Lavar roupa na máquina pode parecer simples, mas alguns erros comuns podem comprometer os resultados. Aprenda o que não pode fazer! É necessário alguns conhecimentos para se lavar roupa na máquina corretamente. Se quer ter roupa impecável, não pode cometer erros. No entanto, muitas pessoas desconhecem os procedimentos adequados.
Há erros que são cometidos constantemente. Iremos identificar alguns dos erros mais comuns, além de apresentar as regras básicas que todos deveriam conhecer. Proceder de forma adequada é importante não só para apresentar a roupa em condições, como também para dar maior longevidade ao eletrodoméstico.
Além disso, há ainda a vantagem de implicar poupança. Portanto, só há vantagens lá para casa.
8 erros a evitar quando lavar roupa na máquina
1 – Esquecer de ler as etiquetas das roupas
Muitas pessoas cometem um erro básico: não ligam à informação presente nas etiquetas das peças que pretendem lavar. Contudo, ler as etiquetas revela-se um procedimento básico para lavar a roupa na máquina corretamente.
A leitura dos ícones e da informação facilita a tarefa. Podemos ficar a conhecer o tipo de ciclo que deve usar nesse tipo de roupa, mas também a temperatura máxima a que a roupa deve ir. Aliás, pode até ser recomendada a lavagem à mão.
2 – Evitar a separação das roupas por cores
Apesar de ser uma das regras básicas que todos conhecem, muitos caem no erro de não cumprir a regra. Coloque pretos e escuros de um lado e faça uma lavagem. Depois, separe os brancos e tons claros noutro espaço e faça outra lavagem.
No entanto, tenha muito cuidado com os rosas fortes e vermelhos. Estas cores podem tingir com facilidade. Por isso, são muito perigosas. Para evitar esse problema, pode usar umas toalhitas que impedem essa transferência indesejada de tonalidades. Elas encontram-se à venda nos supermercados a preços acessíveis.
3 – Usar o detergente comum para todos os tipos de roupas
Podemos encontrar uma gama variada de produtos à venda nos supermercados, porque há procedimentos distintos que são eficazes consoante o material e as roupas que se pretende lavar. O “marketing” visa obter o máximo de sucesso em venda. Contudo, não deixa de ser verdade que cada tipo de tecido e de cor requer uma atenção distinta. Por exemplo, deve ter em casa líquido específico para roupa preta, um produto adequado para roupa delicada e hipoalergénica. Após testar a qualidade desses produtos, verá que são essenciais.
É sensato investir num bom detergente da roupa. Neste caso, a qualidade faz toda a diferença. É ainda importante ter em conta a quantidade de roupas e de produto a usar. Tenha o cuidado de seguir as orientações do produto que usar, porque cada item apresenta as suas especificidades e detém um nível de concentração distinto.
4 – Não estar a par do funcionamento dos diferentes tipos de máquina
É importante ter conhecimentos em diferentes matérias para saber como lavar a roupa na máquina adequadamente. A máquina que apresenta uma porta frontal é distinta da máquina com uma porta superior.
- Máquinas com uma porta frontal
As roupas nestas máquinas são inseridas pela frente. Por isso, será necessário reservar um espaço à frente para se poder abrir e fechar a porta.
Neste tipo de eletrodoméstico, o movimento da roupa consiste em “tombar”. Trata-se de um processo de lavagem que permite conservar os tecidos em condições por muito mais tempo e que impõe nas roupas um menor desgaste.
Estas máquinas com porta frontal são o modelo mais vendido no mercado. No entanto, frequentemente, não permitem a abertura durante um ciclo de lavagem.
- Máquinas com porta superior
Nestas máquinas, também deve existir o espaço reservado para a abertura e fecho da máquina. Contudo, é menor quando se compara à máquina com porta frontal. Neste caso, o processo de lavagem desenrola-se de um modo distinto, mediante fricção, porque ocorre um maior desgaste dos tecidos.
Estas máquinas requerem a utilização de um volume superior de água. Estas máquinas normalmente têm menos funções do que as tradicionais. No entanto, normalmente, este tipo de máquinas de lavar roupa permite que se possa abrir a porta durante o processo de lavagem.
5 – Não fazer separação da roupa por tipo de tecido
É um erro juntar peças de algodão com renda ou unir diferentes tipos de tecido. Quando se colocam dois tipos de tecidos tão distintos nas suas caraterísticas, comete-se um erro. Não se reconhece que tecidos muito diferentes apresentem as suas especificidades.
Por isso, há que adaptar cada ciclo ao que os diferentes materiais requerem. Os tecidos mais “standard” devem ser agrupados, fazendo outros grupos para materiais sensíveis e muito sensíveis.
6 – A roupa delicada requer bolsinhas próprias
Muitos esquecem de ver que a roupa delicada merece um cuidado especial. Deve ter o hábito de colocar peças de roupa que sejam pequenas e em materiais mais sensíveis numas bolsinhas de rede que sejam adequadas para assegurar a proteção destes itens.
Nestas “bolinhas” de proteção, pode colocar peças como: collants, lingerie e roupa de bebé, entre outros.
7 – Exagero no detergente em pó usado
É um erro pensar que colocar mais detergente em pó assegura uma melhor lavagem das roupas, pois acontece o contrário. O uso exagerado tem consequências indesejadas para a máquina e para as roupas.
Estes itens irão necessitar de ser muito mais enxaguados, podendo originar danos nas peças de roupa, nomeadamente ao nível das cores e tecidos. A roupa poderá até apresentar marcas de detergente. Além disso, essas peças de roupa até podem originar alergias em peles mais sensíveis.
8 – Não realizar uma pré-lavagem de uma peça com nódoas
Por vezes, temos peças que apresentam nódoas difíceis de remover. Uma máquina de lavar por muito boa que seja não é milagreira, não pode fazer todo o trabalho por si, magicamente.
Antes de colocar as peças na máquina, deve preparar a roupa. Atualmente, podemos encontrar à venda líquidos ou pó antinódoas de pré-lavagem que se revelam cruciais para o sucesso da lavagem. Estes itens encontram-se à venda a um preço bastante justo e são pouco agressivos. No entanto, são muito eficazes!
As poupanças de lavar corretamente a roupa na máquina de lavar
É importante ter noção que lavar a roupa na máquina corretamente não só permite ter roupa impecável que faz com que não seja necessário comprar mais roupa, como permite diferentes tipos de poupança.
Maior durabilidade da roupa
Quando se faz uma lavagem com detergente a mais, comete-se um erro. Outros erros são misturar cores ou usar mal os programas. Estes são alguns dos exemplos que podem estragar as roupas.
Lavar a roupa na máquina de modo correto faz toda a diferença no tempo de vida das roupas. Usar a máquina de lavar adequadamente é um procedimento amigo do ambiente. As roupas irão durar muito mais. Não terá que comprar peças novas!
1 – Poupança no detergente
É importante usar a quantidade adequada de detergente. É um erro colocar detergente em excesso na máquina. Não é por usar mais detergente que a roupa fica mais limpa. Além de não ser vantajoso, pode revelar-se prejudicial.
Em determinados casos, pode ser necessário fazer mais do que uma lavagem para fazer uma lavagem adequada. Para realizar uma dosagem adequada, faça uma leitura do rótulo na embalagem para saber a dose recomendada. Assim, irá economizar, além de contribuir para uma responsabilidade ambiental.
2 – Poupança de água
O uso correto de máquinas de lavar a roupa impede o desperdício de água. Usar menos água implica menos gasto. Consequentemente, uma fatura mais simpática. Naturalmente, lavar as roupas à mão implicaria um gasto bastante mais expressivo. Além do gasto que significa para si, também não poupava o ambiente.
Desta forma, o investimento numa (boa) máquina de lavar a roupa justifica-se sempre, pois permite poupar água, o que significa poupança de custos no fim do mês, além de ajudar o ambiente.
Aprenda mais truques para as suas roupas:
- Aprenda a lavar roupa de cama e banho com ótimos resultados
- Como lavar sapatilhas sem as estragar na máquina da roupa
- Como lavar carpetes e deixá-las impecáveis
3 – Poupança de luz
Convém ter atenção à classe energética, antes de comprar um novo equipamento. Idealmente, deve selecionar uma máquina de lavar a roupa que apresente uma eficiência energética elevada.
A melhor opção está na classe A (mais eficiente) e a pior opção é a G (menos eficiente). As máquinas de classe A podem ser inicialmente mais caras. No entanto, como consomem quase metade da energia de um equipamento de classe G, acabam por compensar a médio prazo.
Dicas para poupar mais energia com o uso da máquina
- Sempre que possível, opte por programas de baixas temperaturas
- Aproveite a capacidade de carga da máquina
- Lavar poucas peças de roupa de uma vez é um desperdício
- Não deixe a máquina sobrecarregada
- Use o temporizador
- Programe a máquina de lavar para os períodos com tarifas elétricas reduzidas.