Os borbotos em tecidos podem ser uma verdadeira frustração. Aprenda a remover borbotos sem esforço e dê uma nova vida às suas roupas! As roupas delicadas são confortáveis. No entanto, podem representar um desafio quando apresentam borbotos. Por exemplo, já todos tivemos peças de malha que nos eram muito queridas e que passaram a ter essas bolinhas indesejadas de borboto que podem surgir até em peças da mais alta qualidade.
O borboto consiste no pequeno tufo que se forma à superfície dos tecidos, nomeadamente da lã. Quando estas peças de roupa apresentam borboto tornam-se inevitavelmente itens de qualidade inferior. Estas bolinhas inestéticas prejudicam a beleza das peças de roupa e fazem com que elas percam o bom aspeto. No presente artigo, irá ficar a saber como eliminar borbotos da roupa.
8 truques práticos para remover borbotos com eficácia
As peças mais delicadas são fantásticas na forma como se encaixam no corpo. Por vezes, faz-se um investimento em algumas peças de malha. Alguns exemplares podem ser bastante caros. Por isso, devemos fazer de tudo para aumentar o seu tempo de vida útil. No entanto, a quantidade de anos depende dos cuidados que se tem e na forma como lidamos com determinados problemas. Ora, quando surgem borbotos na roupa essas peças ficam com uma aparência desgastada e parecem velhas. Esse problema pode acontecer com o desgaste natural e devido à lavagem frequente. Na verdade, o problema reside na lavagem incorreta e desadequada.
1 – Utilização de aparelhos
Atualmente, podemos encontrar aparelhos eletrónicos no mercado que podem ajudar imenso a remover borbotos da roupa. Estes aparelhos cumprem a tarefa com eficácia sem danificar a roupa. O sucesso é garantido, sem que perca muito tempo com essa tarefa. Os aparelhos que removem o borboto podem ser utilizados em todas as peças de tecido. Tudo o que tem por casa pode ficar com um aspeto renovado (camisolas, mantas, cobertores…).
2 – Recurso a uma pedra pomes
A pedra pomes não tem apenas utilidade na pedicure. Não serve apenas para esfoliar os pés. Ela pode ser usada para mais do que acabar com calos. Este objeto pode ser utilizado nos cuidados de roupa. Ela é uma grande aliada das roupas, porque consegue eliminar os borbotos. O procedimento é simples: basta passar sobre o tecido. Assim, todas as partículas de borboto vão sair com relativa facilidade.
3 – Utilizar um pente fino
O pente fino que tem em casa é um objeto que muitos possuem, mas que raramente é usado para as tarefas para que foi criado. Este objeto é mais do que suficiente para eliminar pedaços de borboto maiores e mais salientes.
4 – Rolar a peça de roupa em fita-cola
Remover borboto em peças de caxemira revela-se um desafio mais difícil. Este tipo de tecido é mais caro e torna-se algo assustador contribuir para o danificar. Evitar utensílios agressivos é essencial. No entanto, passar fita-cola pela zona afetada revela-se a estratégia perfeita para contextos em que o borboto surge apenas em pequenas zonas. Permite retirar borbotos sem danificar a peça. Já se a área problemática for de maiores dimensões, usar a fita-cola não será suficiente.
5 – Raspar com uma gilete ou navalha
Uma gilete descartável e um local bem iluminado pode ser o suficiente para remover borbotos de roupas simples que não apresentem lantejoulas, nem bordados. Até uma navalha pode ser usada neste contexto. Passe a navalha sobre o borboto da peça de roupa, cuidadosa e delicadamente. A passagem do utensílio deve ser sempre no sentido de seguir os contornos da linha e do modo como a malha promove a construção da roupa. Para não danificar a roupa, tenha cuidado para não passar no mesmo local do tecido muitas vezes.
6 – Recurso a velcro
O velcro é uma solução eficaz para remover borboto numa área de maiores dimensões. Pode ajudar até em peças que parecem não ter qualquer tipo de arranjo. Usar um rolo pegajoso pode ser eficiente em peças maiores ou em peças de roupa inteiras. O velcro ajudará a remover borboto dessa roupa.
7 – Usar lima de unhas para raspar
A lima de unhas pode ser usada em peças de roupa que apenas apresentam pequenas partes de borboto. Este truque bastante eficiente consiste em raspar com este utensílio de forma a apanhar todos os borbotos.
A lima de unhas tem a vantagem de conseguir arrancar outra partícula qualquer que se encontre presa no tecido. No entanto, tenha muito cuidado ao passar a lima de unhas sobre a roupa. Se usar muita força, este utensílio poderá desfiar a peça em malha porque, sendo uma peça pequenina, é muito potente!
8 – Utilização da esponja de lavar louça
Apesar de parecer estranho, não é engano. Existe uma forma de remover borbotos com a ajuda da esponja de lavar a louça. A técnica basicamente consiste em passar na roupa a parte verde e rugosa da esponja da louça, que se deve encontrar bem seca. A passagem deve ser feita somente sobre a parte da peça com borbotos.
Estas técnicas ensinam que é bem mais simples remover borboto do que se pensa, não é verdade!?
Aprenda a cuidar das suas roupas:
- Não corra riscos! 3 razões para lavar roupa nova antes de usar
- 8 erros a evitar quando lavar roupa na máquina
- Como eliminar o cheiro a mofo do guarda-roupa com bicarbonato de sódio
Estratégias para evitar a formação de borbotos na roupa
Prevenir é a solução para evitar que a roupa de malha apresente borbotos. Existem alguns truques que permitem evitar ou atrasar o aparecimento deste problema. Eis algumas dicas importantes para impedir que o borboto surja na sua roupa:
- Lave a roupa do lado do avesso;
- Preferencialmente, a peça de roupa deve ser colocada dentro de um saco de rede específico para o efeito de lavagem;
- As peças de roupa de lã devem ser mergulhadas em água fria, antes de limpar;
- As roupas de lã devem ser lavadas numa solução de sabão neutro ou sabão para as mãos misturado com água fria;
- Após lavar as peças, mergulhe as peças em amaciador, glicerina ou óleo essencial;
- Nunca deve colocar as roupas a secar diretamente ao sol, nem sequer na máquina de secar roupa. Idealmente, essas peças de roupa devem ser colocadas num ambiente que apanhe sol durante algumas horas. No entanto, num espaço devidamente protegido, nomeadamente uma marquise ou varanda tapada.