7 aldeias presépio portuguesas
Aldeias e vilas pitorescas que fazem lembrar o postal de um presépio de Natal. Venha conhecer 7 aldeias presépio portuguesas.
As aldeias portuguesas são um dos patrimónios nacionais que mais devemos estimar.
Estas vilas são, muitas vezes, repositórios de preciosidades, estórias e memórias fundamentais para que a história não se esqueça, nomeadamente a da cultura popular e das tradições.
Além disso, as aldeias são, habitualmente, locais lindíssimos e encantados, cujos cenários remetem para a imagem que temos de um presépio de Natal!
Seja para visitar no verão, seja para visitar no inverno, as seguintes aldeias garantem paisagens únicas e fotografias que vão parecer autênticos postais ilustrados.

Marialva
Situada na Beira Alta, esta aldeia pertence ao concelho de Mêda, na Guarda. A vila desenvolve-se a partir do penedo granítico até à planície.
O seu cenário é encantador e a aldeia preserva uma antiga estrada romana, para além da sua história se ligar à história da família dos Távora.

Piódão
No concelho de Arganil, fica uma das aldeias portuguesas mais bonitas e conhecidas. A sua popularidade advém, entre outros atributos, das suas semelhanças óbvias com um presépio.
As suas casas, a forma como elas se distribuem pela vila e a sua iluminação fazem desta aldeia um destino encantador e único.

Monsaraz
Esta é uma vila alentejana medieval, uma das mais antigas povoações de Portugal, onde a maior parte das construções são feitas de xisto e de cal.
O cenário é encantador e parece de outra era e tempo. Um local encantador e pitoresca que deve ser visitado por este e muitos outros motivos.

Benfeita
Fica no concelho de Arganil e esta aldeia é um verdadeiro presépio, com tudo aquilo a que tem direito.
Igreja, lagos com pontes, poço e casas de alvenaria são algumas das atrações que pode encontrar nesta vila típica e antiga.

Foz d’ Égua
Na freguesia de Piódão, esta aldeia oferece paisagens e vistas únicas sobre a belíssima Serra do Açor.
As casas são toda feitas de xisto e de lousa e o cenário desta vila encanta todos os que por lá passam e se sentem dentro de um verdadeiro filme de época.

Cabeça
Um nome peculiar para uma aldeia pequena que fica no concelho de Seia. Além de ter um cenário de presépio, aqui realiza-se uma festa única no nosso país.
No Natal, a povoação decora a vila com enfeites produzidos a partir de materiais naturais, feitos pelos próprios habitantes de Cabeça. O resultado final é lindíssimo e pleno de significado.

Belver
No Alentejo, no concelho de Gavião, fica esta terra encantada e encantadora.
O seu castelo e ribeira dão um toque único a um cenário deslumbrante que em muito se parece com o de um presépio em tamanho real.
Comentários 1