Há palavras que, pela falta de uso, estão a morrer, ou seja, correm o risco de desaparecer do nosso léxico, por não serem pronunciadas ou escritas. Conheça 5 palavras da língua portuguesa que estão a morrer.
Uma das características de uma língua é a de ser um organismo vivo e, por isso, estar sujeita a mutações ao longo do tempo. Da mesma forma que há novas palavras que surgem, há também termos que tendem a desaparecer, pelos seus significados se tornarem obsoletos ou, simplesmente, pelos seus sinónimos ganharem a melhor e serem mais populares.
De uma maneira ou de outra, há palavras que estão a morrer, mas que vale a pena ficar a conhecer para que, quem sabe, as consigamos reanimar por via do uso.
5 palavras da língua portuguesa que estão a morrer
Cassete
Referimo-nos a um estojo fechado que contém um filme de cinema ou uma banda magnética para gravação de som ou de vídeo.
Os míticos VHS são, já, uma verdadeira peça de museu e as gerações mais novas não fazem ideia para que é que tal objeto servia. É, por isso, um termo usado sobretudo quando se pretende recordar velhos tempos e velhos hábitos.
Cosmonauta
Sabia que este é um sinónimo de astronauta? Pois é. A definição desta palavra é semelhante, dizendo respeito a um piloto ou viajante de um engenho espacial.
Contudo, a banalização da palavra astronauta fez com que este seu sinónimo não seja praticamente ouvido quando se fala, por exemplo, de uma missão espacial importante.
Deveras
Não, não se trata de uma forma do verbo dever, mas sim de um advérbio que pode ser sinónimo de expressões como de verdade, verdadeiramente, realmente.
Apesar de ter o mesmo significado, a realidade é que caiu um pouco em desuso e, por isso, corre o risco de ser erradicado da nossa comunicação quotidiana em muito pouco tempo.
Obséquio
Demonstrar benevolência, simpatia, bondade ou boa educação; fazer um favor, serviço, favor, fineza ou gentileza. Esta é uma palavra praticamente erradicada do nosso léxico, o que é lamentável.
Isto, porque é uma palavra que reúne em si uma série de significados e que, por isso, pode ser de grande eficácia no discurso e enriquecer e muito a comunicação. Todavia, é cada vez menos frequente ouvi-la ou lê-la.
Ósculo
Muitos dos que lêem este artigo, talvez não saibam exatamente qual o significado desta palavra. Pois ela refere-se a algo banal e comum no nosso quotidiano, sendo sinónimo de uma palavra que quase todos pronunciamos diariamente.
Beijo é a palavra em questão e é precisamente este o significado de ósculo. Apesar de ter um significado simples e comum, esta é uma palavra totalmente em vias de extinção.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Língua Portuguesa: 11 palavras que os nossos avós usavam
Língua Portuguesa: 10 pleonasmos comuns que deve evitar
Língua Portuguesa: 10 palavras com significados diferentes noutras línguas
Façam gentilmente o obséquio de reverem este artigo.
Excetuando a palavra cassete, que a tecnologia está deveras matando, as demais continuam sendo utilizadas no Brasil.
Como se diz em Portugal: beijinhos.
Eu diria ósculosinhos!
Note já agora que Cosmonauta é o termo utilizado pelos Russos pelo que sempre que há referências a “astronautas” dessa nacionalidade verifica que os mesmos são designados assim.
Independentemente de ser menos usada, pode-se até argumentar que a designação Russa é mais adequada uma vez que o que se explora o Cosmos explora muito mais do que os Astros.