Proteja os seus pets! Destacamos cinco espécies de plantas tóxicas para animais de estimação, como cães, gatos e outros animais de companhia.
Evidentemente, a maioria de nós adora decorar a casa com flores e plantas. Contudo, saiba que existem algumas plantas que podem ser tóxicas para os seus animais domésticos.
Normalmente, estas plantas ornamentam o nosso escritório, a nossa casa, em espaços como a cozinha, casa de banho ou até mesmo os nossos quartos. Aliás, são raras as divisões das nossas casas que não tenham uma planta ou flor como ornamento. As plantas ocupam um espaço bastante exíguo e, mesmo assim, destacam-se como uma peça decorativa em qualquer espaço das nossas casas, dando cor e vida a qualquer ambiente.
A única contrariedade acerca de termos plantas em casa é que algumas delas são bastante tóxicas para os nossos animais domésticos e, como sabemos, os nossos animais de estimação gostam de mordiscar quase tudo o que observam, incluindo as plantas que ornamentam os nossos espaços.
Por este motivo, criámos este artigo para poder saber e conhecer quais as plantas que são tóxicas para os seus animais. Existe uma multiplicidade de plantas tóxicas para os animais domésticos e até para o ser humano e, por vezes, por desconhecimento, até as trazemos para dentro das nossas casas, onde podem ser prejudiciais para os nossos animais domésticos. As plantas podem ser eventualmente tóxicas para os animais de estimação e podem provocar reações leves como náuseas ou, nos casos mais graves, podem mesmo provocar a morte do animal.
5 plantas tóxicas para animais de estimação
O uso de plantas como motivo decorativo nas nossas casas já é uma tradição milenar, desde as mais belas e coloridas até às mais simples ou com fins medicinais.
Contudo, muitas delas são tóxicas para os animais domésticos.
Muitas vezes, os nossos pequenos felinos, por exemplo, gostam de brincar com as folhas das plantas ou mordicá-las, mesmo não sendo animais herbívoros e é aqui que reside o perigo, já que a ingestão destas plantas pode provocar o envenenamento dos nossos pets.
Conheça já a seguir o nosso top 5 de plantas que pode ter em casa e que podem ser potencialmente perigosas
1 – Dracena
Dracena ou Dracaena Marginata, também conhecida como Dragoeiro de Madagáscar, é uma planta de interior, nativa dos trópicos africanos. Esta é uma planta bastante utilizada como ‘item’ decorativo.
Muito comum em ambientes internos, esta é uma planta bela e elegante, com folhas em vários tons de verde. Contudo, esta planta também é tóxica para os animais domésticos, devido às saponinas que afetam e atacam as membranas celulares.
Se o seu animal doméstico ingerir esta planta, ele pode apresentar sintomas como vómitos, gastrite, excesso de salivação, anorexia e apatia.
2 – Cycas Revoluta
Cycas Revoluta é uma planta de origem asiática, bastante utilizada por motivos ornamentais e por paisagismo, já que tem características semelhantes às de uma palmeira, muito comuns em jardins ou quintais.
Contudo, esta planta é bastante tóxica e tem nas suas sementes o elemento com maior índice de toxidade em toda a planta.
Caso o seu pet ingira esta planta, ela pode provocar sintomas que causam vómitos, diarreia, tremores, fraqueza, falta de apetite, entre vários outros sintomas. Caso não procure um veterinário nas primeiras 72 horas, o prognóstico pode agravar e causar falência hepática severa.
Lamentavelmente, e mesmo com tratamento, a taxa de mortalidade é de cerca de 50%, dependendo também da quantidade ingerida.
3 – Poinsétia
Poinsétia, também conhecida em Portugal, como manhã-de-Páscoa, estrela-do-Natal ou flor-do-Natal, é uma planta nativa da América do Norte, mais concretamente do México.
Atualmente, é amplamente cultivada para fins decorativos em todo o mundo, em especial na altura do Natal, devido à sua folhagem vermelha e beleza. Contudo, se está no nosso top 5 de plantas tóxicas, é porque é venenosa para os seus pets.
Mantenha esta planta fora do alcance dos seus animais domésticos, pois esta flor pode causar lesões cutâneas e conjuntivite. Já no caso de ter sido ingerida pelo seu pet, esta planta pode causar vómitos, náuseas e problemas gástricos.
4 – Dieffenbachia
A Dieffenbachia, conhecida como difenbáquia ou ainda como planta comigo-ninguém-pode, é das plantas de interior mais comuns na ornamentação das nossas casas.
Porém, esta planta é também das plantas mais tóxicas para os animais domésticos, devido a conter cristais insolúveis de um composto químico designado de oxalato de cálcio que, se ingeridos pelo seu pet, podem provocar sintomas como vómitos, inflamação da garganta e do estômago, dificuldade em engolir, inchaço das vias aéreas superiores, assim como inchaço dos lábios e da língua, o que pode eventualmente provocar asfixia ao seu animal doméstico.
5 – Tulipa
A tulipa, adorada por grande parte de nós, bela e bastante decorativa, fica bem em qualquer parte das nossas casas. No entanto, se está no nosso top 5, também é uma planta venenosa para os nossos pets.
A sua maior taxa de toxidade fica principalmente concentrada no bolbo da flor. Em caso de ingestão, os sintomas provocados no seu pet são vómitos, diarreia, dificuldades respiratórias e excesso de salivação.