Viva uma experiência encantadora nestes destinos rurais fantásticos: 8 aldeias perto de Lisboa para visitar pelo menos uma vez na vida.
Lisboa é uma das cidades mais populares do momento. A capital portuguesa tornou-se num dos destinos mais encantadores do mundo, recebendo diariamente vários turistas, nacionais e estrangeiros. Por isso, é comum ver as suas ruas com multidões de pessoas a quererem conhecer as suas melhores atrações.
Muitos desconhecem que nas proximidades da capital existem locais maravilhosos. Estes destinos apresentam uma beleza natural fascinante, escondendo diversas atrações, nomeadamente monumentos que ajudam a contar a história desses locais.
O NCultura preparou para si uma lista com povoações incríveis que asseguram momentos que recordará para sempre. Viva uma experiência encantadora nestes destinos rurais fantásticos que se encontram próximos da capital.
8 aldeias perto de Lisboa para visitar pelo menos uma vez na vida
1 – Aldeia Típica José Franco
À primeira vista, parece ser uma aldeia como tantas outras. No entanto, a Aldeia Típica José Franco é especial. Esta aldeia é fruto do engenho de uma pessoa. Ela foi construída por José Franco.
A construção desta foi realizada nos anos 60. A Aldeia Típica José Franco é distinta de todas as outras, mas retrata várias aldeias, consistindo numa recriação de uma aldeia típica portuguesa.
Aqui, podemos encontrar um castelo imponente. Há casinhas brancas com listas azuis como acontece noutras aldeias. Neste local, podemos ainda encontrar um moinho e oficinas que também surgem noutras povoações.
A Aldeia Típica José Franco permite-nos conhecer como eram as aldeias dessa época. Este local fascinante permite-nos realizar uma viagem no tempo. Ela é única no país e no mundo e assegura uma experiência fantástica.
2 – São Cristóvão, Montemor-o-Novo
Visitar esta aldeia permite-nos viver uma experiência singular. São Cristóvão é um destino rural com diversas qualidades. Esta povoação encontra-se presente no concelho de Montemor-o-Novo.
Podemos encontrar várias atrações incríveis nesta aldeia encantadora. A arquitetura presente em São Cristóvão permite-nos conhecer parte do seu passado. Há elementos arquitetónicos que apresentam uma grande beleza.
A Igreja de São Cristóvão é uma das atrações mais fascinantes da aldeia. Este templo encantador é o seu ex-libris. No interior desta construção religiosa, podemos encontrar uma escultura quinhentista do santo padroeiro.
O “Calcanhar do Mundo” encontra-se nas proximidades da aldeia. Trata-se de um penedo estreito que se situa junto da ribeira de S. Cristóvão. Quem visita esta povoação tem de visitar o conjunto megalítico do Tojal. Trata-se de uma atração magnífica que não deve perder. É uma experiência incrível observar o cromeleque e 17 menires.
3 – Escaroupim
Esta povoação encontra-se presente no coração do Ribatejo. Escaroupim encontra-se a 1 hora de Lisboa, a cerca de 7 km da vila de Salvaterra de Magos, no distrito de Santarém. A aldeia situa-se entre as margens do rio Tejo e as terras do Ribatejo. Nesta povoação não faltam histórias de gerações de gentes ribeirinhas.
Escaroupim é uma aldeia piscatória de grande beleza. Ela enquadra-se num cenário singular. A paisagem local é fascinante e conjuga diversos elementos especiais. Esta aldeia histórica encantadora revela-se uma experiência imperdível e todos os que a visitam vivem momentos muito agradáveis e memoráveis. Escaroupim apresenta características únicas que não passam despercebidas.
Esta povoação destaca-se pelas suas casas de madeira. As habitações de Escaroupim apresentam portas fechadas e de cores vivas. Os tons vibrantes e garridos destas casas são bastante atrativos e encantadores. O mesmo se pode dizer das típicas embarcações que se encontram em Escaroupim. Elas apresentam cores vivas que contrastam com as águas esverdeadas e serenas do Rio Tejo.
4 – Azenhas do Mar
Esta aldeia apresenta-se como uma experiência imperdível. A aldeia encontra-se suspensa entre o céu e o mar. O casario da aldeia de Azenhas do Mar encontra-se empoleirado, apresentando-se em efeito de cascata.
Por isso, o cenário que é revelado é verdadeiramente deslumbrante. As Azenhas do Mar são uma aldeia pitoresca. Ela reivindica protagonismo numa paisagem arrebatadora. Todas as fotografias aqui tiradas comprovam que se trata de um destino digno de cartão-postal.
As Azenhas do Mar foram o local de férias escolhido pelo rei D. Carlos e por sua mulher, D. Amélia. O mesmo aconteceu com D. Maria Pia, a mãe do rei. No restaurante Azenhas do Mar (tem o nome da aldeia), pode saborear-se comida de excelência. A experiência gastronómica realizada neste local permite-nos conhecer o melhor da região.
5 – Pia do Urso
Esta aldeia está localizada no concelho da Batalha, mais precisamente na freguesia de São Mamede. Pia do Urso é um destino singular. Esta aldeia serrana típica apresenta-nos vários encantos.
Nesta aldeia, podemos encontrar várias habitações em pedra e madeira. A aldeia serrana encontra-se inserida num cenário privilegiado, na bonita Serra de Aire e Candeeiros. A aldeia Pia do Urso foi alvo de obras profundas. Após ter sido recuperada, ela foi transformada, destacando-se atualmente a presença de um eco-parque temático e sensorial.
A transformação realizada neste local foi feita a pensar em particular nos invisuais. Neste espaço, há a oportunidade de viver uma experiência original. Ao longo do percurso, podemos encontrar várias estações interativas e lúdicas que farão com que viva momentos inesquecíveis.
6 – Penedo
A referência mais antiga de Penedo remonta ao século XIII. Essas referências a esta aldeia comprovam a antiguidade de Penedo. Penedo está presente no alto de uma encosta. Esta povoação situa-se em Sintra, encontrando-se na freguesia de Colares, mais precisamente.
As casas presentes nesta aldeia apresentam uma traça antiga. As habitações são um dos vários atrativos desta aldeia. Penedo também tem nas construções religiosas um património importante. Nesta aldeia, destacam-se as capelas seculares.
A experiência de caminhar nas ruas sinuosas desta aldeia revela-se bastante agradável. As tradicionais Festas do Espírito Santo realizam-se todas as semanas, desde a Páscoa até ao Domingo de Pentecostes.
Neste evento, podemos encontrar algumas tentações gastronómicas na ementa. No jantar, apresentam-se as tradicionais sopas do Espírito Santo, o cozido, o arroz-doce e a massa sovada. Estas são as tradições imperdíveis desta data.
Penedo tem a particularidade de ser o último lugar de Portugal Continental onde são realizadas as tradicionais Festas do Espírito Santo. No entanto, na ilha Terceira (nos Açores), estas festas continuam a existir.
Leia também:
- A aldeia perto de Lisboa que pode desaparecer
- Visitar as Azenhas do Mar: o que fazer e onde comer
- Aldeia Típica José Franco: um mundo encantador
7 – Aldeia da Mata Pequena, Mafra
Esta povoação encontra-se presente perto da capital, a pouco mais de 30 min de carro de Lisboa. Esta aldeia está situada em Mafra. Este destino rural proporciona uma experiência bastante agradável. Neste destino surpreendente, vivem-se momentos memoráveis longe da azáfama da capital.
A Mata Pequena é uma aldeia singular, onde o tempo parece parar. Apesar de apresentar-se num espaço territorial relativamente reduzido, este destino rural está repleto de encantos. Esta povoação apresenta-se totalmente preservada e recuperada.
Há muitas habitações em pedra neste lugar encantador. As casas desta aldeia pitoresca são iluminadas por candeeiros. Estas construções encontram-se protegidas por uma envolvente verde. O cenário que envolve Mata Pequena é maravilhoso, verdadeiramente digno de um postal.
Desta forma, esta encantadora aldeia permite-nos contactar com alguns aspetos e tradições de outros tempos. Os habitantes da Mata Pequena respeitam muita a história da aldeia. Esta aldeia proporciona um quotidiano tranquilo e sereno e revela-se um destino perfeito para quem procura repouso.
8 – Aldeia Galega da Merceana
Esta povoação apresenta um nome incomum, mas os seus encantos também são extraordinários. Esta aldeia apresenta-nos uma experiência marcante. A Aldeia Galega da Merceana encontra-se perto de Lisboa, no município de Alenquer.
Este destino rural proporciona tudo o que se precisa para se viverem dias memoráveis. A Aldeia Galega da Merceana é um local perfeito para quem procura ter dias reparadores, num ambiente relaxante, num quotidiano tranquilo.
Esta aldeia tem na beleza natural que a circunda uma atração. A Aldeia Galega da Merceana apresenta-nos as suas casas num cenário deslumbrante. Esta povoação encontra-se rodeada de Natureza deslumbrante.
Os encantos da Aldeia Galega da Merceana são diversos. A aldeia tem atrações que ajudam a contar a história deste território. Nesta aldeia, vive-se uma experiência semelhante a viajar no tempo.
As atrações que se encontram neste destino rural são muitas e várias são antigas. Desta forma, passear na Aldeia Galega da Merceana faz com que pareça que se está a viver noutras eras, em tempos distantes.
O Pelourinho de Aldeia Galega é uma atração icónica desta povoação. A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres é uma atração imperdível. Trata-se de uma construção religiosa que encantará todos os visitantes, sejam eles religiosos ou não.