Visitas e passeios que surpreendem e muito. Veja algumas coisas diferentes para fazer em Lisboa e deixe-se encantar pela capital.
Todas as cidades guardam os seus segredos e curiosidades. Muitas vezes, estas particularidades estão fora dos roteiros turísticos e, por isso, é perfeitamente visitar ou, mesmo, viver na capital, sem nunca ter espreitados algumas destas coisas diferentes que lhe vamos dar a conhecer.
A cabeça de um serial killer conservada em formol ou um hospital de… bonecas são apenas algumas das atrações fora do vulgar que Lisboa tem para oferecer a quem a visita. Vá até lá e inclua estes espaços no seu roteiro de visita.
Hospital das Bonecas
Este é um hospital, mas um hospital diferente. Aqui há internamento, diagnósticos, operações, endireitamento de pernas e braços e, também, transplante de olhos. A questão é que tudo isto é feito em bonecas. Sim, isso mesmo. Uma espécie de Doutora Brinquedos da vida real.
Claro que nem sempre à salvação possível e, nesses casos, tem mesmo de ser declarado o óbito. Essas bonecas vão para a morgue, mas antes tornam-se dadoras de “órgãos” para outros brinquedos. Além disso, aqui confecionam-se e reparam-se as roupas das bonecas, assim como se fazem lavagens profundas de peluches.
Martinho da Arcada
Neste café-restaurante, servem-se algumas das iguarias mais emblemáticas da capital, tais como pastéis de bacalhau, peixinhos da horta, amêijoas à Bulhão Pato, arroz de pato, bacalhau à lagareiro ou bife à Martinho.
Porém, esta não é a única particularidade deste estabelecimento icónico e frequentado por algumas das mais importantes personalidades que o nosso país já conheceu. Este espaço conserva a mesa onde Fernando Pessoa escreveu muitos dos seus poemas, mesa a qual continua reservada “para o poeta”.
Sente-se nas restantes mesas disponíveis, saboreie os deliciosos pratos disponibilizados e admire essa “presença ausente” que aquela mesa representa.
Sé Catedral de Lisboa
A Sé de Lisboa é um edifício em estilo românico. Ele começou a ser construído em 1147 e ficou concluído nos inícios do século XIII. A igreja apresenta três naves com trifório, transepto saliente e cabeceira com três capelas.
Porém, foram várias as alterações feitas ao edifício, ao longo dos tempos. O claustro é em estilo gótico e remonta ao reinado de D. Dinis. Na primeira metade do século XX, ocorreu uma intervenção de restauro que pretendeu devolver ao edifício o seu aspeto original.
Entre muitas outras façanhas e histórias, é aqui que todos os anos ocorrem os casamentos religiosos de Santo António. Mas a sua grande particularidade é o facto de na sua fachada, do lado direito, haver um relógio solar. Vá até lá e espreite.
Museu Nacional de Arqueologia
Este museu foi fundado em 1893 pelo Doutor José Leite de Vasconcelos. O seu acervo está alojado no Mosteiro dos Jerónimos e reúne as coleções de Leite de Vasconcelos, assim como as de Estácio da Veiga.
Além disso, por aqui encontra-se o espólio arqueológicos da antiga Casa Real Portuguesa, do antigo Museu de Belas Artes e de Bustorff Silva, Luís Bramão e Samuel Levy. À sua riqueza e interesse patrimonial, juntam-se outras particularidades como a de uma múmia com… cancro. Este é um exemplar único em todo o mundo.
LISBOA – Wendy Nazaré & Pep’s
Vídeo de: wendynazare
Restaurante Galeto
A particularidade deste restaurante é não só oferecer boa comida, como servi-la fora de horas. Para os notívagos, aqui pode degustar um Linguado à Colbert, um Brochete de Aves, uma Miscelânia ou uma Monterosa em plenas 03h da manhã, por exemplo.
O espaço foi inaugurado em 1966 e é um projeto dos arquitetos Victor Palla e Bento de Almeida. O seu balcão que acomoda 150 lugares é uma das imagens de marca da casa e o restaurante está mesmo classificado pelo Instituto Português do Património Arquitetónico.
O seu hambúrguer foi considerado um dos dez melhores de Lisboa e o menu possui mais de 170 propostas diferentes. É só escolher qual a mais indicada para saciar os seus desejos noturnos.
Museu da Medicina
Ir a um museu da medicina tem tudo para ser uma visita interessante e que nos permite ficar a saber mais sobre nós e sobre o corpo humano. Porém, talvez possa ser bastante surpreendido por alguns dos objetos e itens que aí se encontram.
Neste museu, encontra-se conservada em formol a cabeça do assassino Diogo Alves, mas não só. Há, ainda, uma coleção única e bem bizarra de máscaras de pele do Hospital dos Capuchos. Uma visita imperdível!
Vídeo de: TheThelowanthem