica do Alentejo. As casas integradas na paisagem local foram um quadro digno de museu, por isso uma fotografia desta aldeia facilmente se torna no cartão postal.
Os quatro monumentos principais
Igreja de Santa Susana
A Igreja Matriz é uma construção religiosa com mais de 500 anos. Este templo foi criado em estilo barroco. A igreja apresenta um traçado tipicamente popular. Esta construção religiosa é constituída por apenas uma nave e revela uma abóbada de berço redonda.
A Igreja Matriz de Santa Susana apresenta influência maneirista, existindo nela duas pinturas luso-flamengas do início do século XVI que se destacam e estão presentes no altar.
A ponte barroca submersa
Este monumento foi feito no século XVIII. A ponte submersa foi criada em estilo barroco, no mesmo estilo que a igreja local. A ponte fica na antiga estrada para Évora e raramente se encontra seca.
O cruzeiro
O cruzeiro local apresenta uma cruz criada em granito. Este monumento é património cultural.
O Teatro Comunitário
Esta atração é apelidada pelos moradores de “teatrinho”. Este espaço permitia a quem trabalhava nos campos ter alguns momentos de distração. Este local parece extraído de uma casa de bonecas.
O Teatro Comunitário recria uma grande sala de espetáculos. A recriação é feita em miniatura, mas com grande atenção ao pormenor.
Informação útil:
Morada: Travessa da Igreja, Santa Susana 7580 Alcácer do Sal
Contactos: 265 650 001
Tubthen Puntsok Gephel Ling
Este retiro de budistas tibetanos revela-se uma atração presente nas proximidades da aldeia. O Tubthen Puntsok Gephel Ling encontra-se situado a menos de 5 kms da aldeia Santa Susana.
Thubten Phuntsog Gephel Ling significa «o lugar onde a virtude dos ensinamentos de Buda se expande». No centro budista tibetano: “Todos os que tenham boa vontade e aspirem a uma vida mais saudável, pacífica e significativa são bem-vindos para usufruírem e partilharem o que a herdade tem para oferecer”. Isto é o que se pode ler no site deste retiro.
Neste local, vive a família de Natalie e Diego, mais duas pessoas e ainda o Lama Gyurme, líder espiritual do centro. Neste retiro, organizam-se as práticas tradicionais e os ensinamentos do budismo, além de eventos de meditação e retiro.
Informação útil:
Morada: Estrada Nacional 253 Herdade Corte Pereiro, 7580-706 Santa Susana – Alcácer do Sal
Coordenadas: 38.486402, -8.359611
Contactos: [email protected] / (+351) 26 510 21 62 / (+351) 91 213 93 53
Informação útil:
Posto de Turismo de Alcácer do Sal
Este espaço encontra-se aberto de segunda-feira a sábado e feriados, das 9h às 13h e das 14h às 17h. O Posto de Turismo de Alcácer do Sal encerra ao domingo.
Contactos: (+351) 265 009 987 / (+351) 911 794 685
Como chegar
- Para quem vem de Setúbal, segue-se pela A2 em direção Alcácer do Sal (3ª saída). Posteriormente, de Alcácer do Sal, segue-se pela N235 até Santa Susana.
- Para quem vem de Évora, segue-se pela N114 em direção Montemor-o-Novo. Posteriormente, em Montemor-o-Novo, segue-se pela N235 até Santa Susana.
Leia também:
- 20 dos melhores Provérbios Populares Alentejanos
- Alentejo: 6 locais para visitar no Inverno
- As 8 vilas e cidades mais bonitas do Alentejo
Quer saber onde pode comer em Santa Susana ou Alcácer do Sal?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante O Mondina
Especialidade: migas à alentejana com coelho frito
Morada: Barragem do Pego do Altar, Alcácer do Sal 7580-712 Portugal
Contactos: (+351) 265 659 119
Restaurante o Coelho
Especialidade: as enguias fritas e o arroz de cabidela
Morada: Rua da Liberdade 1 Santa Susana, Alcácer do Sal, Portugal
Contactos: (+351) 265 659 014
Restaurante O frango assado
Morada: Avenida dos Pescadores Carrasqueira, Alcácer do Sal 7580-613 Portugal
Contactos: +351 265 497 399
Restaurante Retiro do Pescador
Morada: Avenida Dos Pescadores Carrasqueira-comporta, Alcácer do Sal 7580-613 Portugal
Contactos: +351 265 497 172
Restaurante O Gonçalves
Morada: Rua Principal Carrasqueira, Comporta 7580-613 Portugal
Contactos: +351 265 497 763
Quer saber onde pode dormir em Santa Susana ou Alcácer do Sal?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Vila Nova de Santa Susana – Resort
Morada: Rua Primeiro de Maio, 7580-713 Alcácer do Sal, Portugal
Contactos: (+351) 265 622 344
Hospedaria Santa Susana
Morada: Rua 25 de Abril – Santa Susana, 7580 Alcácer do Sal
Contactos: (+351) 265 659 178
Herdade de Montalvo – Aldeamento Turístico
Morada: Estrada Nacional 253 – Km 14.7, Alcácer do Sal, Portugal, 7580-247
Contactos: + 351 265 619 441 / [email protected]
Casa das Cegonhas
Morada: Herdade de Porches, Vale de Guiso, 7580-087 Alcácer do Sal
Contactos: 21 093 6026 / [email protected]
Pousada Castelo Alcácer do Sal
Morada: Castelo de Alcácer do Sal, 7580-197, Alcácer do Sal
Contactos: +351265613070