7 palavras estranhas e muito interessantes da língua portuguesa
Eis um conjunto de palavras estranhas que facilmente nos captam a atenção. Conheça 7 palavras estranhas e muito interessantes da língua portuguesa.
No presente artigo, apresentaremos um conjunto composto por 7 palavras incomuns. É natural que desconheça o significado de uma, de algumas ou mesmo de todas estas palavras. Sermos confrontados com a nossa própria ignorância pode ser desconfortável, mas é o primeiro passo para pegar num dicionário e aprender os seus significados.
Depois, é o mesmo processo referido por Fernando Pessoa no universo da publicidade: “Primeiro, estranha-se, depois entranha-se!”. Esta é também uma frase lapidar para o processo do conhecimento.
A estranheza que alguns poderão sentir é normal, pois não conhecem o significado das palavras que se seguem. Mas,a partir do momento em que são aprofundados os nossos conhecimentos e que o seu significado é compreendido, estas mesmas palavras passam a ser extremamente interessantes.
Para quem adora os nossos quiz, o melhor é ficar atento. No futuro, é muito provável que os nossos seguidores sejam presenteados com a colocação de algumas destas palavras num determinado teste de língua portuguesa (ou em vários!…).
Existem, de facto, palavras que desconhecemos e com as quais nos deparamos, sendo confrontados com a nossa desconfortável ignorância. Contudo, essas palavras estranhas e incomuns, logo passam a interessantes!
Palavras que comprovam que a língua portuguesa é um poço sem fundo. Por muito que se conheça, há sempre mais e mais para aprender e ir saciando a nossa ilimitada sede de conhecimento.
Pervencer
A origem da palavra pervencer e a sua etimologia advém do latim pervinco. Pervencer é quando uma equipa ou alguém vence sem dar qualquer hipótese. Pervencer é aniquilar o adversário.
Sempre que alguém vence sem sombra de dúvidas o seu rival, além de vencer, pervence. Pervencer é sinónimo de palavras como: destruir, subverter, esmagar, aniquilar.
Oniomania
Termo que advém do grego oné, que significa compra + mania e que tem como significado loucura.
Portanto, oniomania significa tendência ou ato impulsivo e doentio de comprar coisas, de fazer compras de forma compulsiva.
Truz
Termo de origem onomatopeica, sendo truz uma interjeição que imita o som ou ruído (por exemplo) de um tiro, de uma batida forte, como um corpo pesado a cair. Podemos usar “truz” para imitar a queda de um corpo ou a detonação de uma arma de fogo.
Por exemplo: “Eu ouvi um grito e, logo de seguida, um truz. Percebi logo que ele tinha caído da árvore”; “Foi tudo muito rápido. Ele entrou truz, truz, truz. Os corpos foram caindo e ele saiu a correr”.
Também se usa a expressão “de truz” com o significado de excelente ou de arrombar.
Vilipendiar
Significa tratar alguém ou algo de forma desrespeitosa, com desdém, com desprezo. Considerar vil ou indigno. Vilipendiar pode ser rebaixar ou amesquinhar, insultar ou desrespeitar.
Falquear
Desbastar um tronco com machado ou enxó. Pôr um toro de madeira em esquadria. Apertar ou fixar com cunha, acunhar.
Bíbulo
Termo que vem do latim bibŭlu que significa “que bebe muito”. É, portanto, a palavra indicada para descrever alguém que gosta muito de beber, um bebedor. Também pode ser destinado a algo que absorve humidade, que bebe ou absorve algum líquido.
Remocar
Remocar é censurar com remoques, censurar uma informação, exprobar.
Nota: não confundir com remoçar, verbo transitivo e intransitivo que significa tornar ou parecer mais jovem, rejuvenescer e, também, dar ou adquirir frescura.