Aumente a sua compreensão sobre os padrões de consumo de género. Entenda as 5 diferenças nas compras entre homens e mulheres.
As diferenças entre os géneros masculino e feminino continua atual, apesar destas distinções terem cada vez mais exceções. No entanto, é sempre um tema que apaixona e que se expande até aos corredores e prateleiras dos supermercados.
Neste artigo, vamos dar a conhecer algumas distinções que ocorrem entre os homens e as mulheres durante as compras. Uma imagem clássica dos centros comerciais espalhados pelo nosso país é as mulheres ativas nas compras, dentro das lojas, enquanto os homens preferem ficar sentados no exterior, à espera.
Normalmente, quando um homem entra numa loja já sabe aquilo que vai adquirir e raramente se desvia do seu objetivo, já mulheres vão ajustando e reajustando os seus objetivos, conforme detetam ou não novas oportunidades de compras. Esta é apenas uma das diferenças entre a maneira como mulheres e homens compram.
5 diferenças nas compras entre homens e mulheres
Contudo, todos fazemos compras e todos temos de ir aos supermercados adquirir o que necessitamos diária, semanal ou mensalmente. Todos precisamos de fazer compras.
Então, quais são as diferenças, quais os instintos e comportamentos que diferem entre homens e mulheres, no que diz respeito a comprar comida e outros produtos básicos para se ter em casa?
Segundo um estudo publicado nos Estados Unidos da América, pela Reader’s Digest, podemos verificar algumas das diferenças entre os produtos que compramos e, consequentemente, o dinheiro que estamos dispostos a gastar nos mesmos.
1. Alimentos biológicos
Nos corredores e prateleiras dos supermercados, os alimentos naturais estão a ganhar maior destaque. As frutas e os legumes ficam muitas vezes colocados nos corredores periféricos dos supermercados. Nos corredores dos supermercados, os alimentos com características mais naturais no que diz respeito ao tratamento ganham cada vez mais destaque. São muitas vezes estes produtos, sejam ou não biológicos, os primeiros produtos que vemos na entrada.
Esta decisão do departamento de ‘marketing’ deve-se às diferenças nas compras entre homens e mulheres, já que é muito mais comum as mulheres darem a volta aos corredores periféricos, ou seja, dão prioridade à compra de produtos naturais do que os homens.
2. Alimentos “light”
Neste parâmetro, a vontade de comprar produtos mais saudáveis atrai ambos os géneros, mas deve-se salientar que as palavras “light”, “dieta” “zero calorias” atraem muito mais as mulheres.
Já no caso masculino, a procura dos homens é maior pelos alimentos mais ricos em proteínas e nutrientes energéticos. Isto, porque estão cada vez mais conscientes e muito devido à cultura fitness. As prateleiras dos supermercados estão abarrotadas de novidades voltadas para esse público mais consciente.
3. Impulsos
Relativamente aos impulsos, as principais diferenças estão localizadas no tipo de produto em que se gasta mais dinheiro.
As mulheres confiam nos produtos com que já estão mais familiarizadas e compram o produto independentemente se está em promoção ou não. As mulheres, geralmente, são mais impulsivas, principalmente quando ligadas ao lado materno, feminino e familiar.
Já os homens são atraídos pelas novidades tecnológicas, mas mesmo assim são menos impulsivos e emotivos na hora da compra. Sabem o que querem, o que precisam: vão à loja, compram e vão embora.
4. Listas de compras
A lista de compras continua a ser um hábito, principalmente das mulheres, para evitar esquecimentos ou simplesmente por ser um hábito das pessoas mais organizadas. A lista de compras está quase sempre presente no bloco de notas do telefone ou mesmo guardada na carteira.
Maioritariamente, as mulheres também são as que fazem as maiores compras. As mulheres também são conhecidas por demorarem mais tempo a comprar, pois dedicam mais tempo a experimentarem, a olhar outros produtos e, como fazem compras semanais ou mensais para levar para casa para a família, também são as mulheres que compram mais e produtos mais variados, próprios para abastecerem os seus lares.
Já no caso masculino, a tendência é efetuar as compras de modo célere e de bens com necessidade imediata. Evitam viagens mais prolongadas com a lista mais comprida. É comum que os homens sejam mais fiéis a uma única marca e já saiam de casa a saber exatamente aonde vão e o que vão comprar, tornando a compra mais rápida.
5. Tipo de gastos
Ainda de acordo com o estudo, as mulheres gastam mais dinheiro por viagem ao supermercado. Estas viagens são menos frequentes, mas mais produtivas, já que muitas vezes também fazem as compras para a semana ou para o mês.
É ainda o género feminino que está mais atento às promoções e aos descontos, além de que tende a ter os panfletos para uma maior organização na hora das compras. Concluindo, geralmente, as mulheres são mais cuidadosas e preocupadas com valores e questões económicas.
Já para os homens, geralmente, as compras são mais imediatas, assim como mais frequentes. Eles não observam os valores das mercadorias, apenas compram o que precisam. Também não costumam pesquisar preços, marcas e condições em diferentes lojas, pois normalmente, e até antes de chegarem ao supermercado, já sabem o que querem.