6 comidas típicas portuguesas
Pratos de fazer crescer água na boca e que são tradicionais no nosso país. Venha daí conhecer 6 comidas típicas portuguesas.
Do peixe à carne, são várias as iguarias que enriquecem a gastronomia e a tornam única e cheia de sabor. Dos pratos mais saudáveis às iguarias mais calóricas, há muito por onde escolher e comer em Portugal é tudo menos monótono.
De norte a sul do país, são muitas as iguarias ao seu dispor e que vale a pena experimentar pois, afinal, cada uma delas tem o seu encanto, a sua história e a sua simbologia.
Fique a conhecer 6 boas sugestões para abrir o apetite!
Sardinha
Um peixe muito apreciado pelos portugueses, seja acompanhado com batata cozida e sala, seja deitada sobre o pão.
A sardinha é rainha nos arraiais e festas populares, como o São João ou o Santo António.
Normalmente, as sardinhas são assadas na grelha, juntamente com pimentos verdes assados. Bastante saudável, esta é uma iguaria típica e que também delicia quem nos visita.
Bacalhau
O bacalhau é outro dos alimentos favoritos dos portugueses.É o peixe mais consumido no nosso país e há quem diga que há 1001 maneiras de o confecionar.
Pode ser servido numa entrada – como bolinho de bacalhau – e até comido cru, como acontece na punheta de bacalhau.
Saboroso e saudável, algumas das receitas mais comuns nas ementas dos restaurantes são as de bacalhau à Gomes de Sá, à Brás, com natas, assado com batatas, frito, com broa, entre outras excelentes opções.
Bolinho de bacalhau
Já aqui falamos deles. Os bolinhos de bacalhau são crocantes por fora e macios por dentro e têm como principal ingrediente o bacalhau, naturalmente.
Podem ser uma entrada, mas também um prato principal, neste caso acompanhado por um arroz malandrinho.
Pataniscas
Sem sair do universo do bacalhau, as pataniscas são bolos fritos, feito à base de farinha e onde o bacalhau assume, novamente, protagonismo.
Mais uma vez, esta pode ser uma entrada ou prato principal.
Punheta de Bacalhau
Para os apreciadores de peixe cru, nada como experimentar a punheta de bacalhau. Uma espécie de ceviche, muito fácil de fazer e ideal para acompanhar com pão.
O prato tem por base bacalhau cru, cebolas, alho, azeite e salsa.
Alheira
A alheira é um enchido fumado feito com carnes de caça, porco ou aves. Este petisco pode ser frito, assado (mais saudável) ou envolvido em massa folhada (numa versão mais gourmet). Pode ser servido como entrada ou acompanhado por batata cozida.
Francesinha
A francesinha é especialmente popular no norte do país, na região do Porto.
Trata-se de uma sanduíche feita com pão, bife, linguiça, queijo, fiambre, salsicha, ovo e regada com um delicioso molho feito com tomate, cerveja, pipi-piri e outros segredos.
O acompanhamento não pode faltar e, neste caso, pode contar com umas crocantes batatas fritas e um ovo bem estrelado.
Cozido à portuguesa
Como o nome indica, este é um cozido 100% nacional. Nesta especialidade, pode encontrar uma variedade de ingredientes, como batata, couve, nabo, cenoura, carne de porco, vaca frango, chouriço e morcela.
É a água da cozedura de todos estes ingredientes que dá a este prato o seu sabor tão único e especial.