O melhor guia de temperos está aqui. Confira a variedade dos tipos de temperos essenciais e saiba quais são as melhores formas de os usar.
A gastronomia portuguesa serve-se de diversos temperos e ervas para aromatizar os seus pratos e enriquecer os sabores. Reunimos uma verdadeira seleção das ervas e dos temperos mais comuns em Portugal, de forma que tenha acesso a uma espécie de guia que o oriente não só identificando as características de cada erva / folhas / temperos, mas também de modo a saber qual a melhor forma de usar estes produtos.
34 tipos de temperos essenciais para a sua cozinha
Ervas / folhas
Aneto (Endro)
Pode ser usada para temperar e marinar pratos de peixe e mariscos, mas também pode usar aneto em vários molhos. Grelhados, risotos, queijos, manteigas, saladas e patês são outras possibilidades que podem ser aromatizadas com aneto.
Alecrim
O alecrim é um dos temperos mais populares na culinária. O seu cheiro é bastante marcante, sendo uma erva que funciona particularmente bem com assados (nomeadamente de carne e frango), com carne de caça e em marinadas.
Cebolinho
Esta erva tem um sabor subtil, quase doce. Frequentemente, usa-se o cebolinho já no final dos cozinhados, concedendo ao prato um toque distinto. Esta erva combina particularmente bem com molhos, sopas, omeletas, batatas, carnes, grelhados, peixe e sandes.
Coentros
Os coentros são uma erva que convém ter sempre por perto. O seu sabor a nozes e a especiarias revela-se bastante agradável. Pode ser usado em refogados. Como combinam com outras ervas e temperos (como cominhos, piripiri, hortelã fresca e alho, entre outros), os coentros são usados para temperar os mais variados pratos.
Estragão
O estragão é uma erva sofisticada, que apresenta um sabor picante, mas suave, sendo apenas ligeiramente apimentado. Destaca-se por ter um aroma a anis, podendo ser usado em molhos clássicos (nomeadamente, bernaise ou tártaro).
O estragão valoriza os ingredientes presentes nos pratos, combinando particularmente bem com saladas, aves, peixes, omeletes, carnes (nomeadamente pratos de frango), guisados de peixe e pratos simples de ovos. Também pode contribuir para temperar saladas e pode ser usado em molhos de mostarda.
Funcho
Os pratos de peixe e de marisco são algumas das criações gastronómicas que beneficiam das qualidades do funcho, do seu sabor e do seu aroma adocicado. O funcho pode ser usado para polvilhar o peixe, emprestando-lhe aroma e sabor. Depois, basta enrolar em papel de alumínio, após regar o peixe com o limão. De uma forma simples, leva-se a grelhar e tem-se uma refeição deliciosa.
Hortelã / menta
Esta erva aromática é refrescante e revela um sabor adocicado, sendo bastante versátil. A hortelã pode ser usada em diversos tipos de pratos, doces como salgados, em sobremesas e em saladas, ou molhos à base de iogurte. A hortelã pode ser usada em carnes ou em legumes cozidos, como pode ser usada em licores caseiros, em cocktails ou até em infusão para fazer chá…
Louro
Um dos temperos mais tradicionais na cozinha portuguesa é seguramente o louro. As folhas de louro são usadas para os mais distintos pratos. Além de serem usadas em caldos, molhos, sopas, ensopados, caldeiradas, marinadas e guisados, as folhas de louro podem ser usadas em carnes e peixes, em cozidos, em arroz, pratos com feijão, pratos de batata, entre outras opções.
Manjericão
O manjericão é uma das ervas da Provence, tal como o alecrim e o tomilho. O manjericão é um dos temperos mais estimados pelos italianos, estando presente em diversos pratos, tal como pestos, pizza marguerita, massas com molho de tomate fresco, massas secas, sopas e salada caprese. Combina particularmente bem com saladas, pratos de legumes e molhos.
Manjerona
O seu sabor é condimentado, sendo ligeiramente acre e bastante aromático. Pode substituir os orégãos nas pizzas e noutras pratos, nomeadamente com peixes, com carne picada, com molho de carne e pesto, com produtos fumados, com sopas de feijão e de ervilhas, entre outros.
Orégãos
Além de ser um tempero que rapidamente se associa às pizzas, este tempero tem um sabor marcante, podendo aromatizar gaspacho, grelhados, saladas de tomate, caldeiradas, recheios de carne e caracóis.
Salsa
A salsa é bastante usada em Portugal, sendo até uma das plantas aromáticas mais populares na gastronomia mundial. A salsa pode ser usada para temperar qualquer tipo de comida (praticamente…), servindo muitas vezes para decorar pratos. A salsa combina particularmente bem com pratos de carne, aves, peixe e vegetais.
Salva
A salva é frequentemente usada em comidas mais pesadas, pois tem um aroma forte e pungente e revela propriedades digestivas. Por isso, combina particularmente bem com pratos de carnes gordas ou que são feitos no forno.
Tomilho
Além de ser um ótimo tempero para pratos de peixe, carne e aves, o tomilho combina bem com ensopados, grelhados, pratos com couve, sopas aromáticas e molhos. Use moderadamente, pois pode sobrecarregar um prato com o seu sabor. Basta um pouco para aromatizar a refeição.
Especiarias (em grãos, moídas…)
Açafrão
O açafrão é um tempero em pó bastante popular, sendo que a versão autêntica é bastante cara. O açafrão é mesmo considerado a especiaria mais cara. Sabia que para conseguir 5 quilos da especiaria é necessário colher 100 000 flores? Este tempero pode ser usado na paella ou no risoto milanês.
Anis-estrelado
É muito usado para doces, biscoitos, licores e até infusões, sendo uma das especiarias mais belas. O seu sabor, sendo semelhante ao anis, revela-se ainda mais intenso.
Baunilha
A fava de baunilha é dividida ao meio com uma faca bem afiada, raspando-se os grãozinhos de dentro. Depois, pode usar-se a baunilha em doces e cremes à base de leite, em gelados, em preparações com frutas suaves e em diversas sobremesas.
Bicarbonato de sódio
Tem um sabor ligeiramente alcalino e pode ter diversos usos. Por exemplo, pode colocá-lo junto da água da cozedura das hortaliças. Isso ajudará a que elas mantenham o seu aspeto verde e fresco.
Pode colocar um pouco de bicarbonato de sódio na água do banho-maria. Isso servirá para aumentar a temperatura da água. Também é usado na confeção de bolos, pois o bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento.
Canela
É uma especiaria bastante usada em Portugal, sendo mais comum colocar-se canela em doces e sobremesas. Tem um sabor forte e um aroma intenso.
Cardamomo
O cardamomo tem um sabor forte e distinto, além de um aroma intenso. Pode ser usado para aromatizar pão, carne, biscoitos, conferindo um perfume cítrico a pudins, doces, saladas de frutas, gelados, licores. Pode ser uma alternativa ao alho, no momento de preparar o refogado do arroz.
Coentros
Os grãos deste tempero são usados para preparar o caril. Os coentros revelam-se um tempero bastante versátil, podendo integrar pestos ou ser usado para temperar saladas, guacamole, sopas, frango cozido, entre outros.
Cominhos
Os cominhos são usados para temperar carnes. Contudo, como o tempero queima rápido, devem existir cuidados no momento de fazer estas preparações na frigideira.
Cravo-da-Índia
Este tempero concede aos pratos um sabor floral, sendo comum usar-se em doces em calda.
Cravinho
O aroma do cravinho é muito pronunciado, enquanto o seu sabor é bastante intenso, sendo ligeiramente picante. É usado para realçar o sabor de pratos doces e assados, em pratos de carne e peixe, carne de caça, aves, batatas, chocolates…
Caril
É uma mistura de ingredientes, muitos deles presentes nesta lista, podendo mudar de acordo com a região, do país e até de família para família.
Erva-doce
Concede um sabor adocicado aos pratos, sendo usado em carnes de porco, saladas e chás, em petiscos, entre outras.
Gengibre
A raiz é bastante popular por toda a Ásia, sendo cada vez mais usada na Europa. O gengibre pode ser usado fresco, moído ou em conserva. O seu aroma é forte e o sabor é ardente, mas agradável e aromático.
As bolachas com gengibre são bastantes populares. O gengibre é usado em carnes de aves e borrego, peixe, frutos do mar, caril, sopas, arroz, entre outros.
Mostarda
Pode ser usada em pasta ou em sementes. O sabor da mostarda é picante, podendo ser usada para temperar carne, em marinadas de peixe, em pastas de carne, em pratos com couve ou em lombo de vaca assado.
Noz-moscada
Esta especiaria tem um cheiro muito agradável e o seu sabor é condimentado, sendo levemente picante. Os pratos só devem ser temperados com noz-moscada, após a cozedura, pois o seu aroma é perdido, quando a especiaria é aquecida. É usada em molhos, purés de batata, massas, croquetes, doces e bebidas.
Paprica
Há duas versões, doce (colorau em Portugal) e picante, ambas feitas com pimentas vermelhas. Pode temperar costela de porco e batata-doce com paprica picante, enquanto com a paprica doce pode temperar anéis de cebola.
Pimenta
Pode ser usada em grãos ou moída, existindo diversas variedades (calabresa, síria, entre outras). Pode temperar pratos de peixe, carne, massa, entre muitos outros usos.
Piripiri
As variedades de malagueta podem usar-se esmagadas ou moídas, revelando um sabor intenso e picante. O piripiri é usado em sopas de peixe e marisco, caldeiradas de peixe e em pratos de carne, como cabrito, frango e churrascos.
Sésamo Dourado
As sementes podem ser consumidas cruas ou torradas, sendo usadas em biscoitos, pães, assados, pastéis, empadas, saladas, pratos de arroz, massas, entre outros.
Zimbro
As bagas de zimbro concedem um sabor intenso ao vinho, sendo usadas em bebidas destiladas, como o Gin. Também é usado zimbro em pratos de carne, em molhos. em sumo de frutas ou em xaropes, feitos para verter sobre a salada de frutas.
Sabia que? O modo de conservar…
Deve colocar as especiarias e as ervas aromáticas num local fresco e seco (longe da luz solar direta), pois é a melhor forma de conservar as propriedades destes produtos. Deve colocar sempre a tampa do frasco bem fechada!
NCultura
Se leu “34 tipos de temperos essenciais para a sua cozinha” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…