Petiscos e iguarias tradicionais da capital portuguesa. Venha daí conhecer 8 pratos típicos de Lisboa para ficar com água na boca.
Embora, hoje em dia, seja possível comer um pouco de tudo em todo o lado, é certo que há pratos mais típicos de umas regiões do que outros.
Neste capítulo, Lisboa é também detentora das suas iguarias muito próprias e que, numa visita à capital, merecem ser pedidas e saboreadas.
Caracóis, favas e “peixinhos da horta” estão na lista e são, sem dúvida, petiscos que têm outro sabor se forem provados na sua cidade berço: Lisboa.
Ah, e depois de provar todas estas entradas e pratos principais, não se esqueça de fechar a refeição com chave de ouro saboreando um delicioso pastel de Belém.
8 pratos típicos de Lisboa que nos deixam com água na boca
1 – Caracóis
Este simpático animal é, também, um petisco de verão muito apreciado, sobretudo pelos lisboetas. São servidos em diferentes doses, em restaurantes, cafés, marisqueiras ou cervejarias como iguaria e entrada.
2 – Pipis, moelas e iscas
São várias as tascas, cafés e restaurantes alfacinhas com estes petiscos como prato típico. Os pipis são miúdos de galinha estufados num molho de tomate, cebola e alho. As moelas (de galinha ou pato) são cozinhadas num refogado de cebola e tomate. Finalmente, as chamadas “iscas com elas” são fígado de porco salteado em alho e vinho branco ou numa cebolada. A acompanhar pode contar com batata frita ou cozida. O pão é também indispensável para saborear os molhos de todos estes petiscos.
3 – Favas
Há quem adore, há quem deteste, mas este é um prato incontornável da gastronomia nacional. As favas podem ser guisadas ou cozidas e, ainda, cozinhadas com rodelas de chouriço e outras carnes. Além deste prato tradicional, há também quem faça sopa de fava rica.
Esta iguaria costuma ser servida numa travessa, com enchidos, toucinho e coentros.
4 – Bacalhau
O bacalhau é um ingrediente muito apreciado por todos os portugueses e confecionado de várias maneiras, de norte a sul do país. Em Lisboa, é possível saboreá-lo sobretudo em pataniscas ou pastéis, como entrada.
Já como prato principal é comum servi-lo à Brás, ou seja, com cebola, batata palha, ovos mexidos, salsa e azeitonas pretas. Outra versão muita apreciada é com lascas de bacalhau e grão.
5 – Peixinhos da horta
Os peixinhos da horta são outro prato muito típico da capital e que até agrada a vegetarianos. Isto, porque de peixe só tem mesmo o nome, já que se trata de feijão verde envolto numa fritura.
Pode servir de entrada ou prato principal e ser acompanhado ou não de maionese.
6 – Ovos verdes
Não, não são ovos estragados. Tratam-se de ovos cozidos por 10 minutos, descascados e partidos longitudinalmente. Depois, as gemas são retiradas e colocadas numa tigela, juntamente com miolo de pão amolecido em leite, salsa picada, sal e pimenta.
Esta mistura – esverdeada – serve de recheio dos ovos (claras cozidas) que, em seguida, são passados por ovo batido e pão ralado e levados a fritar.
7 – Sardinha assada
Mais um prato que acaba por ser feito um pouco de norte a sul do país. Contudo, é certo que Lisboa é uma das principais consumidoras, sobretudo nos meses de verão e por ocasião dos santos populares e dos arraiais, como o Santo António, por exemplo.
Para confecionar sardinhas assadas são apenas precisas sardinhas gordinhas e saborosas, estendidas sobre uma brasa, e com sal grosso a acompanhar. Para regar o petisco, nada como beber um bom vinho ou uma cerveja bem fresca.
8 – Bife com molho à café
Estes bifes são muito confecionados nos cafés e restaurantes da cidade Lisboeta. O principal segredo está no seu caldo, feito com ossos e aparas de carne e natas, mostarda ou manteiga.
Os bifes fazem-se, ainda, acompanhar por batata frita e pão que ajudam a degustar ainda melhor o molho.