Descubra alguns dos atributos de seis das aldeias mais bonitas da Serra da Estrela. São encantadoras!
A Serra da Estrela é um destino bastante atrativo. Por isso, muitos agendam as suas escapadinhas para este paraíso que tem diversas aldeias que asseguram toda a tranquilidade e sossego que todos os que desejam fugir de vida citadina querem.
As suas aldeias estão localizadas num espaço privilegiado, onde a Natureza se apresenta no seu estado puro, no máximo esplendor. A Serra da Estrela é a montanha mais alta de Portugal Continental, com uma altitude de quase dois mil metros (é apenas superada pela Montanha do Pico que é a mais alta do território português).
Fique a conhecer algumas das características de algumas das aldeias da Serra da Estrela mais encantadoras.
6 das aldeias mais bonitas da Serra da Estrela
1 – Linhares da Beira
Esta aldeia encontra-se na parte ocidental da Serra da Estrela. Linhares da Beira tem origem num castro lusitano. Este foi um dos locais habitados pelos lusitanos. A riqueza em pastagens e em água ajudaram a essa escolha.
O nome Linhares da Beira provém de linho. Noutros tempos, foi uma das mais importantes culturas da região onde Linhares da Beira se situa. Existe um conjunto harmonioso em Linhares da Beira. Além das casas simples de granito, destacam-se as casas solarengas de antigos nobres. Nesta aldeia, é possível encontrar várias janelas do século XVI.
Uma das suas maiores atrações é a igreja matriz, um templo de origem românica. No entanto, a igreja foi reconstruída no século XVII. Há nesta igreja três valiosas tábuas que são atribuídas ao Mestre português Grão Vasco.
Nesta aldeia, há grande riqueza, arte e património que tornam a visita particularmente agradável. Assim, esta aldeia revela-se um convite para explorar uma das aldeias mais representativas da serra.
O majestoso castelo é outra das atrações de Linhares da Beira. Outras atrações desta aldeia são a Casa do Judeu e a Antiga Casa da Câmara e Cadeia. Existem outros pontos de interesse em Linhares da Beira, como a Tribuna medieval, o Pelourinho, a antiga Hospedaria e a Fonte de Mergulho.
Os mais aventureiros e amantes de desportos radicais podem realizar outro tipo de atividades. O parapente pode ser feito nesta aldeia. Linhares da Beira é tida como a Capital do Parapente de Portugal. Por isso, se gosta de viver grandes aventuras, experimente!
Eis uma solução de qualidade para comer neste local:
Morada: R. da Igreja, 6360-080
Contactos: 271 776 119
Eis uma solução de qualidade para dormir neste local:
INATEL Linhares da Beira Hotel Rural
Morada: Largo da Misericórdia, 6360-080
Contactos: 271 776 081
2 – Folgosinho
Esta aldeia encontra-se presente a 933 metros de altitude. A aldeia de Folgosinho fica situada mesmo no coração da Serra da Estrela. A localização privilegiada desta aldeia permite que os seus visitantes usufruam de vistas estonteantes da serra, além de poderem gozar de uma atmosfera única.
A oportunidade de visitar Folgosinho permite-nos entrar num mundo à parte. A aldeia de Folgosinho apresenta-nos um mundo mais natural e puro. Nesta aldeia, é possível observar regularmente os pastores a atravessar as ruas de Folgosinho. Estes homens guiam as suas cabras e ovelhas para o pasto.
A aldeia de Folgosinho também apresenta uma imagem comum. Tratam-se dos habitantes que se dirigirem frequentemente às fontes espalhadas pela aldeia, para recolherem a água cristalina deste ponto de interesse, podendo abastecer assim as suas casas.
O pequeno castelo da aldeia é uma construção singela e elegante. A partir dele, o visitante pode gozar de uma paisagem espetacular. Há ainda um relógio na torre. Trata-se de um elemento interessante que pode ser observado, enquanto se passeia pelas ruas de Folgosinho.
Eis uma solução de qualidade para comer neste local:
Morada: O Albertino Adro de Viriato 8, 6290-081 Folgosinho
Contactos: (+351) 238 745 266 / (+351) 962 674 201/ [email protected]
Eis uma solução de qualidade para dormir neste local:
Morada: O Albertino Adro de Viriato 8, 6290-081 Folgosinho
Contactos: (+351) 238 745 266 / (+351) 962 674 201/ [email protected]
3 – Sabugueiro
Esta aldeia encontra-se a 1.100 metros de altitude. Sabugueiro situa-se a meio caminho da Torre. Esta aldeia é tida por muitos como a aldeia mais alta de Portugal. No entanto, há outras aldeias que reclamam esse título.
A localização de Sabugueiro permite que se possa usufruir de uma paisagem única. A vegetação que circunda a aldeia é verdadeiramente exuberante. Mas, esta aldeia tem ainda um património que merece a nossa atenção.
Existem vários pontos de interesse em Sabugueiro. Por exemplo, pode visitar algumas estruturas hidroelétricas, mais especificamente as barragens do Lagoacho, do Vale do Rossim e da Lagoa Comprida.
Em Sabugueiro e nas proximidades, há ainda atrações incríveis, como as deslumbrantes quedas de água. A cascata da Fervença e o covão do Urso, uma depressão de origem glaciar, são outras atrações que revelam a riqueza que se pode encontrar por aqui.
Os encantos são tantos que o turismo e o comércio se tornaram nos principais recursos da aldeia. Embora, a aldeia se mantenha autêntica, os seus habitantes conservam ainda os usos e costumes antigos. Esta forma de ser e de estar faz parte da vida das gentes desta terra e da sua rotina diária.
Esta aldeia tem muito a oferecer ao visitante. Além das vistas magníficas, há atrações que nos fazem reviver o passado, tais como os moinhos de água e os fornos comunitários, elementos que nos ensinam sobre a vida de outros tempos.
Eis uma solução de qualidade para comer neste local:
Restaurante Chocalho
Localização GPS: 40.40431277151581, -7.644595760991677
Morada: EN 339, Avenida do Comércio, 45, 6270-151, Sabugueiro
Contactos: 238314878
Horários: Seg. a Dom. (12h-21h)
Mais informações, aqui.
Eis uma solução de qualidade para dormir neste local:
Localização GPS: 40.404202, -7.642376
Morada: Rua do Bairro Cruz do Manco, 6270-151, Sabugueiro.
Contactos: [email protected] / 238314138 / 964862521
4 – Cabeça
O xisto concede às casas desta aldeia um toque distinto. Cabeça é uma aldeia que sobressai na paisagem por se encontrar presente num morro. Há a destacar a presença do sobreiro centenário do Outeiro da Ponte. Esta aldeia está muito ligada ao cultivo dos campos e à pastorícia.
A pequena aldeia de Cabeça é um dos locais mais interessantes da região. Esta aldeia tem muitos pontos de interesse que nos revelam muito da sua história. Entre as atrações mais populares de Cabeça, estão as construções religiosas, como a Igreja Paroquial e a Igreja de S. Romão e as capelas, a Capela de Santo António e a Capela de Nossa Senhora da Nazaré. No entanto, o forno comunitário é outro elemento que se destaca, muito estimado pela população.
Cabeça é conhecida como Aldeia Natal. Nesta aldeia, o Natal é celebrado de forma especial. Na quadra natalícia, Cabeça apresenta-se no seu esplendor. Assim, as ruas são decoradas com os recursos naturais da região. Na decoração, são usados giestas, musgo, hastes de videira, entre outros materiais.
Esta aldeia também investe na iluminação feita com leds, por isso, além de oferecer maior brilho e luz à povoação, passa uma mensagem importante. A aldeia de Cabeça tornou-se mesmo na primeira aldeia Led do país, tendo sido pioneira na aposta em lâmpadas Led como substituição da iluminação pública tradicional.
Eis uma solução de qualidade para comer neste local:
Restauro Império
Morada: Av. Augusto Luís Mendes n°17, Loriga, Portugal
Contactos: [email protected] / 238951203
Mais informações, aqui.
Eis uma solução de qualidade para dormir neste local:
Abrigo do Outeiro
Morada: Rua 25 de Abril – Escadinhas do Outeiro, 6270-021 Cabeça – Seia
Contactos: [email protected] / 965333993
5 – Alvoco da Serra
Esta aldeia encontra-se presente altitude de 680 metros. Alvoco da Serra é a povoação mais próxima da Torre. Esta aldeia é um destino imperdível, sendo um local encantador, cheio de tradições e vestígios bem antigos.
Numa calçada da aldeia, foram encontradas moedas bastante antigas, originárias da época romana. Esta aldeia tem muito a oferecer, por isso os visitantes ficam rendidos aos seus encantos.
Entre as atrações mais populares de Alvoco da Serra, estão as construções religiosas, destacando-se a Igreja matriz e ainda as várias capelas da freguesia.
Alvoco da Serra tem ainda a Casa-Museu. Trata-se de um espaço que todos os que visitam a aldeia devem conhecer. Além disso, há a ponte romana, um dos elementos históricos que revela a antiguidade da aldeia.
Em Alvoco da Serra, há uma ruralidade genuína que agradará a todos os que procuram fugir do rebuliço das grandes cidades. Além do silêncio, há uma naturalidade das paisagens que nos faz sentir maravilhados. A oportunidade de dar belos passeios por Alvoco da Serra permitirá desvendar os segredos da serra, enquanto se descobre um pouco mais sobre Portugal.
Eis uma solução de qualidade para comer neste local:
Morada: Edifício Diamante, 1º Andar – Torre – 6270-012 Alvoco da Serra
Contactos: [email protected] / 963 627 699
Eis uma solução de qualidade para dormir neste local:
Morada: Rua Lages, 14 6270-012 Alvoco da Serra Seia, Guarda
Contactos: [email protected]
Leia também:
- Os segredos da Lagoa Escura na Serra da Estrela
- 10 atrações imperdíveis da Serra da Estrela
- Como chegar ao Covão dos Conchos, o enigmático buraco na Serra da Estrela
6 – Loriga
Loriga representa uma aventura. A experiência vivida para lá chegar é por si só incrível. Para alcançar esta aldeia, é necessário percorrer uma estrada que serpenteia a serra, com destaque para as curvas fechadas e assustadoras. No entanto, trata-se de uma experiência que vale a pena ser vivida. Loriga deixa-nos rendidos.
A paisagem local é maravilhosa. Um cenário que poderia encontrar-se num conto de fadas! Na paisagem que circunda a aldeia, encontram-se montes e vales, morros e colinas. Por isso, as vistas a partir da aldeia proporcionam uma experiência inesquecível. As casas brancas de Loriga conferem à aldeia uma beleza singular.
Outro destaque de Loriga vai para as águas cristalinas. Esta águas deslizam pelos montes suavemente. Este é um elemento que concede beleza ao cenário, mas que gera um sentimento de melancolia e tranquilidade.
Na paisagem, destacam-se ainda os socalcos. Há ainda a referir que há uma complexa rede de irrigação no local, que permitiu fazer com que Loriga se tornasse uma terra de grande fertilidade.
Loriga presente a 770 metros de altitude, devido à sua localização privilegiada e à sua beleza natural, é conhecida como a Suíça Portuguesa. A Praia Fluvial de Loriga é bastante popular e muito procurada pelas suas águas transparentes e frias. Esta é uma atração imperdível no verão. Trata-se da Praia Fluvial mais bela de Portugal.
A praia é banhada pela ribeira de Loriga que é originada no planalto da serra. Visitar esta praia revela-se uma experiência agradável. Ela tem várias estruturas de apoio que asseguram tudo o que se necessita para um dia de praia bem passado. Além disso, a paisagem é maravilhosa.
As ruas históricas permitem um passeio interessante, nomeadamente a Rua da Oliveira. Trata-se de uma rua medieval com bastante história e beleza, destacando-se pelas suas escadinhas de 80 degraus em granito.
Há outras atrações em Loriga, como a ponte e a estrada romana, que revelam a antiguidade desta aldeia. A Igreja Matriz e o pelourinho são outras atrações imperdíveis!
Eis uma solução de qualidade para comer neste local:
Morada: O Vicente
EN 231 Avenida Pedro Vaz Leal nª 4 800 metros da Praia Fluvial, Loriga 6270-080 Portugal.
Contactos: +351 238 953 127
Eis uma solução de qualidade para dormir neste local:
Morada: Avenida Pedro Vaz Leal Estamos a 800 m da Praia Fluvial, Loriga 6270-080 Portugal
Contactos: 238 953 127.