Esqueça os problemas de entupimento! Aprenda 7 técnicas simples e eficientes para desentupir canos com eficácia! O entupimento de canos é um problema comum. Quando tal acontece o nosso dia fica estragado. Há que arranjar uma solução com urgência. Existem truques caseiros simples e eficazes que asseguram o sucesso.
É possível desentupir canos sem gastar fortunas. Os especialistas deram dicas preciosas para fazer esta tarefa, um conhecimento que o NCultura irá partilhar consigo. Este artigo comprova que desentupir canos é bem mais fácil do que imagina…
7 métodos para desentupir canos com sucesso
Antes de contratar um profissional ou de comprar um desentupidor químico, pode optar por uma solução caseira. Desta forma, não irá prejudicar o ambiente e os canos.
O desentupidor de borracha foi inventado por John S. Hawley. Após terem passado 150 anos depois do inventor norte-americano o ter criado, este objeto continua a ser a forma mais simples de desobstruir um cano.
O desentupidor de borracha atua como um sistema de sucção. O procedimento é simples: pressiona-se o cabo na vertical, vigorosamente, para que o movimento da água, para baixo e para cima, possa libertar o cano dos resíduos. É importante haver água suficiente no ralo para o desentupidor resultar. Certifique-se de que há água.
O bicarbonato de sódio, vinagre e sal são ingredientes comuns. Há muito tempo que são usados como soluções caseiras para resolver muitos problemas, servindo até para desentupir lava-loiças, chuveiros e banheiras.
Estes ingredientes são biodegradáveis, mas quando são misturados originam uma reação química que leva a que cabelos, pelos ou restos de alimentos se desfaçam. Por isso, tente usar estes ingredientes, antes de recorrer a desentupidores.
Pode colocar os três produtos em simultâneo. Em seguida, deixe que atuem ao longo de meia hora. Posteriormente, coloque bastante água quente, para dissolver e limpar a canalização dos resíduos da mistura colocada. Se o método for ineficaz à primeira, repita a operação.
Outra solução é usar detergente da loiça, especialmente no lavatório da cozinha, onde a gordura tende a ficar acumulada. Coloque um quarto de uma chávena de detergente e, posteriormente, deite água a ferver.
Pode ainda colocar 2 colheres de sopa de fermento em pó no ralo e, posteriormente, deve despejar água fervida. A efervescência que o produto origina deverá desentupir o cano.
Para desentupir uma sanita, coloque um balde de água quente, bem cheio. O volume e o peso da água ajudam a criar uma pressão extra. Se não resultar, retire o excesso de água e pressione o local com um desentupidor de borracha. Faça-o até ouvir a água a mover-se pelo cano.
O calcário é outro problema comum. Crie uma solução caseira de bicarbonato de sódio e vinagre branco. Depois, tape o cano e aguarde meia hora para a solução atuar. Por fim, deve despejar água a ferver.
Cabelos, pasta de dentes e sabonete são elementos que causam obstrução no ralo de uma banheira ou de um chuveiro.
Para desobstruir o ralo entupido que impede a água de escoar, deve verter um copo de vinagre no ralo, três colheres de sopa de sal e meio copo de bicarbonato de sódio. Em seguida, aguarde 30 minutos e finalize o processo com água a ferver.
Para desentupir o cano do lava-loiça, deve encher o lava-loiça com água quente, até meio. Em seguida, deve usar um desentupidor de borracha. Deve fazer muitos movimentos vigorosos para baixo e para cima até resolver o problema.
Se existir um entupimento devido a gorduras, coloque uma chávena de sal no ralo, seguindo-se uma chávena de bicarbonato de sódio. Depois, despeje um litro de água a ferver.
É comum ler ou ouvir que a Coca-Cola é infalível nesta finalidade, mas é um mito! Na verdade, esta bebida não tem qualquer eficácia. Não atua sobre cabelos, fios de roupa, pelos humanos ou de animais ou outros detritos.
A soda cáustica também é vista como a solução para todos os problemas. Apesar de poder ser eficaz, não é o ideal. Ela dissolve bem materiais orgânicos. No entanto, se eles estiverem com outros detritos ou sedimentos (nomeadamente o calcário), o resultado é bastante insatisfatório.
A soda cáustica é tóxica e, quando é dissolvida em água, torna-se muito reativa com ácidos. Por isso, quando manipulada, requer cuidados extremos. É necessário usar equipamento de proteção adequado e nunca se deve misturar com outros produtos.
Aprenda outras dicas para a sua casa:
- Como limpar sofás eficazmente mantendo-os sempre impecáveis
- Importante! Aprenda a limpar a esponja de cozinha corretamente
Precauções a ter antes de usar determinados produtos químicos para desentupir canos
– Deve ler as instruções, antes de adquirir o produto. Independentemente da marca, poderá causar danos permanentes nas canalizações, se não for bem utilizado.
– Há produtos que só devem ser utilizados na cozinha, na casa de banho e nos ralos ou canos de escoamento de chuveiro. Por isso, não devem ser usados em esgotos.
– Sempre que utilizar esses produtos, use luvas, máscara, vestuário e óculos de proteção.
– No momento de abrir as embalagens, faça-o cuidadosamente e evite salpicos.
– Com estes produtos, não deve usar um desentupidor de borracha.
– Nunca misture estes produtos com água antes de os usar, nem com outros produtos de limpeza (especialmente com produtos que contenham amónia).
– Estes produtos devem estar longe do alcance das crianças.
– Não use recipientes para outros fins.
Procedimento
Primeiro, deve libertar o ralo de detritos visíveis. Depois, coloque água a ferver, para amolecê-los e facilitar a remoção. Tenha a devida atenção aos ralos em inox ou dourados, para não se danificarem (faça-o conforme as instruções do produto que comprou).
Se o produto entrar pelo cano e a água permanecer a não escoar, deve deixar que atue ou recorrer a uma bicha de desentupir, para libertar os resíduos. Depois, coloque mais água quente.
Se resultar, coloque no ralo novamente e equacione a instalação de uma rede mais fina, que possa impedir a passagem da maior parte dos detritos. Para evitar danos e infiltrações, deve ainda certificar-se de que as anilhas de ajuste se encontram bem apertadas!