A vida de casa apresenta-nos problemas que merecem a devida atenção. Como secar roupa dentro de casa no inverno, em dias de chuva? Conheça a solução.
O mundo atual está em constante desenvolvimento. O ritmo das nossas vidas obriga-nos a solucionar problemas com grande celeridade. Atualmente, muitas pessoas vivem em prédios. Este é uma boa opção nas grandes cidades. Assegura maior segurança (poucos se atrevem a ir assaltar uma casa no sexto andar, quando podem fazer um assalto numa casa mais próxima do chão…).
Porém, todas as opções têm vantagens e desvantagens. Por exemplo, viver num prédio pode ser desafiante quando não se tem espaço para secar a roupa. Por isso, há que estar consciente do contexto em que se está e encontrar uma solução.
A vida de casa apresenta-nos problemas que merecem a devida atenção, como secar a roupa em dias de chuva. Conheça a solução com dicas imperdíveis. Nos dias chuvosos, secar a roupa em casa parece ser uma solução para muitas pessoas, viva ou não num prédio.
6 dicas para secar roupa dentro de casa no inverno
Uma primeira estratégia que deve ser usada é lavar a roupa em dias alternados. Desta forma, irá descomplicar a tarefa de secar roupa em apartamento. Divida a lavagem semanal, conforme o espaço disponível no seu estendal.
Com este procedimento, será possível pendurar tudo o que necessita, sem ser necessário espremer ou colocar roupas para secar noutro espaço da casa. Após completar a lavagem, não se esqueça de centrifugar a roupa para auxiliar a secagem e obter mais espaço no estendal.
1 – Fazer mais um ciclo de centrifugação
Após lavar a roupa no programa que costuma usar, deve deixe as peças de roupa na máquina de lavar. Depois, volte a colocar a funcionar para mais um ciclo. No entanto, desta vez, utilize apenas a centrifugação. Desta forma, conseguirá eliminar da roupa o excesso de humidade. A roupa sairá da máquina mais seca. Por isso, também irá secar no estendal em menos tempo.
Atenção:
Alguns tecidos naturais tendem a ficar com vincos após serem usados em demasiada na centrifugação. Por exemplo, quando são peças 100% algodão ou linho. Desta forma, opte por este método apenas para peças menos delicadas, nomeadamente, para lençóis ou calças de ganga.
A maioria das máquinas de lavar tem a possibilidade de se ajustar a velocidade de centrifugação. No entanto, nem sempre a opção mais rápida é sinónimo de ser a melhor para a roupa.
No momento de retirar as roupas, deve dar uma boa sacudidela nas peças para retirar os vincos maiores da roupa. Eliminar os vincos é algo importante, nenhuma pessoa quer passar uma tarde inteira a engomar roupa.
2 – Enrolar a roupa numa toalha
Se não desejar gastar energia, existe outro método económico para retirar a humidade da roupa. O The Guardian propõe esta dica: enrole a roupa numa toalha para reduzir o tempo de secagem.
Primeiro, dobre a toalha a meio e em seguida preencha a com a roupa, formando um rolo, uma espécie de salsicha gigante. Posteriormente, basta rolar para enxaguar. Desta forma, sem gastar nem um cêntimo a mais, terá a roupa com muito menos humidade. A roupa irá apresentar-se bem mais seca do que quando saiu da máquina de lavar.
3 – Usar o desumidificador ou a ventoinha
Ao britânico Express, um especialista em purificação de ar aconselhou o uso do desumidificador. Embora este não seja um eletrodoméstico que todos tenham em casa, se o tiver, deve aproveitá-lo.
Este eletrodoméstico pode ser importante porque, se existir muita humidade no ar, a roupa nunca ficará bem seca, mesmo que ela se encontre bem espalhada pelo estendal. A culpa é da humidade quando se apanha a roupa e esta já não cheira a detergente.
Os desumidificadores prestam um apoio importante, porque estes eletrodomésticos ajudam a retirar a humidade em excesso do ar. Estes aparelhos também protegem as casas e previnem os problemas de humidade.
Para quem não tem um desumidificador, saiba que é possível encontrar boas opções nas lojas portuguesas de eletrodomésticos a preços acessíveis (por menos de 50 euros).
A ventoinha já é um item mais comum que costuma ficar guardado por casa durante o inverno. Sendo bastante útil nos dias quentes de verão, também pode ser importante no inverno, uma vez que a ventoinha irá ajudar o ar a circular melhor.
Por isso, deve colocar a ventoinha próxima do estendal e abrir uma ou duas janelas. Desta forma, o ar irá fluir melhor, o que ajudará a roupa a secar mais depressa.
4 – Pendurar em cabides
Deve arranjar forma de pendurar a roupa para secar em cabides e não apenas empilhar a roupa no estendal. Desta forma, poderá pôr mais roupa a secar de uma vez só. Quando o ar circula melhor entre as peças, estas secam bem mais depressa.
Leia também:
5 – Crie um ambiente quente com o radiador e um lençol com elástico
Se estiver com o radiador ligado, deve aproveitá-lo ao máximo. Deve colocar um lençol, com elástico, por cima do radiador e do estendal. Desta forma, irá criar uma tenda de ar quente e secar a roupa, de forma mais eficaz e sem usar muita energia extra. Se não tiver lençóis destes, use molas da roupa para fixar o lençol.
6 – Limpar a máquina de secar
A máquina de secar, quando tem algum tempo, pode não ser suficientemente eficaz. Quando tal acontece pode significar que está na hora de a limpar. O filtro da máquina de secar acumula muito cotão, sobretudo devido ao amaciador da roupa. Não se pode esquecer de retirar o grosso à mão. Faça-o com frequência.
Ocasionalmente, também deve fazer uma lavagem do filtro. Faça-o com todo o cuidado. Deve passar água quente sobre a tela. Posteriormente, esfregue ambos os lados com uma escova de dentes velha, suavemente.
Depois, retire o excesso de água e, em seguida, seque com uma toalha limpa. Posteriormente, no momento de voltar a colocar o eletrodoméstico no seu lugar, certifique-se de que a máquina de secar está bem encaixada.
Para tornar a secagem na máquina de secar ainda mais eficaz, nos primeiros 15 minutos, deve colocar uma toalha seca com a roupa a secar. Essa toalha irá ajudar, porque conseguirá absorver para si parte da humidade das peças. Esta estratégia até ajuda a poupar dinheiro, uma vez que já não precisará de ligar a máquina para mais um ciclo.
Estas dicas farão grande diferença. No entanto, se continuar a não conseguir secar determinadas peças (como camisolas de malha pesadas ou cobertores), deve considerar a hipótese de ir à lavandaria com essas peças mais difíceis.
Muito boas dicas.